Financeiro Redação Empregador Web

Como resolver negativação de nome indevida?

Nome negativado de forma indevida: um desafio para resolver

Decidiu montar seu próprio negócio e, quando chegou ao Banco para abrir uma conta, após a consulta de costume, o gerente te surpreendeu com uma péssima notícia: seu nome estava negativado. Nunca poderia imaginar que isso aconteceria uma situação dessas com você. Um absurdo. Teve sempre as contas em dia, procura não gastar supérfluos e, se gasta, é comedido. Como isso foi acontecer? O gerente não pôde explicar o motivo da negativação, porém, há outros meios de descobrir.

Conforme alguns sites gratuitos disponíveis na internet oferecem uma consulta em CPF, percebeu, através da busca, que realmente seu nome estava negativado e ainda por cima, descobriu que foi um engano. A dívida, que outra pessoa adquiriu e, que por infelicidade foi computada em seu CPF veio de outro Estado, por uma empresa que você nunca teve vínculo e, como não foi paga, mesmo de valor bem pequeno, trouxe essa marca negativa em seu CPF, consequentemente para seu nome.

Na verdade, não tem como explicar como esses erros ocorrem. Muitas pessoas, muitos números. Pode acontecer de termos homônimos (pessoas com nomes idênticos) mundo afora. Mas, uma vez que, cada pessoa tem seu próprio CPF, como pode ter duplicidade de números? Não se sabe, mas você acaba de entrar para essa estatística.

Para consultar seu CPF

Atualmente existem três locais que promovem essa pesquisa, trazendo uma base de dados de milhões de usuários, utilizados por empresas, bancos, bem como pessoas físicas, justamente para checar se o CPF possui dívidas em atraso. São eles: Serasa (do Serasa Experian), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Mas agora o que fazer para se livrar dessa negativação indevida?

Para que a pessoa possa limpar seu nome, inscrito de forma indevida nos órgãos de proteção ao consumidor, citados acima, pode mover uma ação de indenização por danos morais. Dessa forma, solicita-se que o nome seja retirado do cadastro de inadimplência, ou seja, excluído da negativação indevida, através do Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas). Caso, o valor exceda a quantia de 40 salários mínimos, a pessoa deverá procurar um advogado para entrar com uma ação na Justiça Comum.

Outras alternativas que auxiliam na resolução de nomes

negativados indevidamente

Existem empresas, que através de seus sites, na internet, oferecem esses serviços. Podem representar uma opção a mais, além das citadas acima. Um dos exemplos, aleatoriamente selecionados é o Resolvvi. O cliente segue os passos dispostos no portal é avaliado.

A empresa também oferece serviços cem por cento on line: sem audiência, sem presença física. O reclamante só efetua pagamentos se ganhar a causa (nos mesmos moldes de advogados). Obviamente, cada serviço tem seu custo. Entre em contato com essa ou outras empresas do mesmo nicho para ter mais informações.

Cartão de crédito para negativado

Seguindo os trâmites do processo, deve-se saber que tudo isso leva um tempo. E, os projetos de abrir seu próprio negócio terão de esperar? Não necessariamente. Até esse pesadelo acabar, você pode fazer algo que não atrase seu lado, adquirindo um cartão de crédito para negativado. Não é porque optará por ele, que atestará culpa. Longe disso. É uma alternativa momentânea até esse desafio se resolver. Existem muitas opções no mercado, falaremos de alguns.

Cartão Caixa Simples

É o cartão de crédito para negativados ofertado pelaCaixa Econômica Federal. Taxas de juros baixas, sem consulta ao Serasa e SPC e, sem anuidade. A solicitação do cartão é presencial, nas agências, portando documentos necessários.

Cartão PagBank

O cartão de crédito do PagSeguro, o PagBank, para negativados, oferece um diferencial em relação ao citado anteriormente. Abrindo uma conta, o cliente utiliza seu saldo como um cartão de crédito ou de débito, sem anuidades. Pode usufruir de serviços como compras on line, transferências, entre outros.

Cartão BMG Card

Cartão de crédito consignado do Banco BMG. Também, conforme o primeiro exemplo, não exige consulta em órgãos de proteção ao consumidor e pode ser solicitado de forma on line. Possui bandeira internacional, juros baixos e sem anuidade. Saques podem ser feitos em caixas eletrônicos, nos terminais 24h.

Avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.