5 coisas que você não pode fazer na entrevista de emprego

0
79
5 coisas que você não pode fazer na entrevista de emprego
Avaliar postagem!

É importante ter cuidado com determinados temas a serem debatidos em uma entrevista de emprego. Dependendo do assunto, é possível que o seu cargo pretendido fique distante. Para não colocar em riscos a oportunidade, é necessário tomar algumas atitudes bem pensadas.

-> Otimize o RH da sua empresa utilizando um software de recrutamento e seleção

Siga as 5 principais dicas que podem fazer a diferença na hora de conquistar aquele emprego:

  1. Mencionar problemas anteriores

Quando você traz assuntos como os problemas com empregadores antigos, ainda que o seu padrão anterior tenha sido antiético ou esteve errado em relação a postura profissional, está perdendo pontos.

Muitas queixas e discussões desnecessárias em relação ao seu antigo trabalho podem ser mal vistas pelo recrutador e a sua chance pode acabar não dando certo.

Mencionar também outras entrevistas que já fez ou questões que você acredite estar te favorecendo, pode apontar algo contrário, o que talvez nem seja sua intenção. Só fale de outras entrevistas, se realmente tiver a possibilidade certa de que pode ser chamado neste outro lugar.

  1. Falar da sua vida pessoal

Tenha cuidado ao falar da sua vida pessoal. É certo que, em alguns momentos, o recrutador queira estender o assunto para questões mais superficiais da sua vida. Por isso, entregue a ele aquilo que é necessário. Não abra muito o leque de histórias ou questões da sua vida pessoal.

Foque nos seus objetivos e planos enquanto profissional. Mencionar hobbies ou hábitos positivos seus e de sua família, podem ser relevantes. Mencionar falta de dinheiro, problemas conjugais e afins, com certeza te deixaram mais longe da oportunidade.

  1. Falar do seu posicionamento político e questões religiosas

Em hipótese alguma, queira discutir política com o seu recrutador. Este é um assunto que não deve ser trazido à mesa de recrutamento – a não ser que a função pleiteada faça jus ao tema.

Assim como temas políticos, a religião é algo muito pessoal e não deve ser tema de uma entrevista de emprego. Pense que cada um – inclusive o seu recrutador – tem uma visão política e religiosa que pode ser diferente da sua.

  1. Questionar o seu salário e não ter objetividade

Questionar sobre o quanto irá ganhar pode não favorecer o concorrente à vaga. A recomendação é falar do dinheiro somente quando o recrutador questioná-lo.

Outra coisa que pode desbancar o candidato é não ser objetivo. “Talvez” e “não sei” são atitudes que excluem qualquer pessoa de qualquer oportunidade. O recrutador busca pessoas que saibam o que querem, que são proativas e demonstram vontade de crescer.

Evite também falar sobre coisas que não gosta. O pensamento negativo nunca é bem recebido.

  1. Mentiras

Parece óbvio, mas muita gente peca muito nisso. Mentir é uma das piores táticas para conseguir qualquer coisa, inclusive uma vaga de emprego.

Além de temas relevantes, busque dizer algumas das seguintes frases que podem favorecer você, ao invés de contar mentiras.

– “Eu conheço a empresa”: significa que você pesquisou e buscou informações relevantes do ambiente onde quer trabalhar. Ponto para você.

– “Acredito que me inseriram de forma rápida na empresa”: dizer que você se encaixaria na oportunidade e no estabelecimento em questão, é outra maneira de garantir que o empregador esteja convencido de que você é uma ótima opção para a empresa.

– “Sou a pessoa exata para este serviço”: mostrar que você tem aptidões consistentes e coerentes com o cargo, pode ser uma ótima forma de conquistar a vaga.

– “Eu sou capaz”: em quaisquer áreas da sua vida, é preciso que você apresenta disposição e capacidade para alcançar os objetivos. Na entrevista de emprego, não é diferente.

– “Obrigada(o) pela entrevista”: ao fim da entrevista, seja grata(o). Educação e respeito sempre serão valores imprescindíveis para qualquer ambiente, principalmente, o profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here