Passe livre estudantil Universitário

O passe livre estudantil é um benefício que todo estudante tem direito e consiste em descontos nas passagens de ônibus, permitindo que essas pessoas gastem menos e dessa forma, ajudando-as em sua vida.

0
34

Passe livre estudantil – O passe livre estudantil é uma vantagem que todo acadêmico possui direito e consiste em descontos nas passagens de ônibus, permitindo que esses cidadãos gastem pouco e dessa maneira, ajudando-as na sua vida.

Passe livre estudantil universitário

Cada estado pode ter um sistema distinto para atingir o passe livre, do mesmo jeito que as instituições superiores que oferecem o serviço. Por causa disso ressaltamos que é essencial pedir informações sobre o passe livre no seu estado e como ele pode ser pedido. A seguir, falaremos sobre os requisitos e requerimento do passe livre para estudantes em São Paulo.

Passe livre estudantil
Passe livre estudantil (Foto: Divulgação)

Requisitos para conquistar o Passe Livre

A municipalidade de São Paulo, por intermédio do SPTrans, tem diversos requisitos que precisam ser cumpridos por quem quer conquistar o passe livre. As principais regras que precisam ser seguidas são as seguintes:

é necessário estar cursando o ensino fundamental/médio nas escolas públicas municipais, estaduais ou federais; estar cursando o ensino superior em instituições públicas estaduais ou federais e te ruma renda per capita de até 1,5 salário mínimo; estar cursando o ensino superior em instituições privadas a partir de que possa ser a partir do ProUni, do Fies ou do Programa Escola da Família, no qual os integrantes possuam uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Como adquirir o Passe Livre?

Quem se encaixar nos requisitos precisa pedir à escola expedir os dados da inscrição para a SPTrans, a fim de atestar a situação do aluno. Em seguida o próprio deverá entrar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/ e pedir o seu Bilhete Único Estudante para o ano específico.

Logo após o aluno deverá fazer o boleto de pagamento da taxa anual e pagá-lo até o tempo recomendado em uma agência. Caso tenha adquirido o bilhete no ano antecedente, apenas deverá pagar o boleto desse ano. Depois de 3 dias do pagamento do boleto e com o bilhete em mãos, para usá-lo o aluno deverá aproximar o cartão dos equipamentos de recarga automática.

Detalhes sobre o Passe Livre

Assim que os cartões ficam prontos eles são enviados para as escolas dos estudantes e esses deverão correr atrás para retirá-los. As cotas gratuitas para o mês são obtidas por meio de dos equipamentos de recarga automática, sendo as mesmas responsáveis por recarregar os vale-transporte.

Com o Passe Livre são creditadas 24 cotas diárias no cartão, a partir de que o aluno estude o mês inteiro. Isto permite que o aluno use até 8 ônibus ao longo todo o dia. Mais detalhes podem ser localizados no site da SPTrans ou de modo direto em sua escola.

Por que conquistar o Passe Livre?

Com o Passe Livre em mãos o aluno pode se andar no município e ir aonde quiser pagando praticamente nada, o que auxilia bastante se o mesmo tiver uma renda curta e comprometida. Isto permite que o aluno vá constantemente às aulas e a mais lugares que desejar, seja para realizar tarefas e pesquisas, ou passeios.

O passe livre é de grande apoio a diversos jovens brasileiros que lutam para conseguirem se educar e ter um futuro melhor. Veja os requisitos do seu estado e solicite.

Passe livre intermunicipal para o idoso RS

De acordo com a lei estadual 10.982, os idosos do Rio Grande do Sul possui direito a um abatimento de 40% no valor das passagens. Para isto, são reservados 2 lugares por veículo comum.

É fundamental que o idoso, no ato da aquisição, esteja com a carteira de identidade e um comprovante de renda para acolher o desconto. Lembrando que esse é uma vantagem para viagens intermunicipais e que esse desconto não é aceito nas viagens da região metropolitana.

Passe livre intermunicipal para deficiente no RS

No estado do Rio Grande do Sul os deficientes possui gratuidade, conforme informa a lei 13.320. Aqueles que comprovarem a carência possui direito a gratuidade nas viagens de ônibus, trens e inclusive nos barcos.

O pedido para aquisição da carteira de gratuidade para deficientes precisa ser realizado juntamente à Faders, por intermédio de um recurso que esta disponível neste link (www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br).

Como pedir o passe livre

O passe livre é um programa do Governo Federal que proporciona a gratuidade nas viagens interestaduais para os indivíduos carentes e portadoras de deficiência. Para isto, os interessados precisam complementar o formulário de requisição, além de, entregar as cópias de um dos documentos de identificação. Estes documentos precisam ser enviados para o Ministério dos Transportes, caixa postal 9600 – CEP 70.040-976 – Brasilia (DF).

O formulário de requerimento está no site do Ministério. Lembrando que nesse caso o kit de passe livre é expedido pelo portador e as despesas do enviado ficam por conta do beneficiado.

Como pedir passe livre para deficientes

Os interessados em pedir a carteira de passe livre para deficientes precisam endereçar o formulário corretamente preenchido ao CRAS ou CREAS do seu município. Esse por sua vez, irá examinar os dados e se estiver tudo aprovado encaminhará a Faders que é responsável pela primeira analise.

Após a confrontação dos dados a mesma envia para o centro ATM/RTI encarregado por imprimir a carteira.

Passe livre intermunicipal formulários Faders Passe Livre Interestadual

São 3 os formulários que precisam ser apresentados para que o indivíduo possa fazer a requisição da carteira de passe livre. O primeiro é o recurso que precisa conter a situação socioeconômica, os dados pessoais do deficiente e de toda a sua família, além de informações sobre a renda familiar.

O segundo formulário é o atestado médico de deficiência certo que precisa ser preenchido por um médico. Neste arquivo precisa conter a enfermidade do indivíduo. O médico deverá carimbar e assinar a comprovação.

O terceiro documento é para o credenciamento de acompanhantes que precisa comunicar quais são os indivíduos que são acompanhantes do deficiente. É obrigatória a xerox da carteira de identidade e comprovante de endereço. Lembrando que somente 3 indivíduos são capazes de ter aprovação de acompanhante.

Passe livre estudantil Universitário
Passe livre estudantil Universitário (Foto: Reprodução)

Passe livre intermunicipal renovação

Para fazer a atualização da carteirinha é preciso preencher o formulário (requerimento e situação socioeconômica), entregar foto 3 x 4 atual, e, em caso de menor idade, entregar certidão do responsável, xerox do comprovante de renda de todas os indivíduos da família ou declaração de que não tem renda.

Em caso de guarda, tutela ou curatela é necessário a xerox de arquivo com foto e a cópia de comprovante de residência atualizado.

Formulário passe livre intermunicipal na Bahia

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos é encarregado através da Coordenação do Passe Livre Intermunicipal pelo cadastrando dos indivíduos portadoras de carência. Lembrando que estes deficientes precisam estar enquadrados nas famílias de baixa renda, isto é, que contem renda percapita de um salário mínimo.

O pretendente precisará entregar um formulário atestado da equipe medica do sistema único de saúde SUS com nome, RG, local do exame e data. Este arquivo precisa estar corretamente preenchido e assinado pelo médico responsável colocando o carimbo do CRM.

Leia também Passe Livre Universitário RJ

Com as informações Empregador Web

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here