Como saber quanto tenho de FGTS?

Muitos trabalhadores que iniciam um contrato de trabalho querem saber o quanto possui de FGTS.

Saber o quanto possui de FGTS pode parecer uma tarefa difícil, porém ela é muito fácil de ser realizada, já que existem vários canais que você pode utilizar.

Gostaria de saber mais sobre o FGTS e como saber o quanto você possui? Elaboramos esse artigo para que você aprenda mais sobre o FGTS.

O que é FGTS?

Como você já deve saber, o patrão deve abrir uma conta no nome do seu funcionário na Caixa Econômica Federal e depositar o valor equivalente a 8% do salario do profissional todo mês.

Lembrando que isso é só enquanto o vinculo empregatício estiver de pé.

O FGTS é uma reserva para garantir que o trabalhador não acabe desempregado em certas situações, por exempli uma demissão, desastres naturais, aposentadoria e até mesmo doenças graves.

Faz um tempo que o Governo Federal anunciou as novas regras para que o saque do FGTS pudesse ser realizado com sucesso. O porcentual que poderá ser sacado é de acordo com o saldo total presente na conta.

Logo, é fundamental que você saiba o quanto possui de FGTS. E para que você possa saber o quanto possui, basta retirar o extrato.

Independente se você possui contas ativas ou inativas, ou se o empregador está efetuando os depósitos corretamente.

A cada 2 meses, a própria Caixa Econômica Federal envia o extrato do FGTS  para o endereço que foi cadastrado pelo profissional, fora o extrato anual, onde possui todos os dados dos últimos 12 meses.

Porém, como já foi dito, são várias formas de realizar a consulta do quanto possui de FGTS, presencialmente, pelo celular ou até mesmo pela internet.

Como saber o quanto possui de FGTS pelo site da Caixa?

É possível consultar o FGTS pelo próprio site da Caixa Econômica Federal.

Para começar você deve selecionar a opção “Para trabalhadores”  e depois informar alguns dados, como CPF, número do NIS ou o e-mail cadastrado e a senha Internet/senha cidadão da conta vinculada.

Após isso, o trabalhador terá acesso a uma página onde yerá dados cadastrais do empregador e do próprio trabalhador, data da última atualização realizada no saldo, lançamentos verificados na conta dos últimos seis meses e o saldo atual do FGTS.

Como fazer para descobrir o quanto possui de FGTS pelo e-mail

Você também pode descobrir o quando possui de FGTS pelo e-mail.

Primeiro você deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, executar o login na sua conta e depois basta que você opte em receber todas as informações do Fundo de Garantia por e-mail.

E para que você possa ativar essa opção, é necessário que você selecione a opção “Extrato do FGTS por e-mail”.

Após isso, informe o seu endereço eletrônico em que você quer receber todos os dados do Fundo de Garantia.

É possível saber o quanto possui de FGTS por SMS?

Outra forma muito simples de você saber o quanto possui de FGTS é através do SMS, as famosas mensagens de celular.

Esse canal é muito eficiente, pois os avisos SMS acabam te informando o valor do deposito que foi realizado no mês pelo seu patrão, o saldo com juros, atualização monetárias e até mesmo a liberação de saque ou ajustes que podem ocorrer na sua conta.

E para que você possa receber esses avisos SMS, você deve fazer o mesmo procedimento que deve ser realizado para receber o extrato por e-mail.

Porém, você deve acessar a opção “Serviços no celular” e cadastrar o número no qual você quer receber os dados sobre o seu FGTS.

Lembrando que ao optar pelo acompanhamento por SMS, você, trabalhador, não irá mais receber o extrato bimestral na sua casa, mas vai continuar recebendo o extrato anual do FGTS normalmente pelos correios.

Consigo saber o quanto possui de FGTS pelo próprio aplicativo?

Através do aplicativo do próprio FGTS, é possível que o trabalhador consiga consultar todos os dados sobre o fundo de garantia em tempo real.

Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo em seu aparelho, que está disponível tanto para os sistemas operacionais Andoid, Windows e IOS.

Em seguida você deve informar o seu número do NIS e demais dados pessoais no aplicativo. Muito simples, não é mesmo?

E as agências Caixa?

Por fim, você pode retirar o extrato do FGTS presencialmente, basta você ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

E caso você, ou qualquer outro trabalhador com direito a este beneficio, esteja com o Cartão Cidadão e a senha em suas mãos, é possível realizar a consulta através de postos de atendimento.

Como podemos ver, existem diversas formas de saber o quanto possui de FGTS, uma mais pratica que a outra.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.