Quais são as vantagens de você fazer um teste vocacional

Escolher uma nova profissão ou até mesmo mudar de rumos depois de tempo de carreira é desafiador e exige atenção a diversos itens.

É natural que decidir por qual rumo seguir na área de trabalho seja difícil e de grande responsabilidade e, para ajudar essa importante missão, psicólogos e profissionais de recursos humanos indicam o apoio do teste vocacional.

O termo pode parecer familiar para muitos, mas você já se perguntou os benefícios dessa técnica e como ele funciona de fato? Entenda mais sobre ele agora mesmo!

O que é o teste vocacional?

Vocação tem a ver com denominação, tendência ou inclinação para algo, ou seja, tem a ver com quais características um indivíduo possui e como elas podem ajudar no desempenho de funções, dentre elas, as profissionais.

Sendo assim, um teste vocacional está ligado à avaliação de habilidades, aptidões, preferência e desejos que cada um tem, conscientemente ou não, buscando orientações para a carreira.

O teste vocacional é um conjunto de teorias e técnicas que ajudam os futuros profissionais no processo de escolha de uma profissão.

Vale a pena lembrar que, atualmente, os testes vocacionais são amplamente divulgados e fáceis de serem encontrados, porém, o ideal é que eles sejam aplicados por psicólogos ou por instituições confiáveis para a busca de resultados menos superficiais de uma personalidade.

As vantagens de um teste vocacional

O teste vocacional não serve apenas para estudantes terminando o ensino médio e eles são interessantes também para aqueles que buscam encontrar novos rumos na carreira, mudar de profissão e se encontrar de uma nova forma do mercado de trabalho. Sendo assim, ele pode dar alguns benefícios para quem o realiza!

Autoconhecimento

Conhecer suas habilidades, perfil comportamental e profissional é um ponto essencial para o sucesso na carreira e na vida, no geral. Fazer testes vocacionais pode dar visões mais amplas sobre o que de fato você gosta e ajuda a dar caminhos baseados na sua personalidade, sem influências de amigos e família.

Orientação

O foco do teste é ser uma ferramenta de orientação vocacional. É evidente que o indivíduo não precisa seguir os resultados que encontrou, porém, ele é um grande auxílio como um norte no quesito profissional por meio do levantamento de afinidades e habilidades.

Com tantas perguntas e pesquisas feitas no teste é possível chegar a uma lista reduzida de profissões e opções, dando uma grande avaliação para que o estudante ou já profissional reflita sobre suas correspondências, eliminando prováveis chances de arrependimento futuro.

Estimula a reflexão

A reflexão para as próprias habilidades e desejos é essencial e, por vezes, esquecida no dia a dia. O teste vocacional faz com que o participante volte para si, pense no que gosta, não gosta e entenda em como essas necessidades pessoais interferem na vida profissional.

Além disso, o teste auxilia a pessoa a redescobrir talentos e gostos e criar listas de prioridades dentro daquilo que faça sentido para seu perfil.

Dá caminhos e opções

Além de mostrar seu perfil profissional e identificar as áreas que têm maior afinidade com aquele que o realiza, o teste também pode mostrar habilidades que podem ser utilizadas em outras carreiras.

Muitas vezes, ligamos uma habilidade a apenas alguma profissão, por exemplo, um aluno gosta muito de desenhar, mas não sabe como isso pode se tornar uma profissão. Um teste vocacional pode dar caminhos além de arte, como moda, arquitetura, engenharia e muitos outros campos que jamais tinham sido imaginados.

Ao enxergar melhor as habilidades, gostos e aptidões é possível ampliar o leque de opções e pensar em uma série de fatores da profissão, como prazer, finanças, disponibilidade na área, entre outros.

Desmitifica sobre as profissões

Quando um indivíduo está pensando em profissões, naturalmente muitas pesquisas são feitas, ideias são levantadas e pessoas da área são procuradas e ouvidas, não é mesmo?

Porém, muitas opiniões podem desmotivar e diversas pessoas escutam tópicos como: “profissão não dá dinheiro, não tem mercado, exige muito, não é valorizada ou não faz o seu perfil”.

Ouvir tantas coisas, ao mesmo tempo confunde os futuros profissionais e é importante pensar a carreira como algo individualizado e traçado apenas pelo próprio trabalhador. Sendo assim, o teste vocacional também ajuda a desfazer mitos sobre algumas profissões, tira preconceitos de diversas áreas e dá mais insumos para as escolhas.

Um teste vocacional pode ser um grande aliado para esse importante momento de escolha ou transição de carreira. O seu resultado pode te fazer entender muito sobre seu perfil e dar luz aos caminhos profissionais.

Você já fez um teste vocacional? Aproveite que agora sabe mais sobre ele e seus benefícios e busque um de confiança para entender mais sobre você!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.