Cálculo seguro desemprego: Quem tem direito ao seguro desemprego?

1
31

Resumo do Conteúdo

Cálculo seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício temporário concedido na forma de dinheiro ao trabalhador que foi demitido de suas funções trabalhistas sem justa causa, o mesmo recebe esse seguro por meio de pagamentos mensais, cujos os valores destinado ao trabalhador vai variar de acordo com o salário do mesmo.

O tempo de concessão do seguro pode variar de 3 a 5 meses, isto vai depender de quanto tempo o trabalhador tinha registrado em carteira, e os valores também variam de acordo com o teto máximo do salário.

O seguro desemprego foi criado no ano de 1990 deste então o seguro sofreu diversas alterações na lei, até ser tornar o benefício que é hoje.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um auxilio temporário concedido a todo cidadão trabalhador que executam suas atividades funcionais de carteira assinada, é uma assistência ao trabalhador que foram dispersados das suas atividades sem justa causa.

Cálculo seguro desemprego
Cálculo seguro desemprego

Valor das parcelas do seguro desemprego

O valor recebido referente ao seguro desemprego não é calculado de acordo com o tempo de trabalho e sim com os valores dos últimos salários do trabalhador, o valor do seguro é calculado a partir da média salarial dos últimos 3 salários do trabalhador, simples é somado os 3 últimos salários que e o valor bruto e o resultado da soma é divido por 3.

Por isso, antes que você realize a consulta ao benefício é necessário fazer o levantamento de quais foram os seus últimos salários, esse valor é o valor mensal bruto sem qualquer tipo de desconto.

Vale ressaltar, que a média encontrada não é o valor que você vai receber, a média só é utilizada para calcular o valor das parcelas que você vai receber referente ao seguro desemprego.

A base de cálculo é utilizada somente os meses completos, sendo assim se o trabalhador foi dispensado no dia 15 de um determinado mês, o salário deste mês não entra na base de cálculo. É utilizado para o cálculo apenas os meses completos para a base de cálculo.

 

Leia também Cálculo Seguro Desemprego: Conheça as regras para receber o seguro desemprego

 

Quantidade de parcelas do seguro desemprego

  • Entrada no seguro pela a primeira vez o trabalhador recebe pelo menos 4 parcelas do seguro;
  • Se a solicitação estar sendo realizada pela a segunda vez ou mais o trabalhador recebe no máximo 3 parcelas;
  • Agora se você trabalhou os últimos 12 meses, 36 meses antes da demissão sem justa causa tem direito a receber 4 parcelas.

O tempo de recebimento citado acima não precisa necessariamente que seja consecutivo, pode ter tido variações referente a troca de emprego durante esse período de trabalho.

Como requerer o seguro desemprego?

A consulta do seu seguro desemprego só pode ser realizada após a entrada do seguro, sendo assim é possível saber a situação dos pagamentos, primeiramente você precisa estar atento (a) aos prazos, sendo assim você tem o prazo de 7 a 120 dias depois da demissão sem justa causa para solicitar a entrada no seguro desemprego.

A data da dispensa começa a entra em vigor efetivamente, a partir do último dia de trabalho do trabalhador. Outra informação importante é que o prazo de solicitação do seu seguro não se reinicia, caso o trabalhador arranje um emprego mesmo sendo beneficiado pelo o seguro o mesmo perde o direito de receber o benefício, se a sua intenção é requerer o prazo de recebimento do seu seguro desemprego, você não poderá trabalhar de carteira assinada.

Com todos os documentos em mãos, você pode se dirigir aos postos de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego), qualquer agencia credencia da Caixa ou em qualquer delegacia regional do trabalho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here