O que é abono salarial?

O famoso abono salarial é pago automaticamente anualmente para trabalhadores do setor privado e empresas listadas que receberam em média os dois salários mínimos mais altos nos últimos 12 meses.

Os benefícios têm o salário mínimo máximo. A data de pagamento varia de acordo com o mês de aniversário do funcionário.

Quem tem direito ao abono salarial?

Os abonos salariais são pagos aos trabalhadores das empresas privadas cadastradas no Programa de Inclusão Social (PIS) há pelo menos cinco anos, ou pelo menos cinco anos atrás, aos trabalhadores das empresas públicas cadastradas no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que atendem a seguintes reivindicações:

  • O empregador informou corretamente os dados constantes da lista anual de informações sociais (Raiz ou eSocial).
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias de carteira assinada e no máximo 12 meses dentro do período de 1 anos;
  • No ano base considerado no cálculo do abono, quem recebe em média os dois salários mínimos.

O direito ao abono salarial é destinado aos empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Valor do abono salarial?

Esse valor é calculado com base no salário mínimo e na quantidade de meses trabalhados com carteira de trabalho assinada. O trabalhador que trabalhou mais tempo tem direito a um valor superior.

Como receber o abono salarial?

Trabalhadores de empresa privada:

O beneficiário pode consultar o saldo no site da Caixa Econômica Federal. Para receber esse valor, o cidadão pode dirigir-se à agência da Caixa com documento oficial com foto e CPF.

Para sacar bônus salariais em caixas eletrônicos, loterias ou correspondentes da Caixa, é necessário possuir um cartão de cidadão. Quem não tem conta pode sacar o abono salarial no agente bancário correspondente da Caixa.

Já os trabalhadores cadastrados no PASEP devem comparecer ao Banco do Brasil e realizar o mesmo atendimento, mediante seus documentos originais com foto solicitar o saque do PASEP.

Abono Salarial e PIS é a mesma coisa?

Para receber o abono salarial no mês indicado, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto e número de inscrição no PIS / PASEP. Lembre-se de que o subsídio estará disponível para retirada antes de 30 de junho de 2021.

Após esta data, a cota só poderá ser utilizada novamente no próximo calendário. Se você não sacar seu bônus salarial dentro do prazo, poderá sacar o abono salarial nos calendários a seguir por um período máximo de cinco anos.

Qual é o valor do abono salarial?

De acordo com a Lei nº 13.134 / 15, o subsídio de salário atual é proporcional à vida útil do empregado no ano-base relevante. O valor do benefício é calculado multiplicando-se o número de meses trabalhados no ano base por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O trabalhador deve ter carteira assinada com cada empresa para trabalhar pelo menos 30 dias no ano base, condição para fazer jus ao abono salarial, sendo que cada mês de trabalho equivale a 1/12 do salário mínimo, ou seja, se a duração for a mesma, você receberá 15 dias ou mais de renda.

O valor do salário mínimo vigente é de R$ 1.100,00.

Como verificar o abono salarial pelo aplicativo Caixa Trabalhador?

Na App Caixa Trabalhador, é possível encontrar informações sobre o subsídio de salário e seguro-desemprego, consultar o calendário de pagamentos, consultar as prestações já emitidas e ainda tirar dúvidas. Apenas alguns toques em todos eles.

Como sacar o abono salarial?

  1. Para sacar o seu abono salarial o primeiro passo a ser fazer é verificar o calendário de pagamento do seu abono salarial;
  2. Separe toda as documentações necessárias;
  3. Saques, confira as opções de como fazer.
  • Quem tem o cartão de cidadania pode sacar dinheiro na Caixa, nos agentes da Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos lotéricos.
  • Quem não tem cartão deve dirigir-se à agência da Caixa para apresentar o documento de identificação oficial. Na ocasião, os trabalhadores poderiam aproveitar a oportunidade para solicitar o cartão de cidadania e registrar uma senha.
  • Se o saldo ultrapassar R $ 1,00 e mudar, qualquer pessoa com conta pessoal na CAIXA pode depositar o produto diretamente na conta.
  • Desde que a senha seja cadastrada na agência e o beneficiário não possua o cartão de cidadania, ele poderá receber a bolsa de anos anteriores e o RG com senha e CPF nas Casas Lotéricas.

O abono salarial é um benefício pago pelo Governo que é direito do trabalhador, é importante que você consulte se tem direito e como consultar, caso tenha direito. Verifique o calendário de pagamento e realize o saque dentro do prazo, todos os beneficiários terão até junho de 2021 para realizar o saque, caso contrário os valores não sacados voltarão para Governo Federal.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.