Scroll Top

Empregador Web Previdência Social Seguro Desemprego

Previdência Social: Características Do Programa De Seguro Social

Previdência Social: Características Do Programa De Seguro Social
5 (100%) 7 votes

A Previdência Social, também conhecida como Seguro Social é um programa de seguro público que oferece proteção contra vários riscos econômicos, como por exemplo a perda de sua renda por conta de doenças, velhice ou desemprego, e em que a participação obrigatória.

O seguro social é considerado um tipo de segurança social, e por isso, ambos os termos são utilizados como sinônimos.

Os programas de seguros administrados por um governo, bem como o seguro do setor privado, vão fornecer benefícios após a ocorrência de determinados eventos segurados, como por exemplo, o seguro-desemprego, que fornece benefícios somente se o segurado estiver desempregado.

Assim como os programas de seguros do setor privado, somente os cidadãos que contribuem para o INSS recebem os benefícios elegíveis deste programa de seguro social.

Previdência Social

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA DE SEGURO SOCIAL

As principais características deste programa estão relacionadas com os benefícios, os requisitos de elegibilidade e outros aspectos do programa na qual são definidos por lei. Além de financiamentos por impostos ou prêmios pagos por participantes ou em seu nome, mesmo em fontes adicionais de financiamento que podem ser fornecidas também.

O programa atende a uma população já definida e a sua participação é compulsória ou o subsídio de garantia oferecida faz com que grande parte das pessoas prefiram participar.

No Brasil, a Previdência Social é administrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social e as políticas referentes a essa área são feitas pela autarquia federal denominada como Instituto Nacional do Seguro Social.

Previdência Social: O que é? Como Funciona? Quem tem direito?

Todos os trabalhadores formais pagam diretamente ou por meio de seus empregadores, uma pequena contribuição para o Fundo da Previdência, mais conhecido como INSS. Nos casos de servidores públicos brasileiros, há um sistema previdenciário próprio.

A Previdência Social atua como um seguro para pessoas que contribuíram toda a vida como órgão e que agora não pode mais exercer suas funções, seja por idade, por doença ou por invalidez.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Os funcionários de empresas não precisam se preocupar com a contribuição, pois a empresa na qual trabalha fica responsável por descontar todos os meses a quantia que se refere a contribuição do funcionário. Caso você seja um trabalhador autônomo, deve buscar uma agência do INSS e se cadastrar, a fim de realizar o pagamento mensal por meio de carnês ou por meio do Guia de Previdência Social. Ambos os modos podem ser impressos no site da Previdência ou podem ser comprados em papelarias.

Os pagamentos das mensalidades são feitos em agências bancárias ou em casas lotéricas. Caso não pague este valor vai acarretar em problemas relacionados a aposentadoria, pois faltará tempo de contribuição para se aposentar.

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO

A Certidão Negativa de Débito INSS ou somente CND é um documento que comprova a regularidade do sujeito com relação a suas contribuições previdências e as contribuições realizadas por meio de terceiros. Este documento é expedido pela Secretaria Federal do Brasil enquanto as Declarações de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual podem ser feitas por meio do INSS.

EXTRATOS DO INSS

O contribuinte ou aposentado pode consultar seus extratos do INSS pela internet, através do sie do DATAPREV. Você precisará informar seu úmero de benefício, sua data de nascimento, CPF e nome. Após isso, digitar as letras e os números de segurança e enfim, terá acesso a todos os extratos relacionados ao seu pagamento.

PORTAIS DOS SERVIDORES

Todo estado possui seu portal de servidor com os mais variados serviços online. Para cada trabalhador, a contribuição é de um valor diferente. Os trabalhadores com carteira assinada pagam um valor referente ao seu salário. Dessa forma, quanto maior for seu salário, maior será sua contribuição para a Previdência Social.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.