Seguro desemprego 2017: Mudanças do Seguro Desemprego

2
103
Seguro desemprego 2017
Seguro desemprego 2017

Ficar sem emprego não é uma coisa que as pessoas esperam, porém acontece inclusive no atual cenário de crise que vivenciamos a pouco tempo no Brasil, quando se é um funcionário (a) registrado ficar sem emprego assusta, porém o trabalhador ainda consegue receber todos os seus direitos e ser restabelecer financeira até voltar para o mercado de trabalho novamente.

Essa estrutura se dar pelo o Seguro Desemprego que é concedido a classe trabalhadora registrado em caso de desligamento das suas funções trabalhistas sem justa causa.

O benefício é concedido temporariamente para que o trabalhador não prejudique-se porque perdeu o emprego, para que ainda sim consiga manter suas contas e obrigações em dia até que o mesmo possa retorna ao mercado de trabalho.

Como funciona o seguro desemprego…

O seguro desemprego é recolhido e garantido através do PIS (Programa de Integração Social), esse recolhimento acontece através do empregador do trabalhador, só recebe o PIS é tem direito ao seguro desemprego os trabalhadores com carteira assinada.

Mudanças do Seguro Desemprego 2017…

Hoje ao solicitar entrada no seguro desemprego o trabalhador já é encaminhado para o SINE – Sistema Nacional de Emprego, através dessa agencia o trabalhador consegue ver e participar de vagas de empregos compatíveis a função do trabalhador, para que o mesmo consiga se recolocar no mercado.

Nova Regra do Seguro Desemprego 2017…

As novas mudanças no benefício serve para dificultar as pessoas que buscam obter o benefício. Conheça as novas regras…

  1. Para solicitação do benefício pela a primeira vez é necessário que o trabalhador tenha no mínimo 12 meses de carteira assinada, sendo consecutivos da demissão;

  2. Beneficio sendo solicitado pela a segunda vez, faz-se necessário que o trabalhador tenha no mínimo trabalhado 9 meses consecutivos de carteira assinada, esse tempo conta desde do último desligamento do trabalhador;

  3. A partir da 3 ou mais solicitações o trabalhador só poderá solicitar depois de 6 meses de carteira assinada.

Seguro desemprego 2017
Seguro desemprego 2017

Todas as mudanças citadas acima foram estabelecidas para que fraudes em relação aos benefícios sociais não aconteça, sendo assim consegue controlar e reduzir os custos da seguridade social. Trabalhadores na modalidade sazonal pois após a 2 solicitação do benefício a regra permanece igual a regra anterior.

Quem pode receber o seguro desemprego?

  • Trabalhadores demitidos sem justa causa;

  • Trabalhadores que não estejam recebendo outro benefício social paralelo;

  • Trabalhadores que não tenha participação nem sociedade em empresas;

  • Trabalhadores pelo menos com 16 meses sem solicitar o benefício;

  • Em caso de trabalhadores rurais, os mesmos precisam no mínimo 15 – 24 meses para solicitar o benefício.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego 2017 pode ser solicitado por qualquer trabalhador que seja desligado de suas atividades funcionais sem justa causa, é um benefício que visa dar um suporte temporário ao trabalhador brasileiro, para que o mesmo possa ser recolocar no mercado sem ser prejudicar. Sendo assim, ser o trabalhador for mandando embora com justa causa ou que o trabalhador peça demissão ele não tem direito de receber o Seguro Desemprego, pois o benefício é destinado somente para aqueles trabalhadores que foram mandados embora.

É importante lembrar que o beneficio é temporário, somente para que o trabalhador possa correr atrás de uma nova chance sem se preocupar com os gastos e custos que o mesmo tem mensalmente, pois a perca do emprego gerar diversos transtornos para o trabalhador diretamente. Além disso, o mesmo pode procurar uma oportunidade com calma e retorno para o mercado de trabalho ou até mesmo tentar realizar uma qualificação rápida para mudar de área profissional e se recolocar novamente no mercado de trabalho, caso não consiga uma oportunidade no SINE.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here