Quem nunca trabalhou de carteira assinada pode tirar o PIS?

Você nunca teve carteira assinada e está preocupado sobre como irá ter acesso aos benefícios do governo como o seguro desemprego, abono salarial e FGTS?

Não se preocupe. Pois mesmo sem ter uma carteira assinada você pode participar destes benefícios e hoje vamos te explicar como.

O PIS é um benefício criado pelo Governo Federal próprio para trabalhadores formais, ou seja, que possuam carteira assinada.

Mas mesmo com essa informação, uma das principais dúvidas da população é se mesmo sem um emprego formal há a possibilidade de se conseguir tirar o PIS.

Quer saber a resposta para esta e outras dúvidas comuns na vida dos cidadãos brasileiros sobre o PIS mesmo sem carteira assinada?

Vem já com a gente então para aprender mais sobre o PIS e outros benefícios semelhantes a ele que beneficiam todos os tipos de trabalhados, facilitando sua divisão por categorias de trabalho.

Confira estas e outras informações a seguir no post de hoje.

Quem nunca trabalhou de carteira assinada pode tirar o PIS?

Não, para aqueles que nunca trabalharam com carteira assinada não é possível tirar o PIS.

Isso porque o PIS é um beneficio exclusivo para trabalhadores formais de empresas privadas, ou seja, é preciso ter um vínculo empregatício.

Para aqueles que trabalham de forma autônoma, podem ficar despreocupados.

Mesmo não podendo ter cadastro no PIS já que não possuem carteira assinada, eles possuem um programa para cadastro exclusivo a eles.

O programa Número de Registro do Trabalhador (NIT) é uma inscrição que é bem equivalente ao Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Porém, essa contribuição é de nível de contribuição individual, de empregado doméstico, facultativo e segurado especial.

Por ser obtido diretamente da Previdência Social, o NIT permite que o cadastrado tenha direito apenas aos benefícios da previdência, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Assim que uma empresa contrata uma pessoa que é inscrita apenas no NIT, assim que ela se torna um trabalhador forma é preciso cadastrá-la no PIS.

Da mesma forma que se ele for ingressar em alguma rede de serviço público, ele precisará ser inscrito no PASEP.

E a partir daí ele poderá contar com os benefícios de FGTS e também do seguro desemprego.

Uma das principais dúvidas sobre o NIT é se ele se altera quando em um futuro o trabalhador passa a ser inscrito no PIS ou PASEP. Mas assim como em outros programas de benefício, ela não é alterada.

Em suma, podemos dizer que os 3 cadastros são equivalentes, e possuem nomenclaturas diferentes para poder diferenciar quem são pessoas que trabalham para:

Assim, para aqueles que são atualmente cadastrados no NIT e que posteriormente podem ser cadastrados no PIS ou PASEP, o seu número de benefício continuará o mesmo, sem alteração.

Por que se cadastrar no NIS é importante para aqueles que nunca trabalharam com carteira assinada?

Mesmo que você nunca tenha trabalhado com carteira assinada, o seu cadastramento no NIS é de fundamental importância.

Através deste cadastro, você fica possibilitado a consultar os benefícios sociais que a Caixa Econômica Federal administra e, quando há saldo, sacá-los dentro da data prevista de acordo com o calendário disponibilizado.

Mas qual é a diferença entre a inscrição PIS e a inscrição NIS?

De forma bem clara e resumida, podemos dizer que o NIS é uma inscrição para atribuir uma identificação ao cidadão que em um futuro poderá a vir a ter direito aos benefícios sociais.

A partir do momento em que essa pessoa passa a ter um vínculo empregatício com uma empresa privada, a sua inscrição no NIS é cadastrada também no PIS.

Neste momento, o mesmo número do NIS que ele já tinha, se torna o seu número do PIS.

Em outras palavras, essa inscrição do PIS nada mais é do que a sua inscrição do NIS, porem com a informação de um vínculo empregatício em uma empresa privada e com a carteira assinada.

Fiz o meu cadastro e não me recordo de meu NIS, e agora?

Para aqueles que nunca trabalharam com carteira assinada e possuem cadastro no NIS e não lembram mais o seu número, para recuperar o seu NIS é bem simples.

Basta solicitar a segunda via em uma das agencias da Caixa Econômica Federal mais próxima de você.

Não esqueça de levar o seu documento de identificação.

Deixe Seu Comentário Agora!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.