Dominio: empregadorweb.com
Chave: 619f91dd2af3d5496c2b2a585cf631eca511e98c
Hora do cache: 1571265885
Vida do cache: 1571309085
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 4ab2c28c0a28a42ffd0b48dc287bc8102938c7be
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Financeiro

5 Etapas para Gestão Financeira para PME

A gestão financeira eficaz é crucial para o sucesso de qualquer PME. Por meio dela, você consegue estabelecer procedimentos e controles que ajudam a melhorar os resultados da empresa e aumentar os seus lucros.

Para tanto, você precisa recorrer a procedimentos e controles internos específicos que o ajudam a conhecer a saúde financeira do negócio e a vislumbrar possíveis melhorias para o mesmo.

Como uma forma de ajudá-lo com isso, elaboramos este artigo com as 5 principais etapas para o gerenciamento financeiro eficaz da sua empresa. Continue lendo:

1 – Faça o cálculo correto do preço de venda

A primeira etapa para uma gestão financeira de eficiente é adotar um sistema de custos de qualidade. Com ele, você pode realizar realização de um cálculo correto do preço de venda dos seus produtos/serviços.

O ideal é que o cálculo adotado pela sua empresa leve em consideração todos os custos do negócio, incluindo os valores praticados pelos concorrentes. Atualmente, as estratégias de precificação mais comuns usadas nas PME são:

  • Inserir o produto/serviço no mercado com o valor máximo possível e depois reduzi-lo gradativamente;
  • Inserir o produto/serviço no mercado com o valor abaixo do praticado pelos concorrentes e depois aumentá-lo gradativamente.

2 – Elabore um Fluxo de Caixa

A criação, planejamento e controle do Fluxo de Caixa é algo essencial para que você possa fazer um bom gerenciamento financeiro do seu negócio.

No entanto, essa prática vai além do acompanhamento diário da entrada e saída de dinheiro ou da atualização de planilhas.

Na verdade, o principal objetivo dessa etapa é fazer com que você esteja sempre em dia com a situação financeira da sua empresa. Com isso, é possível fazer o planejamento futuro do negócio e evitar a perda da lucratividade do seu negócio.

3 – Defina o planejamento financeiro orçamentário

A seguinte etapa para da gestão financeira para PME é a definição, acompanhamento e revisão constante do planejamento financeiro orçamentário da sua empresa.

Esse tipo de planejamento é a base para quase todas as práticas do seu negócio. Segundo especialistas, a ausência desse recurso faz com que você não consiga tomar decisões assertivas e estratégicas no seu negócio.

Como resultado disso, você não será capaz de analisar e aplicar investimentos no momento certo. Isso faz com que você fique sempre atrás da concorrência e coloque o seu negócio em risco.

4 – Acompanhe a evolução da empresa

Fazer o acompanhamento da evolução da empresa e traçar estratégias para maximizar sua lucratividade e rentabilidade é algo essencial para o gerenciamento do seu negócio.

Para tanto, é necessário que você saiba quais são os pontos fortes e fracos da empresa. Com base nisso, será possível desenvolver um plano de ação capaz de promover o equilíbrio das finanças da empresa.

Por se tratar de um processo complexo, você pode aplicar métricas específicas que facilitam o gerenciamento financeiro do negócio. Assim, o acompanhamento do crescimento da empresa se torna mais simples e eficaz.

5 – Invista na auditoria financeira

A auditoria é um importante mecanismo para a gestão financeira. Afinal, é por meio desse recurso que você consegue fazer uma prestação de contas eficaz e totalmente transparente.

Além disso, essa prática também contribui para a melhorar a forma que você administra o dinheiro da empresa e evita problemas como fraudes e esquemas de roubos dentro do seu negócio.

Diversos donos de empresas usam a auditoria para desenvolver estratégias de planejamento e otimização dos processos da empresa. Uma dica bacana aqui é usar várias métricas para conhecer a fundo como estão todas as áreas do negócio.

Após conhecer todas as etapas para alcançar uma gestão financeira de qualidade, é crucial que você adote todos esses recursos. Afinal, é por meio deles que você irá conhecer a fundo todos os aspectos da sua empresa.

O primeiro passo é elaborar o Fluxo de Caixa e planejamento financeiro da sua empresa. Através deles, você terá informações de qualidade para definir os preços e acompanhar a evolução financeira da sua empresa.

Uma boa dica é usar recursos tecnológicos para controlar as suas finanças tais como aplicativos e plataformas de gestão. Através delas, você poderá analisar os dados com eficiência e tomar decisões assertivas para o futuro do seu negócio.

Vagner Liberato

Sobre o autor | Website

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Para falar comigo basta enviar um e-mail para: [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.