Scroll Top

Empregador Web Seguro Desemprego

Seguro desemprego quem tem direito? Quais são os Tipos de Seguro Desemprego?

Seguro desemprego quem tem direito? Quais são os Tipos de Seguro Desemprego?
4.5 (90%) 2 votes

Todos os trabalhadores formais tem conhecimento que são assegurado pelo o seguro desemprego, em caso de demissão sem justa causa, ser o trabalhador estiver dentro dos requisitos de participação do programa, receber um auxílio financeiro temporariamente até que o mesmo ser recoloque no mercado de trabalho.

O seguro desemprego é um auxilio mensal para aquele trabalhador que perdeu o seu emprego, sem justa causa, até que o mesmo consiga uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o Governo implantou o programa com o intuito de assegurar que mesmo com o desemprego o trabalhador conseguira garantir condições dignas de sustento.

Hoje ao solicitar o seguro o trabalhador é cadastrado automaticamente em um banco de dados do SINE, tendo oportunidades compatíveis com o seu perfil profissional o mesmo é convocado para participar do processo seletivo. Aumentando a possibilidade de uma nova recolocação no mercado de trabalho.

Seguro desemprego quem tem direito

Seguro desemprego quem tem direito

Com as mudanças que ocorreram no programa, muitas pessoas ainda tem dúvida de como funciona o seguro desemprego e quais são os requisitos básicos para recebimento.

Entenda um pouco mais…

Como funciona o seguro desemprego?

O seguro desemprego é a principal garantia do trabalhador em caso de desemprego, o auxilio ou seguro desemprego é pago pelo o Governo Federal por meios de diversos recursos adquiridos pelo o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Recentemente todas as regras de aquisição do seguro desemprego foram modificadas a fim de criar dificuldade em processo fraudulentos.

Como funciona o pagamento do seguro desemprego?

Só possui direito ao benefício o trabalhador que foi dispensado do emprego sem justa causa, em caso de primeiro emprego além da dispensa é necessário comprovar no mínimo 12 meses trabalhados, na segunda solicitação o tempo de trabalho diminui e o trabalhador precisa comprovar 9 meses trabalhados.

Seguro Desemprego Quem Tem Direito? Tire Suas Dúvidas Aqui!

A partir da 3 ou mais solicitações o trabalhador deve comprovar que trabalhou no mínimo 6 meses de carteira assinada, sendo assim ele tem de 7 a 120 dias para efetuar a solicitação de entrada no benefício, após a solicitação, 30 dias depois é depositado a primeira parcela do benefício.

Tipos de Seguro Desemprego

Para adquirir o seguro existem 5 modalidades diferentes de seguro desemprego que são legíveis a solicitação, entre elas o trabalhador formal, trabalhador doméstico, pescador artesanal profissional, empregado resgatado ou bolsa qualificação, entenda cada um deles a seguir:

  • Seguro desemprego trabalhador formal, é um dos mais comuns, pois trabalhador formal é aquele que trabalha de carteira assinada e foi dispensado sem justa causa, estando dentro dos requisitos de solicitação pode solicitar o benefício.
  • O seguro desemprego empregado doméstico é exclusivo para estar categoria, sendo assim ao serem dispensados sem justa causa e tendo o FGTS em dia, o mesmo pode adquirir o seguro;
  • Seguro desemprego pescador profissional, é um seguro que incide somente aos pescadores, por serem proibidos de realizar atividade de pesca na época do defeso;
  • Seguro desemprego empregado resgatado, onde o trabalho é semelhante ao dos escravos, ainda muito existente no Nordeste do pais;
  • O seguro desemprego bolsa qualificação é concedido a todo o trabalhador que participar dos programas de qualificação do Governo Federal.

Agendamento do Seguro Desemprego Online

Para garantir a solicitação de entrada no seu benefício é necessário que você realize o agendamento no SAA – Sistema Atendimento Agendado www.saa.mte.gov.br, será necessário fornecer uma serie de dados para realizar o seu agendamento, após o preenchimento correto, será disponibilizado o dia e horário disponível para agendamento, muita gente reclama do grande congestionamento do site, por conta da grande procura pela a aquisição de diversos benefícios sociais, muitas pessoas buscam realizar o agendamento para resolver determinados problemas, o melhor horário para realizar o agendamento é no período da noite, horário que as vagas são disponibilizadas no SAA.

Vale lembrar, a importância que o agendamento possui em todo esse processo, pois sem o mesmo não será possível solicitar a entrada no seu benefício.


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.