Auxílio desemprego: O Seguro desemprego é um auxilio temporário?

1
59
Auxilio desemprego
Auxilio desemprego

Auxílio desemprego

O Seguro desemprego é um auxilio temporário disponibilizado pelo o Governo aos trabalhadores que ficam desempregados, é um benefício de garantia e assistência ao trabalhador e seus dependentes durante um período temporário.

O benefício somente valido para trabalhadores sem justa causa. Você garante esse benefício através do recolhimento do Pasep ou do Pis, que é pago ao empregado enquanto ele está realizado suas atividades funcionais.

Esse benefício vem dos recolhimentos de imposto que é feito pelo o Governo é repassados para os trabalhadores desempregados.

O benefício do auxílio desemprego agora está relacionando ao SINE – Sistema Nacional de Emprego. A primeira mudança bem legal foi que durante o recebimento do benefício por conta do vínculo ativo com o SINE agora os beneficiários receberam proposta de empregos, aceitando a nova chance de colocação no mercado o beneficiário perde o auxílio imediatamente, porém volta a girar com uma nova oportunidade atividade de emprego.

Ou seja, agora as suas chances de uma nova colocação no mercado são ainda maiores, pois além de suas tentativas de recolocação, caso aparece alguma vaga que você tenha perfil o SINE também será uma oportunidade de ser recolocar no mercado de trabalho.

Auxílio desemprego
Auxílio desemprego

Entenda um pouco mais…

O seguro desemprego pode ser solicitado por qualquer trabalhador que fiquem sem trabalho e que seja mandado embora sem justa causa, pois ele visa ao trabalhador um auxílio financeiro temporário para que ser recoloque novamente no mercado e para que o desempregado não seja pego desprevenido referente ao impacto econômico inesperado por conta do seu desemprego, de maneira temporária o benefício visa a estabilidade financeira por um período de tentativa de uma nova colocação.

Na primeira solicitação deve-se ter trabalhado no período de no mínimo de 12 meses, já para solicitar pela segunda vez deve ter trabalhado por no mínimo 9 meses registrados em carteira, caso seja sua terceira solicitação em apenas 6 meses registrado em carteira, já pode ser feita a solicitação novamente. Os valores das parcelas são variados de acordo com o tempo.

Para solicitar o benefício você deve realizar o agendamento online no sistema SAA que é o sistema de agendamento agendado e após preencher as informações no site como seus dados pessoais, local que deseja atendimento, cidade e município, você seguira até a tela final de agendamento, quando finalizar seu agendamento com sucesso, será efetivada a operação com o local, horário e posto de atendimento que deve comparecer portando toda a sua documentação pessoal, contrato de trabalho e carteira de trabalho, após a atendente fazer a conferencia da sua documentação e estiver dentro dos padrões requisitados será feito a solicitação do benefício.

É importante que antes de comparecer a unidade de atendimento que deseja ser atendido, faça o agendamento online, pois como todos os serviços atuais são agendados, você só garantira o seu atendimento após esta efetivação for realizada com sucesso, após isso será apenas o processo burocrático de comparecimento, conferencia, solicitação e aquisição do benefício.

Vale ressaltar que o beneficio é concedido somente a trabalhadores que foram mandados embora das suas atividades trabalhistas sem justa causa, em caso de demissão por justa causa ou desligamento solicitado pelo o trabalhador o mesmo não é contemplado ao seguro, o seguro é temporário e visa a ajudar o trabalhador a se reestruturar financeira durante esse emprego que o mesmo estar sem trabalhar, mantendo todas as suas obrigações em dia, é importante que dei a entrada no seu seguro desemprego o mais rápido possível, pois o beneficio é concedido 30 dias depois após a entrada do mesmo, sendo assim é possível que o trabalhador se mantenha temporariamente com o seus fundos rescisórios até que o beneficio seja depositado.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here