Salário Sob Demanda: tire suas dúvidas sobre o assunto

Cada vez mais as empresas estão se modernizando e inovando o seu RH e diversos são os novos benefícios, horários de trabalho, processos e ferramentas utilizadas. Você já ouviu falar nessas novas modalidades e sabe o que são benefícios flexíveis?

Um dos dias mais aguardados do mês para o trabalhador é o dia do pagamento, seja ele no quinto dia útil ou no dia 20, dias comuns de recebimento do salário. Porém, muitas empresas estão mudando esse costume e aderindo a uma nova tendência: o salário sob demanda.

Você sabe o que é esse tipo de salário e como ele funciona? Confira mais sobre esse assunto!

O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda, também chamado pagamento on demand, é uma modalidade cada vez mais popular que objetiva agregar flexibilidade para que os colaboradores tenham mais controle sobre suas finanças e seu salário mensal.

E essa tendência se torna cada vez mais forte na implementação das empresas graças a presença maciça de pessoas endividadas e que precisam se organizar melhor sobre suas finanças.

Ou seja, na prática o salário sob demanda é uma forma de remunerar os profissionais de acordo com os dias já trabalhados, mas ainda não quitados. Por exemplo, se a empresa tem o costume de fazer o pagamento no quinto dia útil, os profissionais recebem neste dia e apenas nele.

Se há contas pessoais em outras datas e não existe mais dinheiro na conta, é necessário aguardar o próximo mês para o recebimento.

Já no salário sob demanda, o profissional pode receber o pagamento dos dias trabalhados quando ele quiser, tendo flexibilidade para planejar melhor o seu mês e seus pagamentos.

Sendo assim, diferente de pedir adiantamentos em casos necessários, nesse tipo de pagamento o funcionário pode pedir o pagamento quando quiser dos dias que já trabalhou e ainda não recebeu.

Quais os benefícios do salário sob demanda?

Ao ter poder de escolha sobre o seu recebimento de dias já trabalhados, diversas vantagens podem ser oferecidas para empresas e trabalhadores, como:

Diminui-se a preocupação que o funcionário tem com o dinheiro e suas finanças

As contas e planejamento financeiro pode ser um grande fator de estresse de um profissional, que reflete em sua produtividade e rotina de trabalho. Ao dar mais controle do dinheiro para o funcionário, é possível diminuir o peso dos problemas financeiros e, consequentemente, diminuindo estresse e aumentando bem-estar individual e das equipes de trabalho.

Aumenta a motivação

Ao implementar medidas que auxiliam os funcionários em sua saúde mental e financeira e que dão oportunidades de escolha e de poder sobre seu salário, aumenta-se a motivação e sentimento de satisfação dos trabalhadores.

Fatores como esse contribuem para produtividade, redução de absenteísmo por conflitos pessoas ou problemas de saúde e melhoram o clima organizacional como um todo.

Ajuda na atração e retenção de talentos

Os novos benefícios podem ser um grande fator de diferenciação para que os talentos escolham ou continuem nas empresas. Oferecer vantagens diferenciados é também uma vantagem competitiva e pode ajudar na imagem de marca para o mercado e profissionais.

Existem desvantagens desse tipo de salário?

Não podemos falar de desvantagens, mas para o funcionário aderir a esse tipo de prática é preciso ter muita atenção à organização e educação financeira. Retirar o seu dinheiro quando quiser é uma excelente oportunidade, mas que pode ir por água abaixo quando não há controle e gasto com sabedoria.

Essa modalidade flexível e autonomia leva maior necessidade e controle sobre saúde financeira, orçamento e pede, mais do que nunca, planejamentos e planilhas mensais para controlar o que entra e o que sai do seu dinheiro.

O que a CLT diz sobre esse tipo de salário?

O salário sob demanda é visto como uma forma de adiantamento de parte da remuneração integral do trabalhador. Mesmo que não citado de forma precisa, ele se enquadra nesse tipo de definição de adiantamento.

A legislação autoriza o desconto do adiantamento por meio de solicitação do empregador ou quando concedido espontaneamente pelo empregador. A empresa que oferece o salário sob demanda precisa ter atenção aos prazos de pagamento de salários, assim como demais regras necessárias para a remuneração. O salário sob demanda é uma grande oportunidade para as empresas e funcionários. Você já ouviu falar sobre ele ou já trabalhou com essa oportunidade? Como sua organização financeira está caso ele seja uma possibilidade para você? Aproveite que sabe mais sobre ele e olhe para suas finanças!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.