CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS

0
292
CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS
CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS (Foto: Empregador web)

CND INSS – Veja como emitir a Certidão Negativa INSS. O arquivo pode ser pleiteado via internet gratuitamente, tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Além de favorecer determinados processos burocráticos, a despacho da CND na internet minimiza as chances de o arquivo ser adulterado, prevenindo que companhias e indivíduos sejam prejudicadas.

CND INSS – Certidão Negativa INSS

A Certidão Negativa INSS é usada para atestar a ausência de pendências ante a Previdência Social e a Receita, ela pode ser solicitada em vários casos. Antigamente, este forma de arquivo apenas poderia ser retirado em uma das unidades da Previdência [Agendamento eletrônico de atendimento na Previdência] e poderia demorar até 15 dias para ficar finalizado, com a disponibilização da emissão pela internet, a pessoa obtém alguns tipos de CND exatamente hora do acesso.

CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS
CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS (Foto: Empregador web)

Para qual propósito serve a Certidão Negativa INSS?

O arquivo serve para atestar que o colaborador, seja ele indivíduo física ou jurídica, está completamente quite com a Previdência Social. A Certidão Negativa INSS é requisitada no momento em que o agente solicita sua aposentadoria, revalidação de repartição de imóveis, alienação ou oneração de bens, concessão de empréstimo agricultor, entre outros.

Leia também: eSocial: O Que é? Como Funciona e o Que Muda Para o Trabalhador?

Consultar a Certidão Negativa INSS inclusive é bastante fundamental para afirmar que você ou sua empresa está de fato regular com a Previdência, para examinar a assiduidade de companhias contratadas, evitar fraudes e afirmar os dados de CND apresentadas por terceiros em muitas situações.

Como emitir pela internet?

A Certidão Negativa emitida pela internet possui utilidade de 60 dias, depois de este tempo, ela não é mais aceita e precisa ser retirada de novo. Confira o passo a passo de como colocar sua CND:

Certidão Negativa INSS – CPF

1º Passo: Acesse CND Pessoa Física.

2º Passo: Preencha o campo recomendado com o número do CPF, apenas os números. Logo após, digite o chave de segurança mostrado no lado direito da tela, diferenciando caracteres maiúsculas e minúsculas. Clique em ‘consultar’

3º Passo: Clique em “imprimir” no final da tela para imprimir o certificado. Ou em “nova consulta” para fazer a consulta de outro CPF.

Certidão Negativa INSS – CNPJ

1º Passo: Acesse CND Pessoa Jurídica.

2º Passo: Informe o número do CNPJ da empresa, sem pontos ou barras. Digite no espaço recomendado o chave de segurança informado no lado direito da página, respeitando se as caracteres estão em maiúsculo ou minúsculo. Clique na escolha “consultar”.

Leia também: Conectividade Social: O que é conectividade social? Como funciona?

3º Passo: Para emitir, basta clicar em “aplicar”. Para realizar a consulta de novo selecione a escolha “nova consulta”.

Débitos de Imóvel Rural

1º Passo: Acesse CND Imóvel Rural.

2º Passo: Informe o número do seu imóvel rural, ele possui somente 8 dígitos. Copie o chave de segurança no espaço recomendado, se houver caracteres maiúsculas e minúsculas, diferencie de acordo com amostra a imagem da tela. Clique na alternativa “consultar”.

3º Passo: Para adquirir a certidão em papel, clique em “imprimir”. Caso contrário, basta selecionar a alternativa “nova consulta”.

Leia também: Senha CNIS – Cadastrar

Todas as certidões negativas são emitidas com data e momento de consulta, então, essas informações irão constar no atestado depois de ele ser impresso. Se houver pendências na Receita Federal em um dos números usados, a CND não será emitida. Demais tipos de Certidão Negativa INSS apenas são capazes de ser retiradas nas unidades da RFB (Receita Federal) ou da Previdência Social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here