Scroll Top

Empregador Web INSS Previdência Social

INSS: O QUE É A PREVIDÊNCIA SOCIAL? COMO PAGAR A PREVIDÊNCIA SOCIAL PARA SE APOSENTAR?

INSS: O QUE É A PREVIDÊNCIA SOCIAL? COMO PAGAR A PREVIDÊNCIA SOCIAL PARA SE APOSENTAR?
5 (100%) 1 vote

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trata-se do caixa da Previdência Social responsável por fazer pagamentos de aposentadorias e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros com exceção dos servidores públicos.

Além da aposentadoria por tempo de contribuição, a Previdência Social garante a aposentadoria por idade ou invalidez, por pensão por morte, por auxílios doença, doença por acidente de trabalho, salário-maternidade e família, reabilitação profissional e décimo terceiro salário.

Uma de suas maiores vantagens ao contribuir para o INSS é garantir o recebimento mensal durante a aposentadoria. Uma outra vantagem para o trabalhador que contribuir com a Previdência é o direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivos de saúde. A contribuição é tanto por parte do empregado quanto por parte do empregador.

INSS: Conheça a nova tabela do INSS 2017 feita pela a Previdência Social

O QUE É A PREVIDÊNCIA SOCIAL?

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria para aqueles que contribuem. Esta aposentadoria só é acessada quando eles param de trabalhar, e também garante outros benefícios para casos específicos como os que foram citados na introdução do artigo.

Para ter direito a este benefício, o trabalhador precisa pagar uma pequena contribuição mensal durante determinado período ao INSS. O tempo de contribuição pode variar conforme o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga benefícios para as pessoas aposentadas que contribuíram para o INSS e que se aposentaram.

Esse benefício substitui a renda do trabalhador que contribuiu, e ele recebe assim que para de exercer sua função, seja por doença, por idade avançada ou por condições de trabalhos prejudiciais à saúde.

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

COMO PAGAR A PREVIDÊNCIA SOCIAL PARA SE APOSENTAR?

As empresas são responsáveis por descontar a contribuição dos funcionários contratados. No caso dos profissionais autônomos, eles também podem receber aposentadoria, desde que façam o pagamento do INSS utilizando um carnê.

Os carnês ou Guia da Previdência Social, podem ser impressos no site da Previdência ou comprado em papelarias e livrarias, a fim de começar a pagar o INSS. O pagamento das mensalidades pode ser feito em qualquer agência bancária ou em caixa lotérica
Os pagamentos das contribuições ao INSS poderão ser feitos através dos bancos credenciados. Para mais informações acerca disso, você deve ligar para o telefone 135, dentre os dias de segunda a sábados, na faixa horária de 7 as 22 horas.

Para trabalhadores com registro em carteira de trabalho, cabe as empresas fazer pagamentos de prestações do INSS, outros contribuintes que trabalham autonomamente ou são empregados domésticos podem fazer sua inscrição pelo mesmo número citado acima, nos mesmo dia e faixa de horário.

Os postos do INSS operam de segunda a sexta, mas os horários para atendimento podem variar conforme a cidade. Muitos deles costumam abrir das 7h até as 17h, já outros das 8 até as 18h. Para localizar o endereço e em qual horário funciona, você deve acessar o site da Previdência.

COMO SABER SE O MEU PATRÃO ESTÁ PAGANDO CORRETAMENTE A PREVIDÊNCIA?

Para verificar se o patrão está pagando a Previdência Social em dia, você pode consultar Extratos de Vínculos e Contribuições no Site da Previdência. Basta informar o seu número de NIS, PIS, PASEP e a senha, que por questões de segurança só pode ser retirada em uma Agência da Previdência Social. O atendimento para obter essa senha deve ser agendado pelo site ou pela Central de Atendimento 135.

Os segurados que possuem conta no Banco do Brasil poderão verificar o Extrato de Vínculos e Contribuições em caixas eletrônicos e no portal bb.com.br. Por outro lado, os clientes da Caixa Econômica Federal poderão acessar o extrato por meio do Internet Banking ou uma agência do INSS com o RG, CPF e número do PIS.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Fátima disse:

    A minha dúvida é: como eu não vou aposentar e pago como autônoma, posso pedir a devolução de tudo que paguei?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.