Carteira de Trabalho Digital Redação Empregador Web

5 dicas para liderar de casa o seu time

Confira 5 dicas práticas e fáceis de serem aplicadas para liderar a equipe com mais sabedoria, mesmo no home office

O cenário do primeiro semestre de 2020 certamente foi bastante diferente do que muitas empresas e pessoas tinham planejado e isso causou uma mudança na organização dessas companhias. A chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus foi uma surpresa para todos e impôs um cenário de trabalho diferente do que a maioria dos brasileiros está familiarizado.

Diante da necessidade de manter o distanciamento social, medida implementada para tentar conter a Covid-19, a grande maioria das empresas impôs o regime de trabalho home office para os seus colaboradores. Apesar de já ser uma modalidade de trabalho remota bastante conhecida, a situação atual é propícia para o surgimento de diversas dúvidas, exemplo disso é como funciona a liderança situacional?

Assim, uma das maiores dificuldades encontradas por profissionais que se encontram nessa situação é aprender a liderar de maneira efetiva uma equipe de maneira remota, sem perder o controle dos funcionários e mantendo a produtividade em alta.

Isso causa uma dificuldade para os gestores, porque cada pessoa se adapta de uma maneira única ao ambiente de home office, gerando pequenas divergências na hora de delegar tarefas, por exemplo. Dessa forma, é necessário que o líder em questão saiba se adaptar às adversidades e realizar um bom trabalho, mesmo remotamente. 

1.   Seja honesto em relação às suas expectativas

É importante que você, como líder, esclareça exatamente o que você espera dos membros da sua equipe durante o período de home office, isso inclui tanto resultados, como comportamento aceito nesse período delicado.

Além disso, também é ideal que você elabore uma rotina que seja produtiva, oferecendo ferramentas para organizar o planejamento e execução do trabalho, mantendo a produtividade e as entregas dos colaboradores sempre no prazo.

Também vale a pena ter em mente que é muito importante que os membros da equipe tenham fácil acesso a outros consultores, equipes e departamentos da empresa, isso facilita a comunicação e gera integração, mesmo à distância.

2.   Determine as normas de trabalho e o uso da tecnologia

Para manter o ambiente de trabalho da sua equipe sempre o mais saudável possível, você deve dizer aos colaboradores qual o horário de trabalho que cada um deve cumprir, além de organizar os intervalos para o almoço.

Além disso, também é importante alinhar com os membros a expectativa sobre o tempo de resposta de alguma demanda, e-mail ou ligação.

Em caso de reuniões virtuais, deixe claro qual tipo de tecnologia você irá usar para cada uma – videoconferência, mensagem, telefone. Essas orientações deixam todos da equipes mais tranquilos em relação ao que pode ou não ser feito durante o isolamento social.

3.   Comunique aos membros da equipe sobre uma nova rotina

Apesar de ser uma prática comum, mesmo aqui no Brasil, a situação atual de home office não é nada parecida com qualquer outra que você ou os membros da sua equipe já tenham vivenciado. Por isso, é importante alinhar a nova rotina com todo mundo e deixar bem claro os limites do trabalho remoto.

Para alguns, pode ser difícil estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal, por exemplo. Por isso, é importante que haja a criação de uma rotina compatível com a nova realidade.

Dessa forma, cabe ao líder da equipe ajustar alguns tópicos, como a importância de se arrumar como se fosse para o trabalho presencial, separar um espaço da casa exclusivo para o home office que não seja o quarto, além de lembrar de fazer pausas durante o dia.

4.   Se mantenha próximo da sua equipe

Durante o home office, é muito importante manter as discussões diárias, seja por vídeo ou telefone. Não hesite em dar feedback para os membros da sua equipe, elogiar projetos ou dizer quais pontos precisam de melhora.

Faz toda a diferença demonstrar que você está perto da equipe. Assim, vale a pena compartilhar os principais tópicos após cada reunião e se manter disponível para tirar dúvidas ou trocar ideias sobre o trabalho.

5.   Aproveite as reuniões por videoconferência

Infelizmente, no período de home office instaurado por conta da pandemia ocorreu uma certa banalização das reuniões por vídeo. Assim, cabe ao líder da equipe saber qual o melhor momento para marcar uma videoconferência sem que se torne uma atividade maçante para a equipe.

Além disso, use essa ferramenta para se aproximar mais dos colaboradores. Permita que eles compartilhem as suas experiências, pergunte sobre como estão se adaptando à nova realidade. Esse tipo de conversa cria um elo entre o líder e sua equipe, característica que pode melhorar o home office. Assim, vale a pena manter em mente que cada gestor conhece melhor do que ninguém sua própria equipe, necessidades e pontos fortes. Dessa forma, você, como líder, já tem o material que precisa para fazer pequenos ajustes para que o trabalho remoto ocorra de maneira tão produtiva quanto o presencial.

Avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.