Estou no Serasa indevidamente?

Ter o seu nome no Serasa indevidamente não é nada incomum de se ver. Nem por isso quer dizer que a plataforma é ruim ou não seja confiável já que na maioria das vezes quem pratica o erro são as empresas que não dão baixas nos pagamentos.

Muitas vezes esse problema tem a ver com empresas que não fazem a constatação do pagamento por algum erro no sistema ou perda de documentos. Ou em casos menos comuns de acontecer e o uso indevido do CPF.

É muito importante que você guarde pelo menos por um tempo todos os recibos de pagamentos, boletos ou qualquer outra forma que comprove o seu pagamento. Ela te ajudará a comprovar que a dívida foi paga e pedir uma possível indenização no caso de erro.

O que é estar com o nome indevidamente no Serasa?

São diversos os motivos, porém é ainda mais constrangedor quando a pessoa não tem consentimento da dívida e ao tentar comprar no prazo e não conseguir o crédito por causa da cobrança indevida.

Muitas vezes só se descobre essa dívida ao tentar conseguir crédito em algum banco, ou quando se chega uma notificação de cobrança em meio às demais correspondências.

Isso pode ser chocante, porém não é tão incomum quanto parece ser. Mas esse tipo de erro vem acontecendo cada vez com mais frequência.

Como posso ficar com o nome indevidamente no Serasa?

O nome é incluído no cadastro de devedores do Serasa quando se deixa de pagar por um serviço ou compra e o estabelecimento comercial insere o nome da pessoa no cadastro. Essa atitude se chama protestar pelo nome.

Isso vale para pessoas físicas e pessoas jurídicas, esses transtornos ocorrem quando o cliente passa por uma crise ou por algum outro motivo não realizar o pagamento de suas dívidas.

Para evitar o protesto do nome e interessante pesquisar as formas de renegociação da dívida para que seu nome não acabe indo para o Serasa

Como uma cobrança indevida pode me prejudicar?

Essas cobranças impactam diretamente no seu score. E uma nota que o Serasa te dá para indicar se você é um bom pagador ou não. Ser um bom pagador te dá vantagens no mercado para adquirir crédito de forma mais fácil.

Ao pedir um crédito em algum banco, instituição financeira ou comprar no prazo em alguma loja, ou de entrada e algum financiamento. Se possuir dívidas em seu nome seu score estará baixo e comprar no prazo ou dar entrada em um financiamento não será possível.

O nome indevidamente no Serasa rende indenização?

Receber cobrança de uma dívida já é desconfortável, imagina receber uma cobrança que você não faz ideia do que se trata, é apavorante.

Ter seu nome inserido indevidamente no Serasa pode gerar uma reparação por danos morais.

O consumidor que se sentir prejudicado pode entrar com uma ação judicial e receber uma reparação para reparar os danos causados. Tanto danos morais quanto materiais.

O direito de indenização permanece mesmo que a empresa que inscreveu seu nome assuma o erro e retire o nome do Serasa. Por mais que a dívida não conste mais no sistema do Serasa mais a empresa em algum momento colocou lá de forma errada não retira a responsabilidade da empresa sobre o erro.

Como comprovar que o nome está indevidamente no Serasa?

Para comprovar que seu CPF está negativado de forma indevida, é necessário buscar o comprovante de CPF negativado.

Outra parte importante é ter em mãos os comprovantes de pagamento da dívida caso já tenha sido pago. Caso nunca tenha feito a dívida será uma tarefa trabalhosa para provar que a dívida não é sua.

Também serve como prova, troca de e-mails, extrato bancário dentre outros.

Quando pedir indenização por nome indevido no Serasa?

Essa dúvida é bem comum, saber o momento certo de fazer o pedido de indenização. Então vamos ver algumas ocasiões para fazer o pedido.

Quando o nome estiver em protesto por mais de 5 anos pela mesma dívida;

O consumidor nunca adquiriu nenhum serviço ou produto da empresa que inscreveu o nome no Serasa;

Se a dívida foi quitada, mas o nome não saiu do sistema;

Dívidas vencidas, período maior que 5 anos.

Se algum desses itens na lista se encaixa no seu caso, não deixe de ir atrás de seus direitos.

Para uma melhor segurança na hora de abrir uma ação judicial é aconselhável para que tenha uma indenização justa. O advogado também irá te ajudar a recolher todos os documentos necessários para abrir uma ação e te auxiliará durante todo o processo.

Um advogado é importante, pois ele pode achar outras coisas ilegais que te beneficia no momento da petição da indenização.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.