Quanto tempo leva para o nome sair do SPC ou SERASA?

Inclusive, os serviços que são oferecidos por ambos os órgãos, ajudam bancos e empresas, a conceder crédito mais em conta e com maior e melhor segurança, ajudando os cidadãos que precisam quitar suas dívidas.

As duas empresas possuem funções semelhantes, porém as bases de dados são diferentes, enquanto as do SPC são retiradas a partir de lojistas credenciados, o Serasa obtém suas informações através de instituições financeiras e de bancos.

Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), atualmente são 61 milhões de brasileiros que estão com o nome negativado.

os números são grandes, por isso, cada vez mais os órgãos criam soluções para ajudar na quitação das dívidas, para que os cidadãos possam de vez, sair do SPC ou Serasa.

Nome limpo de uma vez por todas

Para sair do SPC ou Serasa, o primeiro passo a ser feito para pagar a dívida em aberto, é entrar em contato diretamente com a empresa credora e pagar totalmente ou parcialmente a dívida, isso vai depender da forma que a empresa trabalha com suas negociações.

Após isso, a empresa credora passa as informações ao Serasa ou SPC, e o CPF do antigo devedor, será retirado da lista do banco de dados em até 6 dias úteis.

Sendo um dia para a empresa credora enviar os dados para o Serasa ou SPC, e mais um dia para ser validado por ambas, totalizando os 6 dias.

  Muitas vezes pode parecer difícil pagar as dívidas, no entanto, é possível se organizar financeiramente para que dessa forma, seja possível ver com clareza, o melhor jeito de começar a negociar elas.

Afinal, quem tem o nome restrito, dificilmente conseguirá um financiamento em algum banco, ou parcelar compras em algum estabelecimento desejado, isso acabará privando de muitos sonhos.

Caso não seja possível fazer o pagamento do débito à vista, o recomendado é procurar a empresa para fazer a renegociação. Pois a empresa certamente terá interesse de que a dívida seja paga, por isso é muito provável que ela queira fazer uma proposta de renegociação.

Cabe ao consumidor ver se o valor da proposta, caberá ou não no seu bolso para começar a pagá-la.

Como consultar se o nome está sujo?

O SPC Brasil não disponibiliza a consulta de nomes negativados pela internet de forma gratuito, apenas presencialmente.

O consumidor deverá fazer sua consulta pessoalmente, comparecendo a um dos balcões de atendimento, levando o CPF original e um documento com foto.

Após realizar a consulta, ele receberá um extrato contendo os dados da empresa credora e o valor atualizado da dívida. Após isso, ele deverá entrar em contato diretamente com a empresa, e dar entrada a uma renegociação ou quitar o débito que está com pendência.

Também é possível consultar o CPF, comprando créditos pelo valor mínimo de R$9,90, e pagar por uma consulta online na loja virtual da SPC Brasil.

O Serasa permite que seja consultado de forma gratuita a situação do CPF, indo presencialmente nas agências da empresa espalhadas pelo Brasil.

eles também permitem fazer uma consulta gratuita pela internet, só que mais restrita, Através Do Limpa nome online. após realizar um cadastro fornecendo os dados pessoais, o programa mostra se o consumidor tem dívidas em aberto com as empresas participantes do programa.

porém essa consulta, só mostra pendências existentes com as 90 empresas que fazem parte do Limpa Nome Online, ela não permite a consulta à base completa do Serasa.

Empresas e instituições como: Casas Bahia, Anhanguera, Porto Seguro, Ponto Frio, Itaú, Claro, Oi, Carrefour, entre outras, fazem parte do programa.

Caso o consumidor esteja em dívida com alguma dessas empresas, ele pode fazer a negociação através do site mesmo.

Se o credor entrar com uma ação na justiça contra o devedor antes da dívida ‘’caducar’’, ou seja, antes do prazo de 5 anos (mesmo que seja um dia antes de acabar o prazo), a regra do ‘’caducamento’’ deixa de valer.

 Em uma situação assim, não existe prazo para a dívida caducar, o que passa a valer é o tempo que o processo vai demorar para ser concluído.

Além de ter chances maiores de conseguir um empréstimo, de fazer um financiamento ou até mesmo de adquirir um cartão de crédito, a pessoa que está em dia com suas contas, não precisa lidar com as diversas consequências da inadimplência. 

O melhor jeito de limpar o nome é organizar as finanças, ter prioridade com o pagamento das dívidas, e ter um controle maior do orçamento, para não cometer o mesmo erro futuramente.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.