Carteira de Trabalho Digital Redação Empregador Web

Realmente há benefícios fazer um cartão fidelidade para grandes varejistas?

Uma das maneiras de empresas manter clientes fiéis é com o cartão de fidelidade. Veja se vale a pena ter um desses

Quem nunca fez uma compra na C&A e lidou com o funcionário do caixa oferecendo o cartão da loja? Ou até mesmo comprando um eletrodoméstico para sua casa e, no momento do pagamento, teve que responder se queria fazer o cartão da Casas Bahia. Essa é uma situação padrão nos principais varejistas do Brasil. Mas já parou para pensar quais são as vantagens que esse cartão pode te oferecer?

Muitas pessoas pensam que essa é uma pergunta padrão que o funcionário do varejo tem que fazer para todos os clientes. Mas a verdade é que esse serviço tem um objetivo bastante específico: fidelizar o cliente a marca. 

Grandes varejistas brasileiros possuem clientes praticamente o tempo todo. Mas é essencial que ele tenha um grupo de pessoas que sejam fiéis a marca esteja sempre consumindo. A recorrência e a permanência do consumidor no estabelecimento é fundamental para o giro comercial. 

Como um grande músico que precisa de uma fanbase para sempre estar ouvindo suas músicas, comprando os álbuns e indo aos shows, os varejistas também precisam de clientes fiéis a marca. 

Mas o consumidor não faz um cartão fidelidade com um grande varejista só por gostar da marca. É preciso que ele ganhe alguma coisa também. Para investir na empresa com frequência, ele precisa ter algo em troca.   

As vantagens podem começar com algo simples. O Pão de Açúcar, por exemplo, oferece selos aos clientes. Depois de colecionar determinada quantidade dos adesivos, o comprador pode trocar por potes e panelas. Para quem é administrador do lar, isso é incrível. A pessoa sempre vai querer comprar nesse mercado. 

A Casas Bahia, uma outra grande empresa do varejo brasileiro, oferece descontos em produtos da loja e facilidades no pagamento, como o pagamento parcelado em mais vezes sem adição de juros. 

Para quem viaja, o cartão de fidelidade pode ser um grande aliado. O Zaffari, rede de supermercados e hipermercados no Rio Grande do Sul, transforma suas compras em pontos em programas de milhas. Acumulando esses pontos, é possível trocar por passagens aéreas nacionais e internacionais. 

Mas é importante levar em consideração como esses cartões de fidelidade podem afetar no seu cotidiano. Você realmente está disposto a virar um cliente fiel a essa marca? Dentro do seu orçamento, há espaço para um gasto mensal? 

Descontos em produtos pode ser um grande atrativo a primeira vista. Mas lembre-se que um cartão de crédito de uma determinada rede varejista irá custar uma anuidade. Isso irá afetar no orçamento da sua família. 

A verdade é que os programas de fidelidade ainda são estratégias muito usadas pelos grandes varejistas. Segundo estudos da empresa Daily Break Media, 65% das pessoas entre 30 e 50 anos de idade que fazem parte de um programa de fidelidade, compram produtos das marcas e lojas pelo menos uma vez ao mês.  

Um cartão de fidelidade irá influenciar no orçamento do seu mês. Então, é essencial levar em consideração as vantagens que as empresas irão oferecer a você e se continuará tendo uma vida financeira saudável. Clichês não costumam ser muito bons, mas é válido para esse momento: algumas vezes, o barato pode sair caro.  

Avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.