Outras Bryan Rezende

TABELA FIPE: COMO ELA FUNCIONA?

Muitas pessoas, especialmente quando estão vendendo ou comprando um carro novo, usam a Internet para fazer sua primeira pesquisa sobre o veículo a ser anunciado ou o carro a ser comprado.

Eles leem as opiniões de pessoas que já possuem ou possuem o carro, descobrem os problemas mais comuns que o carro pode ter, pesquisam o valor do custo básico de manutenção, fazem algumas cotações das seguradoras e analisam o valor médio das revisões.

Na maioria das vezes, as pessoas iniciam essa pesquisa nos sites de vendas de carros, seguem os testes já realizados e a opinião da mídia especializada, analisam o leque de opções e, o mais importante, descobrem o preço do carro.

O FIPE é um parâmetro de mercado, ou seja, possui valores médios de carro de acordo com a marca, ano e modelo de um veículo, listando apenas esses três fatores.

Ele não leva em consideração informações como quilometragem, condição do carro, cor, opções de fábrica, acessórios instalados, região e quaisquer outros fatores que possam influenciar o valor de um carro para cima ou para baixo.

O QUE É A TABELA FIPE?

A tabela é um ponto de partida para que as pessoas, ao negociar ou avaliar carros, disponham de um instrumento que lhes forneça um ponto de partida para dirigir comprando ou vendendo carros.

A tabela FIPE é um instrumento baseado na coleta de preços de carros novos e novos, motociclos e caminhões usados ​​no mercado nacional, é uma referência, ou seja, serve apenas para localizar melhor compradores e vendedores. Como dissemos, o valor pode variar devido a vários outros fatores que afetam o preço de um veículo em particular e a esses outros dados, a tabela não leva em consideração ao formar e informar os valores.

O QUE INDICA A TABELA FIPE?

A tabela FIPE indica uma média que se relaciona com o valor de mercado de carros, motos, caminhões e ônibus novos e usados. Essas informações auxiliam empresas que negociam automóveis e indivíduos e empresas na negociação.

Esta tabela está disponível oficialmente no site da Institute for Economic Research Foundation, uma organização criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. A agência presta serviços a empresas governamentais e privadas e tem preços médios de carros, popularmente conhecidos como Tabela FIPE ou simplesmente FIPE, um de seus principais produtos.

COMO FUNCIONA A TABELA FIPE?

A construção do índice baseia-se na coleta de preços no mercado brasileiro de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e microônibus novos e usados ​​em determinados períodos de tempo, ou seja, o índice é atualizado constantemente (todos os meses).

De posse desses valores, os pesquisadores analisam estatisticamente os preços muito acima ou abaixo da média, o fabricante do veículo, seu modelo e ano de referência, sem levar em consideração outros itens que influenciam o preço, como mencionado acima. Após descartar a discrepância estatística, os valores restantes são usados ​​para estabelecer a média. Após criar essa média, específica para cada carro informado pela tabela, ela é finalmente referenciada na lista de preços apresentada pela tabela FIPE.

Avatar

Sobre o autor | Website

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Para falar comigo basta enviar um e-mail para: contato@empregadorweb.com

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.