Carteira de Trabalho Digital Redação Empregador Web

Sente que anda gastando muito na quarentena? Saiba como se organizar financeiramente.

Saber como gastar seu dinheiro de forma equilibrada é uma realidade

Estamos cansados de ouvir sobre a pandemia e todo o aspecto negativo que ela continua trazendo para nossas vidas. A situação que vivemos é diferente para nós, brasileiros e, a tendência que se percebeu foi uma grande mudança de hábitos.  

Tal mudança implicou em maior consumo, dentro de casa, talvez por um motivo mais central: muitos trabalhos presenciais foram interrompidos e, os profissionais iniciaram seus ofícios a partir de casa, em home office.

Com isso, aumentaram, por exemplo, as refeições em casa, o consumo de itens de higiene pessoal; a energia elétrica está sendo mais utilizada com aumento dos aparelhos ligados (uma vez que, em épocas normais, durante o dia a casa fica fechada); mais consumo de água, dentre outras despesas. Coisas que antes não eram tão necessárias sentiu-se a falta delas.

Bom, depois dessas rápidas considerações, já deu pra notar alguns dos motivos para o aumento das contas. É hora de colocar esses gastos a mais na ponta do lápis. Precisa de ajuda? Se você não tem a mínima ideia por onde começar para se organizar e conter o avanço dos extras, saiba que existem planilhas eletrônicas de orçamento pessoal, para auxiliarem nesse momento e, quem sabe acompanhar sua rotina daqui pra frente. Mas, primeiramente você deve ter vários elementos em mãos, para assim, iniciar sua organização de fato.

Listar seus gastos fixos mensais

Saber na real quais são suas despesas fixas mensais é muito importante. Caso tenha alguma dívida e, que se acumulou por conta da mudança de rotina, veja com a empresa um parcelamento, uma negociação. Isso pode contribuir para equilibrar seu orçamento no mês.

Cartão de crédito: aliado ou inimigo?

Pedacinho de plástico que se tornou imprescindível, principalmente nos dias de hoje. Faz parte da rotina de todos nós. Depende da forma que o utilizar. Há quem diga que o mau uso desse objeto poderoso pode causar muita dor de cabeça. Talvez, seja mais comum saber de pessoas que se afundaram em dívidas devido à má administração desse recurso financeiro, do que as que possuem um bom relacionamento com ele.

Mas não são todos os casos que têm esse lado negativo em evidência. O cartão de crédito tem suas vantagens. Quando seu uso for realizado de forma adequada, pode ajudar e muito a vida financeira. Além do que, com o crédito você pode adquirir prestações, de forma a organizar ainda mais a vida financeira e orçamento mensal.

Pontos positivos

O primeiro é a possibilidade de comprar imediatamente o produto escolhido, realizando o pagamento só no dia do vencimento da fatura (melhor dia de compra) e, com a facilidade de parcelamento de compras. Como a fatura vence em um dia fixo, você se organiza com o valor dela, para não precisar optar pelo pagamento mínimo e, sim pelo integral. Esse comportamento é imprescindível para que não vire uma bola de neve, com cobrança de juros.

Pesquise se o banco e a bandeira do seu cartão de crédito oferecem programas de pontos. O acúmulo deles pode ser revertido em produtos, milhas para viagens e serviços diversos.

Pontos negativos

O ponto negativo é que se o usuário for desorganizado com as finanças, se dará mal. O dinheiro de plástico não pode passar a sensação de que a compra seja maior do que a disponibilidade de capital. Não é dinheiro extra e, sim uma outra forma de pagamento.

Fique atento aos juros do cartão de crédito. Eles estão entre as mais altas taxas do mercado. Já mencionamos que quando o valor do crédito rotativo, ou seja, o valor da fatura não é paga integralmente, pode ser uma grande armadilha. O montante pode se transformar em um empréstimo.

Tenha uma reserva para emergências

Existem muitas aplicações que requerem quantias baixas de investimentos junto aos bancos. Estude cada rendimento para ver qual o mais compatível às suas expectativas.

Avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.