Como usar o empregador web?

Agora de uso obrigatório a todas as empresas, você já aprendeu a utilizar o empregador web?

Devido aos impactos que todos os setores sofreram por conta da pandemia da covid-19, diversos serviços essenciais tiveram que passar por modificações.

E dentro deles também foi restruturada a forma de emissão de requerimentos para o seguro desemprego.

Com muitas empresas fechando as portas ou tendo que diminuir o seu quadro de funcionários, é essencial que elas aprendam como utilizar a plataforma do empregador web.

Hoje, vamos explicar como você pode fazer para conseguir acessar esta ferramenta pela primeira vez e onde você pode encontrar o campo para cadastrar a sua empresa.

Quer saber mais sobre como funcionada esta plataforma do governo voltada especialmente para o seguro desemprego?

Venha descobrir o que este novo mundo obrigatório para todas as empresas tem trazido de benefícios e aprenda a utilizar a plataforma empregador web sem medo. Confira!

Para que serve a plataforma do empregador web?

Tendo obrigatoriedade desde a decisão tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), toda empresa, independentemente de seu tamanho precisa realizar os processos através desta plataforma.

Nela, são inseridos os dados dos funcionários que foram demitidos sem justa causa e emitido através do empregador web o requerimento do seguro desemprego.

Após o preenchimento, é disponibilizado através do empregador web a chave de acesso que é passado ao trabalhador para que ele possa dar entrada no seguro desemprego.

O que a plataforma empregador web oferece?

Contando com uma navegação bem prática e objetiva, o empregador web foi desenvolvido para deixar todas as opções referentes ao seguro desemprego de forma facilitada as empresas.

Tudo é realizado de forma online, sem necessidade de empregador e empregado se deslocar até uma unidade física de atendimento.

Veja a seguir os principais serviços oferecidos pelo empregador web:

  • Requerimentos de seguro desemprego para serem preenchidos de forma individual ou até mesmo com simultaneidade através do uso de banco de dados;
  • Cadastro de empresas filiais que estejam vinculadas a matriz;
  • Envio de requerimentos da empresa cadastrada;
  • Emissão de requerimentos com e sem certificação digital; e
  • Cadastro de procuradores a fim de identifica-los como os responsáveis pela empresa.

Como fazer para acessar o empregador web pela primeira vez?

O empregador web está disponível para ser acessado através do endereço eletrônico “http://maisemprego.mte.gov.br”.

Pode ser acessado através de qualquer navegador. Porém, no caso do Internet Explores, é recomendado que se utilize uma versão superior a versão 9, para que todos os acessos ao site fiquem disponíveis.

Ao acessar o site, é possível encontrar o menu de serviços disponibilizado especialmente para o empregador e para o empregado.

Ele é listado na lateral esquerda da página.

Para o primeiro acesso da empresa, na lateral esquerda, na opção “empresa”, basta clicar na opção “enviar requerimento de seguro desemprego”.

Feito isso, automaticamente você será redirecionada a ela principal do empregador web onde você poderá inserir o seu login e senha, redefinir sua senha ou, neste caso, cadastrar gestor.

Essa ferramenta irá permitir que a sua empresa tenha um acesso a plataforma empregador web.

Basta ir preenchendo as informações solicitadas e pronto!

Mas afinal, quem pode ser o gestor da empresa?

Para ser considerado o gestor da empresa dentro da plataforma empregador web, é necessário que esta pessoa seja o representante legal pelos processos de recrutamento e recursos humanos e, indispensavelmente, autorizado pelos proprietários.

No caso de empresas que possuam a certificação digital, é preciso que o gestor seja a pessoa que possua a certificação.

Neste caso, a opção de cadastramento do gestor será daquele que possui a certificação digital, já que a plataforma permite apenas um único cadastro de gestor vinculado ao mesmo CNPJ.

O certificado digital é de obrigatoriedade para acessar o empregador web?

Não, você consegue realizar o acesso ao empregador web até mesmo sem um certificado digital, já que ele te dá a opção o inicio de acessar o site com ou sem a certificação.

Porém, se você acessar o sistema sem o certificado digital, você não terá acesso a todas as funcionalidades do sistema, inclusive não pode emitir os requerimentos, formulários e nem impressão de seguro desemprego.

O que fazer quando não se tem o certificado digital?

Em casos como este, é necessário que a empresa sem o certificado digital realize o cadastro de um representante legal dentro do portal do empregador web.

Este representante pode ser um escritório de contabilidade ou o contador da empresa.

Este cadastro é realizado através de uma procuração, de modo que a empresa em questão possa realizar a geração e impressão de formulários para que seus funcionários desligados possam solicitar o seguro desemprego.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.