Carteira de Trabalho Digital Redação Empregador Web

Pagamento DAS MEI: o que ocorre se eu não pagar?

Saiba porque é fundamental pagar o DAS MEI e quais as consequências pela não quitação.

As facilidades para abrir uma microempresa no Brasil atraíram novos empreendedores para o mercado, ainda mais com a crise do novo coronavírus, que fez com que o desemprego aumentasse e as pessoas buscassem por novas oportunidades. 

Mesmo com esse crescimento acelerado de novos empreendimentos, muita gente ainda tem dúvidas sobre esse ramo e como ficar em dia com as obrigações fiscais. Assim, é muito importante saber dos impostos a serem quitados e entender o que acontece se não pagar o boleto DAS, principalmente em meio a pandemia que vivemos.

O número de pequenos empresários aumenta cada vez mais e é importante conhecer como esse setor funciona. Embora não seja difícil abrir a sua empresa e administrá-la, alguns cuidados são essenciais. O empreendedor precisa estar atento ao cenário econômico e aos critérios que regulam a sua categoria, principalmente em meio a crise causada pela pandemia. 

Isso evita com que a empresa tenha problemas no futuro e fique fora da lei pela falta de pagamentos. Em meio a uma crise é muito importante conseguir permanecer ativo economicamente para não entrar em um quadro ainda mais grave. 

Por isso, os cuidados com a documentação, fisco e regularização da empresa são tão importantes quanto as medidas internas para contornar o momento de recessão econômica e conseguir se manter estável e sem acumular dívidas.

As empresas e a pandemia

As medidas de prevenção do novo coronavírus afetaram a rotina das pessoas e mudaram bastante os seus hábitos de consumo. Isso traz um impacto no setor empresarial. 

Além de reduzir a produção e consumo da população, a empresa sofre com as despesas diárias sem ter lucro e com a mão de obra que precisa ser mantida.Com a necessidade de permanecer em casa pela quarentena imposta, uma parte dos funcionários que trabalham de forma presencial não produzem. 

Dessa maneira, o rendimento da empresa cai, assim como a sua arrecadação. Mas, mesmo com queda de rendimento, o empreendedor ainda precisa pagar os empregados, a manutenção da empresa e as despesas de rotina. Esse cenário faz o empresário buscar meios de manter seu negócio ativo.

A importância de pagar o boleto DAS MEI

O DAS MEI é uma cobrança mensal exclusiva dos microempreendedores, é o documento de arrecadação do Simples Nacional. Ou seja, é por meio desse boleto que o pequeno empresário paga impostos. E assim que ele contribui para a sua aposentadoria, por exemplo. Embora não pareça, deixar de pagar essa contribuição pode trazer consequências sérias para a empresa e também para o empresário. 

Mesmo que, em muitos casos, o empresário possa vender e emitir nota com seu pagamento em atraso, essa é uma situação séria que exige atenção para não correr o risco de pagar multas e juros, além de ser intimado pela receita.

Benefícios do INSS

O pagamento do DAS MEI contribui com o INSS. Isso significa que o MEI também tem direito aos benefícios da previdência oferecidos pelo instituto. Entre eles é importante destacar a aposentadoria. 

O pequeno empresário pode se aposentar por idade se seguir os critérios de arrecadação e estiver com o pagamento em dia. Ao deixar de pagar o boleto DAS MEI, o microempreendedor atrasa sua aposentadoria e precisa contribuir por mais tempo para ter esse direito.

CNPJ cancelado

É comum ver empresas com o pagamento atrasado que funcionam normalmente, mas existe o risco desse empresário ter seu CNPJ cancelado e fechar as portas de seu negócio. 

Após um período de dois anos sem realizar essa contribuição e fazer a declaração anual, o CNPJ é suspenso por trinta dias. Se ainda assim a dívida não for paga, a suspensão se torna permanente. 

É importante saber que esse processo não pode ser revertido. Para voltar a atuar é necessário abrir novamente um MEI, nesse caso o empreendedor perde toda a contribuição realizada com o CNPJ anterior e ainda tem que passar por toda a burocracia novamente.

Multas

Deixar de pagar o boleto DAS MEI acumula multas e juros para o empresário. Pode parecer pouco, mas isso compromete bastante o seu orçamento, porque esse valor torna-se cada vez maior com o passar do tempo. 

Dessa forma, é muito importante manter esse pagamento em dia para desembolsar apenas o valor necessário sem cobranças extras.

O pequeno empresário

Com um número crescente de microempreendedores, é importante ressaltar que o não cumprimento do regulamento pode trazer problemas. Embora seja cada vez mais fácil abrir uma microempresa, muita gente não conhece como funciona esse sistema econômico.

O empreendedor precisa buscar as informações necessárias e conhecer os conceitos que fazem parte desse cenário. Isso é essencial para manter seu negócio ativo sem problemas futuros.

Esse conhecimento inclui a arrecadação mensal do DAS, declaração de faturamento e critérios das variadas categorias de empreendimento, por exemplo. Manter a sua empresa em dia não é difícil, basta conhecer o setor e seguir os parâmetros exigidos.

Avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.