Compensa ter mais de uma opção de cartão de crédito?

Tudo na vida tem dois lados, como a moeda. Aspectos positivos e negativos. Prós e contras. E, em se tratando de cartão de crédito não é diferente. De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, o número de brasileiros endividados teve um ápice, considerado histórico em 2019. Segundo o estudo 63,2 milhões de consumidores estavam inadimplentes em abril, mostrando um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018. E, a notícia é que: as principais dívidas são relativas a cartões de crédito.

Mas, o objetivo não é criticar negativamente o uso do dinheiro de plástico. E, sim ressaltar que, apesar desse aspecto parecer negativo (o que não é) existe o lado positivo do uso do cartão: parcelamento de contas, de compras, comodidade, segurança e facilidade de operações.

Esse número acima, citado pela pesquisa, essa busca por produtos de e-commerce talvez tenha tido uma proporção maior neste ano de pandemia, por conta de distanciamento social. Mas, mesmo assim, é um alerta para se ter extrema cautela na hora de utilizar o cartão. Quem faz uso de cartões de crédito com frequência deve pensar se realmente compensa manter o serviço.

Mas afinal, será que vale a pena ter mais que um cartão de crédito para administrar?

Sabemos que o cartão de crédito é fornecido com base em uma concessão, a partir de um limite oferecido pela operadora. O valor varia de acordo com a renda, perfil e tempo do cliente com a empresa. Com ele em mãos, as possibilidades se ampliam. Fazer compras online, presenciais, pagar contas, recarregar celular, dentre outras coisas. Porém sem ultrapassar o limite pré-estabelecido para aquele mês. É aí a grande questão que envolve um aspecto negativo do cartão: o pagamento da fatura.

Quando chega a hora de realizar o pagamento da fatura, o cliente pode optar por pagar o valor integral, sem a cobrança de juros, ou optar pelo pagamento mínimo. Caso seja a segunda, todo o valor pode ser cobrado com acréscimo, no mês seguinte.

E, começa aqui a operação arriscada que pode virar uma bola de neve e, o cliente entra para as estatísticas do início desse texto: os juros e acréscimos, que podem aumentar diariamente. E as cobranças não param por aí: outras tarifas podem ser somadas a esse valor, como a anuidade, por exemplo.

Como usufruir das vantagens que o cartão de crédito confere ao seu cliente

Realmente, no que diz respeito a vantagens, uma das principais do uso do cartão de crédito é a opção de parcelamento e, que muitas vezes pode ser realizada sem o acréscimo de juros. Outra vantagem é a comodidade e a segurança que esse objeto possui. Andar com dinheiro em espécie hoje em dia é bem menos comum.

Porém, algo que pode ser considerado atraente para o cliente é o programa de pontos que, geralmente as bandeiras de cartão oferecem, além de descontos em produtos, em fatura e até cashback (dinheiro de volta).

Mas então, será que para atender às necessidades financeiras é interessante ter mais que um cartão de crédito? Às vezes sim, às vezes não. Depende individualmente de cada cliente. Pode ser estudada a possibilidade de se ter mais que uma opção e, dessa forma usufruir de mais vantagens na hora de fazer as compras, suas viagens, pagamento de contas, dentre outros atributos.

Abaixo, colocaremos alguns exemplos de cartões com anuidade gratuita e, que podem fazer parte da sua análise de opções. Lembrando que pode adquirir um cartão do próprio banco com que trabalha, bem como escolher outro separadamente, sem vínculo. Depende do tipo de compras que você tem intenção de fazer.

O banco Bradesco oferece o cartão Bradesco Neo Visa Internacional. Trata-se do cartão mais básico do banco. A isenção da anuidade é atrelada a um gasto mínimo mensal de R$ 50 em compras. Caso isso não ocorra, o cliente será cobrado. Não possui nenhum programa de fidelidade.

O Banco do Brasil oferece o Ourocard Fácil, disponível para correntistas e não correntistas do banco. Não tem anuidade desde que o cliente mantenha R$ 100 em gastos por mês. Não oferece acúmulo de pontos.

Existem duas opções de cartão de crédito oferecidas pela rede de lojas Marisa: cartão Marisa (só pode ser usado em compras com a empresa), e o Itaucard Marisa (oferece facilidades, descontos e outros benefícios para clientes da loja).

Porém, caso o cliente não fique feliz com sua escolha e desejar cancelar o cartão Marisa, por exemplo, ou qualquer outro que adquirir, deve entrar em contato com os canais de atendimento via telefone ou via aplicativo.

Dicas para auxiliar na escolha de um ou mais cartões de crédito

Verificar quais as vantagens de acordo com as suas necessidades de compras, por exemplo. Se gosta de viajar, procure uma opção que ofereça troca de pontuação de compras em milhas. Se gosta mais de fazer compras online, verifique uma opção que permita um maior número de parcelas para pagamento.

Seja qual cartão(s) que escolher, atente às bandeiras que ele abrange, se são somente de âmbito nacional ou de âmbito internacional.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.