EMPREGADOR WEB: Como acessar pela primeira vez?

EMPREGADOR WEB: Como acessar pela primeira vez?
5 (100%) 2 votes

O aplicativo EMPREGADORWEB está disponível na internet na página do Portal Mais Emprego, no sítio eletrônico http://maisemprego.mte.gov.br. O portal apresenta menu de serviços para o “Trabalhador” e para a “Empresa” listados no lado esquerdo da página eletrônica (tela abaixo).

O aplicativo EMPREGADORWEB está disponível na internet na página do Portal Mais Emprego, no sítio eletrônico http://maisemprego.mte.gov.br. O portal apresenta menu de serviços para o “Trabalhador” e para a “Empresa” listados no lado esquerdo da página eletrônica (tela abaixo).

mais-emprego-mte

2. Quais as principais funções da página inicial do aplicativo EMPREGADORWEB? A página inicial divide-se em dois grupos de funcionalidades: i) “Opções de acesso” e ii) “Acesso Direto”.

3. Quais são as “Opções de Acesso” e a quem se destinam? As “Opções de Acesso” destinam-se aos gestores das empresas ou aos seus representantes legais que já foram devidamente cadastrados no aplicativo EMPREGADORWEB, conforme abaixo:

1. Com Certificado Digital: acesso destinado aos gestores de empresas cadastradas e que possuam certificado digital.

2. Sem certificado digital: acesso para os gestores de empresas cadastradas que não possuam certificado digital, mas pretendem outorgar procuração a um representante legal (escritório de contabilidade ou contador) que faça uso de certificado digital.

4. Para que serve a opção “Acesso Direito” e a quem se destinam? Na opção “Acesso Direto” encontram-se as funcionalidades básicas para uso do EMPREGADORWEB, quais sejam: i) Validar leiaute; ii) Cadastrar gestor; iii) Solicitar nova senha.

5. Para que serve a funcionalidade “Validar Leiaute” na opção “Acesso Direto? Essa funcionalidade permite verificar se o arquivo do Seguro-Desemprego que a empresa com certificado digital deseja gerar, atende à estrutura de arquivo exigida pelo aplicativo EMPREGADORWEB.

6. Onde encontro a estrutura de leiaute requerida para a geração dos formulários de Seguro-Desemprego para uso do aplicativo EMPREGADORWEB? O modelo de leiaute pode ser encontrado no link: http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/leiaute-empregador-web.htm.

7. Para que serve a funcionalidade “Cadastrar Gestor”? Essa funcionalidade permite o cadastro da empresa para acesso ao aplicativo EMPREGADORWEB.

8. Para que serve a funcionalidade “Solicitar Nova Senha”? Essa funcionalidade destina-se aos gestores de empresas cadastradas tenham esquecido sua senha de acesso ou caso a senha tenha sido bloqueada. Nessa opção será possível obter nova senha.

9. Sou gestor de empresa, mas não possuo Certificado Digital. Quais funcionalidades terei disponíveis se acessar o EMPREGADORWEB pela opção “Sem Certificado Digital”? Ao acessar o EMPREGADORWEB utilizando essa opção (Sem Certificado Digital), o gestor de empresa (empregador) terá à sua disposição uma versão mínima, com funcionalidade que lhe permitirá cadastrar procurações, a fim de que seus representantes legais (escritórios de contabilidade ou contadores, p.ex.) que possuam Certificado Digital, realizem os procedimentos de geração e impressão dos Requerimentos de Seguro-Desemprego em seu nome.

Ressaltamos que a procuração feita por meio desta opção deverá ser ativada em uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou do Sistema Nacional de Emprego – SINE.

10. Sou gestor de empresa e possuo Certificado Digital. Quais funcionalidades terei disponíveis no EMPREGADORWEB pela opção “COM certificado digital”?

O acesso realizado pelo gestor da empresa pela opção “COM certificado digital” permitira o uso das seguintes funcionalidades no EMPREGADORWEB: a) Encaminhar Requerimentos de Seguro-Desemprego de trabalhadores, individualmente; b) Encaminhar Requerimentos de Seguro-Desemprego de trabalhadores, em lote, por meio de arquivo de importação de dados; e c) Cadastrar procurações dos seus representantes legais (escritórios de contabilidade ou contadores, p.ex.) sem a necessidade de validação presencial de documentação requerida nas unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou do Sistema Nacional de Emprego – SINE.

11. Quais navegadores (browsers) de internet são recomendáveis para uso do EMPREGADORWEB? Tanto os navegadores “Mozilla Firefox”, “Google Chrome” quanto “Internet Explorer” são recomendados para uso do aplicativo EMPREGADORWEB. Entretanto, o navegador Internet Explorer, abaixo da versão 9, pode ocasionar erros no preenchimento do “Cadastro do Gestor”.

Compartilhar

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here