Seguro Desemprego Bryan Rezende
Como emitir seguro desemprego empregador web?
Você já ouviu falar sobre a emissão do seguro desemprego através do portal empregador web?
Com os impactos causados pela pandemia que estamos passando, diversos setores tiveram que se adequar para conter as aglomerações.
E em meio a isto, o numero de empresas que vem fechando ou tendo que diminuir seu quadro de funcionários também aumentou, respectivamente, a quantidade de emissões de seguro desemprego também.
Hoje, a solicitação do requerimento do seguro desemprego é realizada através do portal empregador web de forma obrigatória desde a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
Em outras palavras, é obrigatório que a empresa realize o preenchimento do formulário no site em questão e disponibilize a chave de acesso ao trabalhador dispensado.
Pronto para saber mais sobre como conseguir emitir o seu seguro desemprego através do empregador web?
Descubra já o que é esta ferramenta facilitadora e como realizar essa solicitação sem sair de conforto de sua casa em meio a pandemia do corona vírus. Confira!
Você sabe o que é o seguro desemprego?
O seguro desemprego é um benefício criado pelo governo para auxiliar temporariamente os trabalhadores que são desligados da empresa involuntariamente e sem justa causa.
É garantido através do artigo 7º dos Direitos Social da Constituição Federal.
O que a plataforma empregador web oferece?
A plataforma do empregador web é bem versátil e com ela é possível encontrar uma série de opções disponíveis para realizar online, sem necessitar ir a nenhum posto de atendimento. Sendo as principais:
- Preenchimentos individuais de requerimentos de seguro desemprego de cada trabalhador;
- Preenchimento simultâneos através de banco de dados;
- Cadastramento de procuradores para identifica-los como responsáveis pelo cadastro;
- Envio de requerimento da empresa em questão;
- Cadastro de empresas filiais de forma a serem vinculadas com a matriz; e
- Emissão de requerimentos com certificado digital ou não.
Leia também: Como atualizar cadastro no FGTS?
Requerimentos com certificado digital
Os requerimentos solicitados com certificado digital oferecem grande praticidade para a empresa e ao trabalhador.
Através deste certificado, é possível realizar o preenchimento e envio dos requerimentos do seguro desemprego de forma individual do trabalhador.
Ainda contanto com arquivos de importação, consultas aos requerimentos realizados e, ainda, cadastrar procurações sem necessitar ativar o requerimento em um posto físico de atendimento.
Requerimentos sem certificado digital
Ao contrário dos requerimentos com certificação, quando você seleciona a opção sem certificado, o empregador irá ficar dependente da ativação de um posto de atendimento.
O que atualmente não é uma boa opção. Por isso a certificação digital foi criada, para evitar que as pessoas saiam de suas casas e se aglomerem nestes espaços públicos.
Como emitir seguro desemprego no empregador web?
Antes da pandemia do corona vírus, o trabalhador tinha que se locomover até um posto de atendimento do Sine para preencher os documentários solicitados e entregar os documentos referentes ao seu desligamento com a empresa.
Este processo levava em torno de 15 a 20 minutos junto ao atendente. Após feito este processo, era contado 30 dias para que ele começasse a receber o benefício do seguro desemprego.
Com a mudança que ocorreu a partir do dia 21 de novembro, por conta da pandemia da covid-19 a fim de evitar aglomerações, o trabalhador agora pode realizar a solicitação de seu seguro desemprego através de portais de comunicação virtual.
Basta realizar o preenchimento online do formulário e inserir o token que a empresa irá fornecer no momento da efetivação de seu desligamento.
O procedimento é rápido e simples. Após o preenchimento, são contados 30 dias para o recebimento da primeira parcela do benefício.
Veja a seguir como solicitar o seguro desemprego.
Como solicitar o seguro desemprego
Antes de tudo, para realizar a emissão do seguro desemprego no empregador web é preciso que a empresa realize o seu cadastro dentro da plataforma.
Somente com o acesso a plataforma, é possível selecionar a opção de incluir o certificado digital, permitindo que haja acesso total ao sistema e realizar o preenchimento do requerimento.
Assim, o empregador pode acessar a plataforma de qualquer lugar, realizando o preenchimento de seu seguro desemprego de forma coletiva ou individual através do sistema de folha de pagamento.
O requerimento para preenchimento do seguro desemprego está disponível apenas quem consegue acessar a plataforma do empregador web com a certificação digital.
Sem a certificação digital não é possível realizar a solicitação. Isso porque se trata de um envio de dados que necessita de proteção.
É indispensável que a empresa mantenha os dados de seus funcionários sempre atualizados dentro do empregador web para que não haja erros no momento de requerer o seguro desemprego.
Também é de extrema importância que as funções do empregador web seja de conhecimento da empresa e também do trabalhador, para que não haja erros no momento da emissão do pedido de seguro desemprego.