Outras Bryan Rezende
INSS o que é? Para que serve?
A sigla INSS significa Instituto Nacional de Seguridade Social (uma agência do Ministério da Seguridade Social, diretamente vinculada ao Governo) e é responsável pelos pagamentos de aposentadoria e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem para a Seguridade Social (seguro que garante a aposentadoria para o contribuinte quando ele parar de trabalhar), exceto para servidores públicos.
A principal vantagem de contribuir com o INSS é garantir que você receba um benefício de aposentadoria mensal. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência Social tem o direito de receber subsídio por doença em caso de licença por motivo de saúde.
A Segurança Social garante:
– Aposentadoria por tempo de contribuição;
– Aposentadoria por idade e invalidez;
– Pensão por morte;
– subsídio de doença;
– ajuda a acidentes;
– salário de maternidade;
– salário da família;
– reabilitação profissional;
– 13º salário;
A contribuição é do funcionário e do empregador.
A aposentadoria por idade é um dos benefícios previdenciários concedidos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), mas nem todos os segurados têm o direito de reivindicá-lo. Você precisa analisar uma série de critérios para saber se tem ou não o direito de se aposentar por idade. Além disso, devido à Reforma da Previdência, esse tipo de aposentadoria pode mudar em breve.
Saiba que tipos de aposentadoria:
O Seguro Social é um programa de seguro público que, de acordo com a Lei 8.213 / 91, tem a função de: “Fornecer aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção por motivos de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, despesas familiares e prisão ou morte daqueles de quem eles dependem economicamente”. Diante disso, a aposentadoria por idade é, portanto, um benefício que garante a subsistência dos segurados – cidadãos contribuintes do INSS – idosos.
A legislação considera a existência de 4 tipos de aposentadoria, são eles:
Entenda como funciona a aposentadoria por idade
Atualmente, os segurados urbanos e os homens podem solicitar a aposentadoria aos 65 anos de idade. Os cidadãos podem solicitar benefícios de seguridade social aos 60 anos de idade.
Além do critério de idade, o segurado deve ter realizado pelo menos 180 contribuições mensais ao INSS, ou seja, 15 anos de contribuição. O valor do benefício é de 70{37828f1ff735b0094b538d67ee7b4880e10b43cdfc7b8dfdd0f990fc8cff9e44} do salário médio do cidadão, mais 1{37828f1ff735b0094b538d67ee7b4880e10b43cdfc7b8dfdd0f990fc8cff9e44} para cada ano de contribuição previdenciária.
Veja como é a aposentadoria com Reforma da Previdência
O texto da Reforma da Previdência Social que está sendo votado pelo Senado faz alterações em vários aspectos dos benefícios da previdência social, incluindo aposentadoria por idade. Se a aposentadoria for aprovada, a idade mínima exigida para as mulheres se aposentarem será de 62 anos e para os homens de 65 anos.
Para homens que ainda não entraram no mercado de trabalho, o tempo de contribuição também será alterado para 20 anos. O valor do benefício será calculado considerando todos os salários dos cidadãos; as contribuições 20{37828f1ff735b0094b538d67ee7b4880e10b43cdfc7b8dfdd0f990fc8cff9e44} mais baixas não serão mais removidas do cálculo. A aposentadoria é um assunto que interessa a todos os brasileiros e é muito importante estar ciente de sua operação. Portanto, esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor como funciona a aposentadoria por idade, bem como as mudanças que o benefício pode sofrer com a Reforma da Previdência.
Lembrando que todo o atendimento ao INSS é feito de maneira agendada, conheça à seguir como realizar o agendamento. por telefone.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o agendamento de uma ligação do INSS on-line (o que acho difícil após este super guia), ligue para 135 e agende sua aposentadoria por telefone, basta está com todos os seus documentos pessoais em mãos.
Informações complementares em Instituto Nacional do Seguro Social