Quanto tempo leva para sair o nome do Serasa?

Quando finalmente acabam de quitar as temidas dívidas, e ficam de vez com o nome limpo, muitos consumidores se perguntam quando podem fazer novas compras, e quando que fica validado de vez que não há mais restrições em seu nome.

O prazo é curto e não demanda quase nada de burocracia, para que enfim possa sair o nome do Serasa de vez.

Há sempre muitas dúvidas em relação ao trâmite: pagamento x pós pagamento, porém ele é feito de forma bem rápida e eficaz.

Passado o prazo e o nome continua restrito, o que fazer?

Lembrando que o Serasa é apenas um banco de dados, quem tem que validar o quitamento da dívida é a empresa credora, e ela tem até 5 dias para fazer isso, com mais um dia de validação para que o Serasa conclua o processo.

Então, para quem se pergunta quanto tempo leva para sair o nome do Serasa, a resposta é 6 dias somente.

No ato do pagamento, eles precisam entregar também, um comprovante ou um recibo, comprovando que a dívida está paga.

É necessário sempre guardar os comprovantes de pagamento ou da negociação que foi feita, caso seja necessário utilizar mais adiante.

Além do Serasa, existem outros órgãos de proteção ao crédito do consumidor, são eles:

  •  (SPC BRASIL) SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, e ele é gerenciado através da (CDL), Câmara de Dirigentes Lojistas;
  • (SCPC) SERVIÇO CENTRAL DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, que é conduzido pelo Boa Vista Serviços.

       Esses órgãos tem a função de juntar informações financeiras de milhares de pessoas, e direcionar para empresas e bancos.

O prazo da quitação começa a ser contado no mesmo dia em que o consumidor foi realizar essa ação.

Se passado o prazo de 6 dias, e o nome continuar negativado, primeiro de tudo o consumidor deve procurar a empresa a qual estava devendo, e questionar o porquê de o nome ainda estar com restrição.

    Caso a empresa demore para fazer isso, deve-se procurar um órgão de defesa do consumidor, como por exemplo o PROCON.

Outra opção é consultar o nome e verificar se o CPF está de fato zerado, consultando através do link: https://www.serasa.com.br/cadastrar?lcgec=b2c_calls_internos&lcgea=cadastro-ensina&lcgel=como-limpar-nome

É só digitar o CPF e ir em ‘’consultar’’.

É preciso também se atentar ao tipo de acordo que foi feito, caso a dívida tenha sido paga via boleto, que é um pagamento que é enviado para o banco, o banco precisa captar esse pagamento e depois comunicar a empresa credora.

Se o acordo foi feito parcelado, a partir do primeiro pagamento da primeira parcela, tem empresas que já costumam limpar o nome da pessoa, porém sempre ficando ciente que cada empresa tem uma política diferente da outra.

Programa feirão limpa nome

Há também a opção de zerar as dívidas sem sair de casa, através do Serasa Experian, de acordo com os dados deles, hoje no Brasil, há 60 milhões de pessoas endividadas.

O programa Feirão Limpa Nome, foi criado para que as pessoas possam sair do vermelho sem sair de casa, ao todo esse programa já limpou mais de 3 milhões de nomes no Brasil.

Ele é um feirão que conta com em média mil empresas participantes, e elas oferecem condições especiais de pagamento para quem quer se livrar do nome sujo, chegando em até 95% de desconto em algumas promoções.

Dentro do feirão há empresas de grande porte e até empresas menores que colaboram para que seus clientes possam pagar suas dívidas de forma fácil e segura.

Alguns exemplos de empresas colaboradoras que estão dentro do programa são: financeiras, bancos, colégios, supermercados, farmácias, imobiliárias, faculdades, entre outras.

É só verificar as dívidas que podem ser negociadas com as empresas participantes, escolher a melhor forma de pagamento, e imprimir e pagar o boleto bancário.

Porém, sempre é preciso ficar atento pois cada empresa tem suas próprias regras de acordo e negociação, então pode ser que isso mude de uma empresa para outra.

Após a dívida completar 5 anos, ela não fica mais no banco de dados do Serasa, no entanto, isso não significa que o déficit deixa de existir.

A financeira, a loja, ou o banco, no qual foi feito a dívida, ainda poderá fazer a cobrança, inclusive com os acréscimos de juros. Essa empresa pode também negar qualquer pedido de crédito que o consumidor venha a fazer.

Quando as contas fogem do controle, é preciso parar. É necessário que seja feito um planejamento de todo o orçamento da casa, incluindo gastos pessoais. Organização e economia, caminham lado a lado para que tudo esteja em dia, evitando grandes dores de cabeça e fugindo do terrível ‘’nome sujo’’.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.