Como emitir seguro desemprego empregador web?

Você já ouviu falar sobre a emissão do seguro desemprego através do portal empregador web?

Com os impactos causados pela pandemia que estamos passando, diversos setores tiveram que se adequar para conter as aglomerações.

E em meio a isto, o numero de empresas que vem fechando ou tendo que diminuir seu quadro de funcionários também aumentou, respectivamente, a quantidade de emissões de seguro desemprego também.

Hoje, a solicitação do requerimento do seguro desemprego é realizada através do portal empregador web de forma obrigatória desde a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Em outras palavras, é obrigatório que a empresa realize o preenchimento do formulário no site em questão e disponibilize a chave de acesso ao trabalhador dispensado.

Pronto para saber mais sobre como conseguir emitir o seu seguro desemprego através do empregador web?

Descubra já o que é esta ferramenta facilitadora e como realizar essa solicitação sem sair de conforto de sua casa em meio a pandemia do corona vírus. Confira!

Você sabe o que é o seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício criado pelo governo para auxiliar temporariamente os trabalhadores que são desligados da empresa involuntariamente e sem justa causa.

É garantido através do artigo 7º dos Direitos Social da Constituição Federal.

O que a plataforma empregador web oferece?

A plataforma do empregador web é bem versátil e com ela é possível encontrar uma série de opções disponíveis para realizar online, sem necessitar ir a nenhum posto de atendimento. Sendo as principais:

  • Preenchimentos individuais de requerimentos de seguro desemprego de cada trabalhador;
  • Preenchimento simultâneos através de banco de dados;
  • Cadastramento de procuradores para identifica-los como responsáveis pelo cadastro;
  • Envio de requerimento da empresa em questão;
  • Cadastro de empresas filiais de forma a serem vinculadas com a matriz; e
  • Emissão de requerimentos com certificado digital ou não.

Leia também: Como atualizar cadastro no FGTS?

Requerimentos com certificado digital

Os requerimentos solicitados com certificado digital oferecem grande praticidade para a empresa e ao trabalhador.

Através deste certificado, é possível realizar o preenchimento e envio dos requerimentos do seguro desemprego de forma individual do trabalhador.

Ainda contanto com arquivos de importação, consultas aos requerimentos realizados e, ainda, cadastrar procurações sem necessitar ativar o requerimento em um posto físico de atendimento.

Requerimentos sem certificado digital

Ao contrário dos requerimentos com certificação, quando você seleciona a opção sem certificado, o empregador irá ficar dependente da ativação de um posto de atendimento.

O que atualmente não é uma boa opção. Por isso a certificação digital foi criada, para evitar que as pessoas saiam de suas casas e se aglomerem nestes espaços públicos.

Como emitir seguro desemprego no empregador web?

Antes da pandemia do corona vírus, o trabalhador tinha que se locomover até um posto de atendimento do Sine para preencher os documentários solicitados e entregar os documentos referentes ao seu desligamento com a empresa.

Este processo levava em torno de 15 a 20 minutos junto ao atendente. Após feito este processo, era contado 30 dias para que ele começasse a receber o benefício do seguro desemprego.

Com a mudança que ocorreu a partir do dia 21 de novembro, por conta da pandemia da covid-19 a fim de evitar aglomerações, o trabalhador agora pode realizar a solicitação de seu seguro desemprego através de portais de comunicação virtual.

Basta realizar o preenchimento online do formulário e inserir o token que a empresa irá fornecer no momento da efetivação de seu desligamento.

O procedimento é rápido e simples. Após o preenchimento, são contados 30 dias para o recebimento da primeira parcela do benefício.

Veja a seguir como solicitar o seguro desemprego.

Como solicitar o seguro desemprego

Antes de tudo, para realizar a emissão do seguro desemprego no empregador web é preciso que a empresa realize o seu cadastro dentro da plataforma.

Somente com o acesso a plataforma, é possível selecionar a opção de incluir o certificado digital, permitindo que haja acesso total ao sistema e realizar o preenchimento do requerimento.

Assim, o empregador pode acessar a plataforma de qualquer lugar, realizando o preenchimento de seu seguro desemprego de forma coletiva ou individual através do sistema de folha de pagamento.

O requerimento para preenchimento do seguro desemprego está disponível apenas quem consegue acessar a plataforma do empregador web com a certificação digital.

Sem a certificação digital não é possível realizar a solicitação. Isso porque se trata de um envio de dados que necessita de proteção.

É indispensável que a empresa mantenha os dados de seus funcionários sempre atualizados dentro do empregador web para que não haja erros no momento de requerer o seguro desemprego.

Também é de extrema importância que as funções do empregador web seja de conhecimento da empresa e também do trabalhador, para que não haja erros no momento da emissão do pedido de seguro desemprego.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.