eSOCIAL Bryan Rezende

Esocial: Principais dúvidas e respostas

É um novo sistema de registro, desenvolvido pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relacionadas aos trabalhadores. De uma maneira padronizada e simplificada, o novo eSocial corporativo reduzirá custos e tempo na contabilidade corporativa quando se trata de cumprir 15 obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas.

O que são empresas eSocial?

Todas as informações coletadas pelas empresas formarão um banco de dados exclusivo, gerenciado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e terá a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80.000 escritórios de contabilidade.

Como o sistema funcionará na prática?

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente informações digitais para a plataforma eSocial. Todos esses dados já estão registrados em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, à medida que o novo sistema entra em operação, o caminho será único. Todos esses dados devem ser enviados ao Governo Federal exclusivamente por meio do eSocial Empresas.

Qual é o cronograma para implantação do sistema?

De acordo com a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 02/2016, publicada em 31/08/2016, no Diário Oficial, o sistema será implementado em duas etapas: a partir de 1º de janeiro de 2018, o uso obrigatório do eSocial Empresas seja para empregadores e contribuintes com receita em 2016 superior a R $ 78 milhões. A partir de 1º de julho de 2018, a obrigação será estendida a outros empregadores e contribuintes, independentemente do valor da receita anual.

Esse novo modelo tem outras vantagens, como:

Registro imediato de novas informações, como a contratação de um funcionário; Integração de processos; Disponibilidade imediata de dados para as agências envolvidas. Esse novo sistema consiste apenas em uma nova forma de relatório por parte das empresas e não é confundido com nenhum tipo de regime tributário diferenciado.

Como já destacado, o eSocial Empresas é o resultado de um trabalho coletivo que reúne representantes de órgãos governamentais e as principais categorias econômicas do país. Esse formato foi organizado com o objetivo de fornecer uma plataforma de serviços simplificada e menos burocrática, adequada à realidade do setor empresarial brasileiro.

Por que o eSocial Empresas é inovador?

O eSocial traz, para o formato digital, informações que ainda podem ser gravadas hoje em mídias desatualizadas e até frágeis, como livros em papel. Esses dados, que ainda devem ser mantidos por um longo período de tempo, até 30 anos, agora serão armazenados em um ambiente público, seguro e gratuito para as empresas.

As 15 obrigações, fundamentais na relação de emprego entre empregador e empregado, serão sistematizadas em um único banco de dados. O ESocial Empresas, no âmbito do IRS, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa de informatização extremamente abrangente do relacionamento entre o IRS e os contribuintes. O ESocial Empresas contribuirá decisivamente para a redução de erros nos cálculos que ainda ocorrem hoje na geração desses guias pelos sistemas das empresas.

Quais são as penalidades às quais as empresas estão sujeitas, se não preencherem nenhum requisito?

Basicamente, elas serão as mesmas penalidades às quais estão sujeitas hoje por não cumprimento de suas obrigações. Não há multas para a empresa que não ingressa no sistema imediatamente. No entanto, o processamento e o cumprimento das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal serão praticamente inviáveis ​​se não se enquadrarem no eSocial.

Quanto foi investido neste sistema?

O investimento é de cerca de R $ 100 milhões, aplicado predominantemente em tecnologia da informação para o desenvolvimento da plataforma.

Hoje às médias e grandes empresas já trabalham com o sistema e implementação do Esocial.

Avatar

Sobre o autor | Website

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Para falar comigo basta enviar um e-mail para: contato@empregadorweb.com

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.