Como saber o saldo do FGTS

Muitas pessoas devido a situação que estamos passando desde há 1 ano atrás, está precisando de uma renda extra. E assim eles precisam saber o saldo do FGTS.

Ainda mais que muita gente conseguiu fazer parte do quadro de aceitos aso recebimento do auxilio emergencial. Mas há aqueles também que estão precisando desse dinheiro para outras finalidades.

Dessa forma, é preciso estar bem atento aos valores disponíveis e rendimentos em cima do seu valor disponível.

Mas você sabe como realizar essa consulta? Há várias formas disponíveis e você só precisa encontrar qual é a melhor para você. Podendo ser tanto online quanto presencial.

Contudo, para entender mais sobre como saber o saldo do FGTS separamos aqui as dúvidas mais frequentes sobre o assunto além de outras informações relevantes.

Então, vem agora com a gente e fique por dentro de mais esse assunto. Confira no post de hoje!

Onde posso consultar o saldo do FGTS?

Para consultar o seu saldo do FGTS é bem simples. Basta que você tenha o seu cartão cidadão para ir até uma das agências e realizar a consulta através de um caixa eletrônico.

Ou você também pode realizar a consulta para ver o valor que tem a sacar do FGTS em casa através do site da caixa ou pelo aplicativo da Caixa ou do FGTS.

Porém, para essa consulta digital é preciso realizar um cadastro. Assim que você finalizar esse cadastro, você também poderá escolher a opção de receber o seu extrato pelo e-mail e ou por SMS em seu celular.

Como saber o saldo do FGTS

Como dito anteriormente, há várias formas sobre como saber o saldo do FGTS em sua conta. Dessa forma, o primeiro passo é ter o numero do seu PIS/PASEP/NIT em mãos.

Para aqueles que não sabem onde encontrar essa informação, você encontrar:

  • No seu cartão cidadão;
  • Na carteira de trabalho; ou
  • No extrato do FGTS impresso.

Assim que conseguir essa informação, junto ao seu documento de identificação pessoal, entre no site da Caixa através do link www.caixa.gov.br/extrato-fgts.

Insira os dados solicitados e em seguida clique em “cadastrar senha”. Logo, será emitido um regulamento para você leia e, se estiver de acordo, clique em “aceito.”

Depois, vá preenchendo as informações pessoais que irão pedindo, inclusive o número do seu título de eleitor.

Crie uma senha conforme as orientações da plataforma e pronto. Para finalizar, basta realizar o seu primeiro acesso no site com os dados de acesso criados.

Consulta do saldo através do aplicativo da Caixa

Uma das formas mais utilizadas em meio a modernidade e praticidade de estar vendo o saldo do FGTS de qualquer lugar é através do uso do aplicativo da Caixa.

Para esse acesso, basta ter um smartphone ou tablet. O app é disponível para sistemas Android, Windows e iOS. Basta realizar o download e ficar como acesso onde quiser e qualquer momento.

Se você já realizou o cadastro no passo anterior através do site, basta realizar o seu login com os mesmos dados cadastrados.

Agora, se você ainda não realizou o cadastro, basta acessar o aplicativo e, na tela inicial do mesmo, clicar sobre “primeiro acesso”.

Você será redirecionado para outra tela para estar lendo o contrato (não esqueça de clicar em “aceito” para conseguir prosseguir) e realizando o seu cadastro.

O processo é o mesmo que no site e os documentos solicitados também.

Consulta através do SMS

Depois que você realizou o seu cadastro através do site ou do aplicativo da Caixa Econômica Federal, o número de celular que você realizou o cadastro pode ser utilizado para este fim.

Então, se você deseja receber o seu extrato referente ao FGTS, basta habilitar o seu dispositivo para estar recebendo periodicamente.

Consulta através do e-mail

Assim como o SMS, o e-mail para qual o extrato é direcionado é aquele de cadastro.

Então muito cuidado ao realizar a sua confirmação de cadastro.

O processo para receber o seu saldo do FGTS pelo e-mail é o mesmo, basta acessar a sua conta pelo site ou aplicativo e habilitar o recebimento por e-mail.

Como sacar o saldo do FGTS

O saque do FGTS é bem simples. Você pode realizá-lo através dos canais digitais ou presencialmente. Porém tudo irá depender do valor a ser sacado.

Portanto, valores que sejam até R$ 3 mil, podem ser sacados utilizando o seu cartão cidadão nos seguintes estabelecimentos:

  • Agência da Caixa;
  • Lotéricas;
  • Postos de atendimento eletrônico; ou
  • Salas de autoatendimento.

Para valores abaixo de R$ 1.500,00, pode ser sacado sem o cartão cidadão. Porém, é preciso informar o seu número de PIS/PASEP/NIT/NIS e sua senha em alguma sala de atendimento.

Contudo, caso o seu valor seja superior, você terá que se direcionar até uma agência. Mas, você também pode solicitar o saque através do aplicativo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.