Previdência Social: O que é? Como Funciona? Quem tem direito?

Previdência Social: O que é? Como Funciona? Quem tem direito?
5 (100%) 5 votes

Previdência social ou seguro social é o programa de seguro público que oferece proteção contra diversos riscos econômicos (por exemplo, a perda de rendimentos devido a doença, velhice ou desemprego) e em que a participação é obrigatória. O seguro social é considerada um tipo de segurança social, e de fato os dois termos são por vezes usados como sinônimos.

Os programas de seguro administrados por um governo, assim como o seguro do setor privado, fornecem benefícios após a ocorrência de certos eventos segurados, por exemplo, o seguro-desemprego fornece benefícios se o segurado ficar desempregado. Assim como programas de seguros do sector privado, apenas os cidadãos que contribuem para um programa de seguro social são elegíveis para receber benefícios do programa.

Para quem não conhece a Previdência Social é também conhecida como Seguro Social é um seguro proteção contra diversos riscos econômicos, como por exemplo perca de emprego devido à idade, velhice ou doença. A participação de todo o cidadão é obrigatória, o seguro social nada mais é do que uma segurança social.

A previdência social é um seguro administrado pelo o Governo Federal que atua dentro do setor privado, fornecendo benefícios por exemplo como o seguro desemprego para aqueles trabalhadores que foram dispensados de suas atividades funcionais sem justa causa, sendo assim só recebem o seguro os contribuintes que contribuem para a previdência social e são legíveis para receber o programa.

Previdência Social

Entenda um pouco sobre a Previdência Social.

Hoje no Brasil a Previdência Social é administrada pelo o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e as políticas da Previdência Social são adotadas pelo o INSS conhecido como Instituto Nacional do Seguro Social, todos os trabalhadores de carteira assinada tem mensalmente seus rendimentos destinado ao INSS recolhido pelo o empregador, inúmeras empresas privadas oferecem planos de previdência social complementar chamado de previdência privada.

Tudo isso acontece em 1935 em Portugal, através do estabelecimento do Sistema da Previdência Social, aonde a previdência social defendia a resposta de um sistema social.

Todo o contribuinte da previdência social tem cobertura mediante a contribuição mensal a qualquer risco decorrente a doença, velhice, morte, maternidade, invalidez, onde impossibilite o trabalhador de dar sequência as suas funções trabalhistas. A previdência social é um seguro que garante proteção ao trabalhador que se aposentar por algum dos motivos citados acima.

Previdência Social: Características Do Programa De Seguro Social

Com o tempo tudo evoluiu, sendo assim até a Previdência Social precisou acompanhar este ritmo, com o processo de modernização que aconteceu em 2003, agora é preciso realizar o agendamento do seu atendimento através da central de atendimento ao beneficiário 135, sendo assim agora nas agências da atendimentos não é preciso mais enfrentar filas e nem esperar muito tempo pelo o seu atendimento.

A previdência social hoje é uma garantia que futuramente você poderá contar com um dinheiro destinado a sua aposentadoria e não precisar mais trabalhar tanto como hoje, em caso de acidente precisou se afastar? Fique tranquilo (a) você estar segurado pelo o INSS até que se recupere 100% e possa retornar as suas atividades funcionais.

Caso você queira saber informações de como andar o seus benefícios sociais, veja como realizar o agendamento a seguir:

Agendamento do INSS através da central de atendimento

Uma das formas mais simples de realizar o seu agendamento é pela a central de atendimento 135, o horário de atendimento da central é de segunda a sábado de 7h as 22h. A ligação se for realizada de uma telefone fixo não tem custo algum, ser for feita de um telefone celular é cobrada o custo de uma ligação local.

Pelo o telefone é possível solicitar o pedido da certidão por tempo de contribuição, encaminhamento ao pedido da aposentadoria, requerimento do seguro desemprego, pedido de auxilio reclusão, benefício assistencial, salario maternidade, solicitação de entrada em pecúlio, auxilio doença entre outras solicitação destinadas e de responsabilidade da Previdência Social.

Como realizar o agendamento Online?

Se você preferir realizar o seu agendamento pela a internet, basta acessar o site www.dataprev.gov.br/preagenda/opcaoinicialtela.view, assim que acessar o portal selecione a opção agendar, informe o código de segurança e em seguida clique em avançar.

Através do atendimento é possível que você verifique como andar a sua situação com o INSS, é possível verificar saldo, estrato detalhado e verificar se o empregador estar realizando o seu recolhimento em dia, pois esse imposto que é recolhido mensalmente tem total importância para a vida do trabalhador.

Compartilhar

5 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here