Auxílio Doença Quem Tem Direito

Auxílio-doença é um seguro previdenciário. No Brasil, é regulado pela Lei 8.213/91, que é a lei de benefícios da previdência social.

4
175
Auxílio Doença Quem Tem Direito
3.8 (76.67%) 6 votes

Auxílio Doença Quem Tem Direito – Aqui está tudo o que você necessita entender sobre o auxílio-doença da previdência social! Muitas pessoas sofrem com a falta de informações sobre o auxílio doença: como conseguir auxílio doença, quem pode desfrutar do auxílio doença e muito mais. Esse artigo explicará tudo o que você necessita entender sobre o auxílio-doença.

Auxílio doença quem tem direito e as novas regras

O trabalho do INSS é excessivamente complexo, no entanto bem coerente. Porém várias vezes fica até complicado de compreender ao que se possui direito e a quanto, não concorda? [Extrato INSS: Como Consultar? Para que serve o Extrato INSS?]

Se você está se informando é visto que pretende entender quais são os seus direitos e como executar para consegui-los. E possui toda justificativa. É a partir do entendimento que podemos entender com definição tudo a que possuímos direitos e o que devemos realizar para consegui-los, não é realmente?

Tire todas as suas dúvidas sobre auxílio doença aqui, fique bem instruído e não deixe que ninguém lhe engane sobre que você possui realmente direito.

Lamentavelmente, uma das maiores complicações do Brasil é a falta de informação. Não seja mais um indivíduo desinformado e saiba tudo sobre auxílio-doença.

Auxílio Doença Quem Tem Direito
Auxílio Doença Quem Tem Direito (Foto: Empregador web)

O que é o auxílio doença?

O auxílio-doença é a vatagem para um indivíduo incapacitado temporariamente ao trabalho por conta de uma enfermidade ou acidente. Os requisitos para exigir o auxílio-doença são:

Ter carência de doze contribuições (isenta caso o indivíduo esteja incapacitada por acidente de trabalho ou doenças previstas na lei)
Ter qualidade de segurado, ou seja, pagar mensalmente a previdência social
Atestar a enfermidade que impossibilita o pessoa de trabalhar
Mostrar os seguintes documentos para conseguir o auxílio-doença:
Documento de reconhecimento com foto
Número do CPF
Carteira de trabalho e carnês de colaboração para certificação do pagamento ao INSS
Documentos feitos por médicos para atestar a dificuldade de saúde, tratamento médico indicado e o tempo de afastamento do trabalho
O funcionário precisa mostrar uma certidão assinada pelo patrão afirmando o último dia trabalhado

Após tudo isto, para garantir o auxílio-doença, é preciso passar pela perícia do INSS para que haja a aprovação da inabilidade de trabalho do funcionário.

Para pedir o auxílio-doença, você precisa ir até uma matriz da Previdência Social e comparecer na avaliação do médico para então desfrutar do auxílio-doença. Além do mais, o auxílio-doença pode ser comum ou acidentário. A seguir explicaremos a diferença entre os 2 tipos.

Meu auxílio é comum ou acidentário?

Na hora da análise médica, seu auxílio doença será capaz de ser apontado tanto comum como acidentário. O auxílio-doença comum abrange todos os contribuintes do INSS e no retorno do trabalho a empresa não será obrigada nem sequer a preservar a estabilidade do empregado nem sequer a depositar o FGTS no tempo no qual o ele ficou afastado.

O auxílio-doença acidentário, por outro lado, abrange os trabalhadores avulsos, segurados especiais e empregados. Nesse caso não há tempo de carência e o funcionário terá estabilidade no emprego, isto é, não poderá ser despedido dentro de um ano. Além do mais, a empresa continua depositando o FGTS nesse tempo de ausência.

Qual o valor do meu benefício?

O valor completo do seu amparo auxílio doença é composto pela renda mensal de 91% do seu salário-de-benefício.

O salário de benefício é uma aferição realizado com base nos seus maiores salários de contribuição relativos a oitenta por cento de todo tempo contributivo. Isto é: se a sua contribuição é de por volta de 180 meses, se pega as 144 contribuições mensais de maior valor e se faz uma média aritmética.

Isto é, caso você não consiga aferir o valor do seu benefício, compareça a uma agência do INSS e eles lhe darão todas as informações das quais você necessita para que isto de fato se efetive.

Confira: Doméstica Legal Calculadora, Salário, Direitos
Fique ligado aos seus direitos e saiba precisamente o que necessita realizar para conseguir o seu auxílio-doença!

Como vejo o meu extrato e o valor do benefício do auxílio doença?

O governo disponibiliza a consulta do extrato dos pagamentos do auxílio-doença na internet. É possível realizar a consulta do extrato de pagamentos do INSS pela internet.

A consulta é fácil, simples e cômoda. Você conseguirá visualizar em qualquer computador com conexão à internet e entender precisamente qual é a sua situação em correlação ao auxílio-doença.

O colaborador do INSS poderá acessar o portal Dataprev por meio de deste link: http://portal.dataprev.gov.br e poderá analisar seu extrato com alguns documentos em mãos. Você necessitará de seu nome completo, CPF, número do benefício e sua data de nascimento. Não é difícil acessar o site do Dataprev. Fique calmo em relação a isto.

Conseguiu compreender o que é o auxílio-doença, como apurar o valor do auxílio-doença, os tipos do auxílio doença e como analisar o extrato do seu auxílio doença?

Por isso não perca tempo e vá atrás dos seus direitos! Não se esqueça de que se você contribui com a Previdência Social, o que, a propósito, não é barato, possui direito a ganhar as suas vantagens e até aposentadoria caso preencha os requisitos estipulados pela lei.

Com as informações Empregador Web

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here