COMO CONSULTAR PIS COM SIMPLES PASSO A PASSO

COMO CONSULTAR PIS COM SIMPLES PASSO A PASSO
4 (80%) 3 votes

Com o Programa de Integração Social, também conhecido como PIS, o empregado da iniciativa privada ou pública tem acesso a benefícios determinados pelas leis e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.
De acordo com a Lei Complementar n° 7/1970, na qual fundou o Programa de Integração Social, o programa visa integrar o empregado do setor provado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de total responsabilidade do Caixa.

É muito difícil falarmos do PIS sem mencionar o PASEP, onde foi fundado pela Lei Complementar n° 8/1970. A sigla PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, na qual contribui com fundos destinados a empregados do setor público. O pagamento do PASEP é realizado pelo Banco do Brasil.

COMO CONSULTAR PIS
COMO CONSULTAR PIS

COMO FUNCIONA?

OS empregados fizeram contribuições recebidas pelo Fundo de Participação PIS e PASEP, na qual contribui para empregados na forma de quotas proporcionais, ao salário e ao tempo de serviço.

COMO ACOMPANHAR MEU PIS PELO CELULAR?

No Aplicativo Caixa Trabalhador, você se informa acerca do PIS, o Abono Salarial e seguro-desemprego, e ainda confere os calendários de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e poderá responder todas as suas dúvidas.

O QUE É ABONO SALARIAL?

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor máximo de um salário mínimo que pode ser pago de acordo com o calendário anual estabelecido pela CODEFAT aos trabalhadores que cumprirem todos os requisitos previstos na lei.

QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL?

Para ter direito, o trabalhador precisará estar cadastrado no PIS por pelo menos 5 anos, e ter recebido uma remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base. Além disso, o trabalhador precisa exercer uma atividade remunerada para uma empresa por pelo menos 30 dias, sendo consecutivos ou não, isto no ano-base considerado para a apuração.
O trabalhador precisa ter seus dados informados corretamente pela empresa na Relação Anual de Informações Sociais, ou como é popularmente conhecido, o RAIS.

O Abono Salarial passa a ter valor proporcional ao tempo de serviço dos trabalhadores do ano-base em questão. O trabalhador deve trabalhado no mínimo 30 dias com sua carteira assinada pela empresa no ano-base, e este trata-se de um dos mais importantes requisitos para poder receber o Abono Salarial.

PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL

O pagamento pode ser feito por crédito na conta, quando o trabalhador possui uma poupança caixa ou conta corrente, ou ode ser feito nos correios eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui usando o Cartão do Cidadão.
Você pode receber o abono salarial em agencias Caixa, basta somente apresentar seu número do PIS e sua identidade.

COMO SACAR?

1- Observe seu calendário de Pagamento: Consulte sempre o calendário de pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos e do PIS e veja a data do recebimento, pois pode variar de acordo com o mês do aniversário do trabalhador.

2- Separe a documentação necessária: Você deve levar a sua identidade para poder sacar o seu abono.

3- Saque: Quem tem o Cartão do Cidadão pode fazer o saque em caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui ou em Lotéricas. Quem ainda não tem o Cartão Cidadão deve buscar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Neste caso, o trabalhador pode aproveitar e solicitar seu Cartão Cidadão e cadastrar sua senha. Quem possui uma conta individual na Caixa pode ter o privilégio de receber seu abono depositado diretamente em sua conta, caso o saldo esteja acima de R$ 1 e a conta esteja sendo movimentada frequentemente.

Os valores depositados do PIS, distribuídos por empresas aos empregados estão disponíveis para saque conforme a tabela do Pagamento do Abono Salarial.

Leia também

Compartilhar

1 COMMENT

  1. […] Com base em tudo isto, é possível certificar que nem sequer todos os trabalhadores brasileiros possui direito ao Abono Salarial pelo PIS. Aqueles que tenham estado empregados em órgão público- servidores públicos – possui direito a uma forma diferenciado do Abono salarial: o PASEP 2017. Essa vantagem é acertado por intermédio do banco do Brasil todos os anos, e as suas condições de pagamento são bem semelhantes às do pagamento do PIS. [COMO CONSULTAR PIS COM SIMPLES PASSO A PASSO] […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here