O que é NIT?

São tantos documentos que rodeiam o nosso dia a dia que as vezes mal sabemos a importância de todos eles, aí lhe pergunto: você sabe o que é NIT? Para que ele serve? Como funciona?

NIT significa Número de Registro do Trabalhador NIT, que se aplica a todo o pessoal que nunca assinou um contrato formal e, portanto, se aplica a todos os trabalhadores autônomos.

O NIT pode ser obtido diretamente no departamento de previdência social. Isso porque o INSS é o único benefício que pode ser recolhido por autônomos, pessoas físicas, empregadas domésticas, etc.

Caso o contribuinte possua registro no NIT e comece a trabalhar em empresa privada, o empregador deve cadastrar o empregado no PIS. O mesmo vale para quem vai atuar na iniciativa pública, a diferença é que, neste caso, o cadastro é feito no PASEP.

Tal como acontece com outros programas, ao registrar-se no PIS ou PASEP no futuro, o registro NIT não será alterado. Todos são equivalentes. Para contribuintes cadastrados no PIS / PASEP e cadastrados no NIT, o número será o mesmo do NIT.

PIS/PASEP é a mesma coisa?

Ambos os programas contribuem com a sociedade, visando identificar trabalhadores brasileiros com carteira assinada e, portanto, elegíveis a subsídios governamentais.

Conforme mencionado anteriormente, o PIS é o cadastro de empregados de empresas privadas brasileiras. O PASEP (plano de formação do sistema de herança de servidores) é voltado para servidores públicos brasileiros.

Este número está inscrito no cartão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ou nos documentos de cadastro do empregado. Portanto, se a pessoa for cadastrada em entidade pública ou empresa privada, ela será cadastrada no PIS ou no PASEP.

Como fazer a inscrição do NIT pela internet?

Para obter o NIT pela Internet, basta acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e inserir dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Além de não estar inscrito em nenhum outro plano governamental, você deve ter 16 anos e se enquadrar em uma das categorias seguradas (contribuintes individuais, empregados domésticos ou segurados especiais), e informar que as instruções constam no site de opções para realizar atividades.

Tutorial completo de como consultar o NIT pelo Cisnet:

  1. Se você já possui um número do NIT, seu primeiro passo é acessar o site oficial através do www.cnisnet.inss.gov.br;
  2. Logo no canto superior, selecione inscrição e em seguida filiação;
  3. Em seguida preencha todos os dados pessoais solicitados no site essa parte é bem autoexplicativa, basta apenas informar o que é solicitado;
  4. Marque a opção de segurança não sou um robô e em seguida clique em continuar;
  5. Basta em seguida conferir a numeração do seu NIT.

Como consultar o NIT através do CadÚnico?

Para realizar a consulta através do CadÚnico é bem simples e fácil, siga o tutorial explicativo a seguir:

  1. Acesse www.meucadunico.cidadania.gov.br;
  2. Percorra a tela até encontrar o formulário. Preencha os dados com nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Marque a opção “Não sou um robô, e a seguir clique em” Emitir certidão “.
  3. No campo nomeado como NIS você consegue verificar qual é o número do mesmo;
  4. Pronto, consulta foi realizada com sucesso.

NIS e PIS é a mesma coisa? Podemos considerar o mesmo benefício?

PIS e NIS também conhecido como NIT são o mesmo número, mas a diferença está em como eles são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo denominado Sistema Nacional de Cadastro de Informações Sociais (CNIS), produzido pela Caixa.

O NIS é um aplicativo para todos que têm direito ao recebimento de determinados tipos de benefícios sociais do governo federal, como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra etc.

Portanto, o NIS pode identificar quem tem direito aos benefícios, mesmo para aqueles que não estão trabalhando.

Para o PIS, o cadastro só se aplica a quem possui carteira de trabalho assinada com empresa privada. O registo é gerado no primeiro emprego e serve para consultar e obter os benefícios geridos pela Caixa.

Atenção!

Se o cidadão passar a usar a carteira assinada para alguma atividade, o cadastro do NIS será registrado no PIS, e ambos são equivalentes. Então, o registro do PIS se tornará o registro do NIS com informações mais detalhadas e dados do empregador.

Independentemente da futura aposentadoria, os contribuintes devem prestar atenção aos registros do empregador sobre a relação de trabalho estabelecida e os benefícios recebidos ao longo dos anos.

Portanto, é importante que o contribuinte esteja atento ao recolhimento ao INSS para efetuar o cálculo correto. Portanto, é fundamental saber o que significa cada sigla (PIS, NIS, PASEP e NIT) para saber a data, mês e ano em que pode se aposentar.

É por isso, que independente da nomenclatura esse benefício é tão importante.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.