Home Office 2021: como se preparar?

Muito mais do que pensar nos melhores benefícios e salários que podem oferecer, cada vez mais as empresas estão voltando seus olhos para os colaboradores e pensando de fato nas pessoas como humanos e não apenas como mão de obra.

Isso é muito importante para a cultura das empresas e muda muitas formas como os processos são realizados.

Porém, mais do que mudanças como essas, as empresas precisaram se adaptar em 2020 para o home office. Se a modalidade tomou conta de muitas organizações “no susto” e como uma medida de urgência, hoje ela já se estabeleceu e é uma tendência que veio para ficar.

Mesmo com a retomada de alguns setores, muitas empresas ainda apostam no home office e pretendem manter essa forma de trabalho, independente de possíveis 2ª onda ou não do coronavírus.

Pensando nisso, é hora de se preparar para o trabalho do próximo ano para que os objetivos estejam claros e traçados. Reunimos algumas dicas para preparar o seu próximo ano organizacional nessa modalidade, confira!

Planeje 2021

Mesmo com tantas instabilidades e mudanças no cenário econômico do Brasil e do mundo, as empresas precisam se planejar e entender onde querem chegar no próximo ano.

É preciso criar alguns objetivos e expectativas para que eles sejam percorridos para que as organizações sigam na trilha do crescimento e sucesso. Nesse momento, é essencial planejar o próximo ano dentro de todos os setores.

Revise e defina metas

As metas são o que guiam os colaboradores para chegarem aos objetivos da empresa e os deixam motivados em seus postos de trabalho. É preciso revisitar o que foi feito neste ano para entender o que deve ser mantido e o que pode ser modificado.

Verifique os erros e os acertos de 2020 para planejar as metas do próximo ano. Lembre-se que as metas precisam ser realistas e alcançáveis para estimularem os colaboradores e não causar justamente o efeito ao contrário.

Revisite processos

O home office precisou ser estabelecido como movimento de contenção para 2020 e pode ser que alguns processos não foram tão bem estabelecidos para essa modalidade de trabalho.

Portanto, é crucial que em 2021 o trabalho remoto esteja completamente planejando e com processos fechados para todos os setores. Revisite processos de contratação, acompanhamento de colaboradores, feedbacks e comunicação, por exemplo.

É preciso entender o que faltou neste ano para que seja possível procurar novas formas de entregas e ferramentas, se necessário, para que o trabalho seja ainda mais eficiente em todas as pontas.

Cuide da saúde das pessoas

É importante lembrar que nem todas as pessoas têm perfis para o trabalho remoto. É interessante entender como cada colaborador lidou com essa situação em 2020 e criar planos de contenção para o próximo ano.

Pode ser interessante, por exemplo, criar alguns revezamentos para que existam momentos de trabalho presencial, com as devidas regras de higienização e distanciamento.

Momentos como esse podem ser essenciais para o rendimento, produtividade e saúde mental das pessoas, afinal, a falta do convívio social é uma das grandes desvantagens do home office.

Mais do que isso, crie ações para incentivar o exercício físico, alimentação saudável e saúde psicológica das pessoas. Ter funcionários com saúde é importante para os resultados da empresa, não descuide desse ponto!

Reavalie e incentive a cultura

A cultura da empresa precisa ser incentivada a todo tempo para que os valores sejam preservados e repassados em todos os setores. Ao trabalhar em home office e com as pessoas distantes, pode ser mais difícil com que a cultura seja relembrada.

Portanto, é importante reavaliar missão, visão, valores e cultura da empresa para entender se ela está caminhando com a realidade da organização. Feita essa revisão, é preciso criar ações para que a cultura seja ainda mais incentivada no próximo ano.

Seja com os novos e antigos colaboradores, manter uma forte cultura organizacional é essencial e dá muitos benefícios internos e externos. Como a sua empresa está se preparando para 2021? Sua organização pretende seguir no home office? Como está o seu planejamento para o próximo ano? Aproveite nossas dicas e tenha um ano ainda mais de sucesso dentro do seu negócio!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.