Saiba a diferença entre uma MBA e um pós-graduação

Há tempos a graduação não é mais o ponto final da vida acadêmica e as pessoas estão sempre em busca de especializações e desenvolvimento na vida profissional e pessoal.

Algumas vezes, as pessoas querem aprendizados mais rápidos e práticos, como curso sobre mercado financeiro ou algo que agregue em todos os campos da vida, por exemplo, outras, não querem engatar uma nova graduação, mas desejam algo mais amplo e abrangente.

Por questões como essa, muitos profissionais ficam em dúvida de qual tipo de curso devem fazer e, para entender qual é o melhor passo para seu momento, é preciso saber a diferença entre os termos, não é mesmo? Confira a diferença entre MBA e pós-graduação!

O que é uma pós-graduação?

A pós-graduação, como seu nome diz, é tudo o que vem depois de uma graduação, seja uma especialização, mestrado ou doutorado. Trata-se de um aprofundamento em uma área específica.

Existem dois tipos de pós-graduação, que são o lato sensu e o stricto sensu. O lato sensu é um aprendizado mais direcionado para o mercado de trabalho, ou seja, são os cursos que mesclam disciplinas teóricas e práticas e, geralmente, duram entre 18 meses a 2 anos.

Já o stricto sensu são os cursos que apresentam conhecimentos mais específicos e, normalmente, voltados para linhas de pesquisa. Esse tipo de pós é mais indicado para aqueles profissionais que desejam atuar em ambiente acadêmico, como professor ou pesquisador.

O stricto sensu inclui os mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados.

O que é o MBA?

O MBA, o Master in Business Administration, ou Mestre em Administração e Negócios é um tipo de pós-graduação lato sensu. Vale lembrar que todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA.

Esse tipo de curso tem valor de especialização e seu direcionamento, além de conteúdos teóricos e práticos, tem atenção à gestão e liderança de negócios. E, diferente do que muitos pensam, o MBA não é indicado apenas para áreas da Administração e essa formação é cada vez mais comum a diversas áreas.

Pós-graduação ou MBA?

Agora você sabe a definição dos dois tipos de especializações, então fica mais fácil visualizar suas diferenças.

O MBA é uma pós-graduação, com maior foco em gestão, liderança e negócios. Ele tem duração média de 12 a 18 meses, enquanto a pós-graduação possuir diversas áreas do conhecimento, abrangendo MBA, cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado e pode durar de 1 a 4 anos, dependendo do nível do curso de sua grande curricular.

Ou seja, a grande diferença entre as especializações está no enfoque do curso, portanto, para escolher qual o ideal para sua carreira vale analisar alguns pontos em relação a suas expectativas de carreira, área de interesse e rotina.

Rotina

Um curso de pós-graduação exige dedicação, porém, alguns mais do que outros. Os cursos stricto sensu envolvem pesquisa e, por vezes, até dedicação exclusiva, enquanto o lato sensu é mais flexível e contam com aulas semanais ou quinzenais, online ou presencial, mas com horários pensados para encaixar na rotina de profissionais. Portanto, vale a pena refletir sobre o quanto você pode investir de tempo em sua especialização.

Áreas de interesse

Quais são seus interesses profissionais a curto, médio e longo prazo? Mais do que fazer cursos para rechear o currículo, é preciso pensar de forma estratégica em como eles serão utilizados na sua vida profissional.

Se você almeja por cargos de liderança e posições de gestão, vale a pena fazer MBA e se especializar na área em que atua. Se o desejo é seguir uma vida acadêmica, dar aulas ou fazer pesquisa, o mestrado é certamente uma melhor opção.

Independente da sua escolha de especialização, caminhar na jornada de estudos é muito importante para sua valorização no mercado, possibilidades de assumir cargos mais altos, além de grande aumento na sua rede de networking, o que faz toda a diferença na vida de um profissional. Para avançar em sua carreira, analise as opções disponíveis, entenda o que é compatível com seus interesses, tempo, dinheiro e expectativas profissionais e invista em você e seu desenvolvimento. Seja um MBA ou pós-graduação, se manter especializado faz toda a diferença para sua carreira!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.