Como gerar o número de requerimento do seguro desemprego?

Com o empregador web ficou fácil para qualquer empresa gerar o número de requerimento do seguro desemprego.

Através deste número, o empregado desligado de forma involuntária e sem justa causa pode realizar a solicitação de seu beneficio de seguro desemprego sem sair de sua casa, evitando aglomerações nos postos de atendimento SINE.

No ano de 2017, este processo não era completamente online. Apenas no final de 2018 que tudo se digitalizou.

E para as empresas, foi o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) que definiu que todas as emissões de requerimentos seriam realizadas através do empregador web.

Isso é uma obrigatoriedade, que ficou anda mais presente com a pandemia em que estamos vivendo.

Quer aprender como gerar o número de requerimento do seguro desemprego? Então vem com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre este processo.

O que é o seguro desemprego?

De acordo com o artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, o seguro desemprego é um benefício criado pelo governo federal de modo a ajudar aqueles que foram demitidos sem justa causa e de forma involuntária.

Serviços disponibilizados no empregador web

De obrigatoriedade de cadastro de empresas há anos, o empregador web vem sendo cada vez mais utilizado e com esses usos, novas dúvidas vão surgindo.

Mesmo estando há tanto tempo no ar, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que esta plataforma oferece.

Além de serviços como gerar o número de requerimento do seguro desemprego, o empregador web disponibiliza uma série de outros recursos e benefícios para as empresas e seus empregados.

Veja a seguir uma lista com os principais serviços oferecidos pela plataforma de forma online, sem a necessidade de envolver atendimentos e comparecimentos a postos presenciais:

  • Preenchimentos individuais de requerimentos de seguro desemprego de cada trabalhador;
  • Preenchimento simultâneos através de banco de dados;
  • Cadastramento de procuradores para identifica-los como responsáveis pelo cadastro;
  • Envio de requerimento da empresa em questão;
  • Cadastro de empresas filiais de forma a serem vinculadas com a matriz; e
  • Emissão de requerimentos com certificado digital ou não.

Como gerar o número de requerimento do seguro desemprego

Dentro do portal do empregador web gerar o número de requerimento do seguro desemprego é bem simples.

E tudo pode ser realizado de forma online, sem necessidades de envio de formulários em papel impresso.

Além disso, o sistema ainda possui a opção de realizar a captação das informações para gerar o número de requerimento do seguro desemprego através do próprio sistema da empresa.

Cadastrar número de requerimento do seguro desemprego

Para realizar o procedimento de cadastrar o número de requerimento do seguro desemprego basta que você acesse a opção do empregador web no menu “requerimento”.

Assim que acessar este menu, você verá as opções para “cadastrar requerimento”. Clique sobre ela para acessar o formulário.

Este formulário serve para que a empresa preencha todos os dados informando sobre o funcionário que está sendo desligado da empresa.

Assim que inserir todas as informações sobre o funcionário, clique no botão “cadastrar”.

Após isso, o sistema irá realizar o registro do certificado digital utilizado para fazer login de acesso para poder realizar a assinatura eletrônica.

Se todas as informações estiverem em acordo em relação ao registro d exceções do empregador web, na conclusão do processo você verá a mensagem de “sucesso” junto as informações do trabalhador desligado.

A partir desse momento, você já fica ciente do nome completo do empregado desligado, seu PIS/PASEP e o número de requerimento do seguro desemprego.

Assim que ver a tela com essas informações, basta clicar em “imprimir requerimento”. Logo após, o formulário será exibido na versão não editável, ou seja, em PDF.

Como faço para emitir o seguro desemprego através do número recebido?

Desde o dia 21 de novembro o trabalhador pode realizar a solicitação de entrada ao seu seguro desemprego através de portais online de comunicação virtual.

E para isso, ele precisa que a empresa que o demitiu emita o número de requerimento do seguro desemprego.

Com este número em mãos, basta que o ex funcionário preencha o formulário online e insira o token fornecido pela empresa.

O token é entregue ao funcionário apenas após a efetivação de seu desligamento.

Assim que o processo é finalizado, o trabalhador recebe sua primeira parcela em 30 dias após a aprovação da solicitação.

Antes das medidas preventivas devido ao novo corona vírus, o processo era apenas presencial e um posto SINE e levava de 15 a 30 minutos de atendimento, sem contar o tempo de espera que variava de acordo com quantidade de pessoas na fila.

Deixe Seu Comentário Agora!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.