2 via carteira de trabalho: veja como funciona

Perder a carteira de trabalho pode ser um grande problema, principalmente para profissionais que estão em busca de um outro emprego. É preciso fazer uma 2ª via da carteira de trabalho, e isso pode ser complicado.

Por sorte, existem vários meios de retirar o documento, inclusive pode-se agendar a emissão online. Há nos dias atuais uma busca por se facilitar a emissão da carteira, visando facilitar a vida dos profissionais.

É necessário tirar a 2ª via da carteira de trabalho rapidamente. O documento é obrigatório, além de ser importante para registrar todo o histórico profissional do trabalhador. A carteira também informa sua data de admissão e de demissão, salário, pagamento de seguro-desemprego, o PIS, entre outras informações.

A utilização desse documento garante aos trabalhadores direitos como aposentadoria, seguro-desemprego e FGTS. Afinal, são direitos garantidos por lei e você precisa da carteira de trabalho para confirmar as suas informações pessoais.

Caso você tenha perdido a sua carteira, é indicado que faça um boletim de ocorrência junto à polícia, para evitar fraudes e outros problemas com seus dados. Eles são as suas informações pessoais e você não vai querer que elas fiquem com terceiros, certo?

É preciso proteger seus dados, e dessa forma garantir que as suas informações não caiam em mãos erradas. Por isso é preciso agilizar logo a sua 2 via da carteira de trabalho, fazendo o necessário para que você regularize logo a situação.

Como tirar a 2 via da carteira de trabalho

Você pode agendar através da internet pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) caso seu município disponibilize este serviço. No entanto, em caso negativo, procure a unidade do Ministério do Trabalho mais próxima de você.

Para agendar a emissão da 2 via de seu documento, você pode também ligar para o número 158, a Central do Alô Trabalho, onde terá as informações necessárias para emitir o novo documento.

Caso você possa fazer o agendamento da emissão da 2 via da sua carteira de trabalho em sua cidade, você pode por exemplo, ir no site do Ministério do Trabalho, preencher os campos necessários, inserir o código de segurança, e preencher no campo de tipo de atendimento, colocando “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.

Selecione a unidade mais próxima de você, escolha a data e horário, preencha os campos com mais algumas informações pessoais e clique em agendar. Dessa forma você marcará o dia e a hora de fazer a emissão.

Documentos necessários para tirar a 2 via da carteira de trabalho

Os documentos para se fazer a 2 via do documento são o comprovante de residência, RG ou CNH, comprovação de estado civil, Documento comprovando o número da carteira anterior e o boletim de ocorrência.

Para resgatar seus registros antigos é preciso ter em mãos o recibo do FGTS, comprovante de seguro-desemprego, contracheque e recibo de férias. Em suma, deve ter suas informações profissionais disponíveis para a consulta.

Nesse sentido, dê uma boa olhada nos documentos e garanta que não falte nada. São muitos e devem constar nas informações que você dará ao ministério do trabalho para assim resgatar os seus dados e emitir uma nova carteira.

Ademais, é indicado que se leve os documentos originais para se evitar problemas na hora de emitir a carteira de trabalho. Em caso de dúvida ligue no ministério para saber se está portando os documentos certos.

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes da vida profissional de uma pessoa. Deve-se, portanto, fazer a 2 via o mais rápido possível, para assim, garantir seus direitos de cidadão e trabalhador.

Perder o documento pode causar uma tremenda dor de cabeça, por isso, é importante ficar atento e se informar melhor no site ou no telefone do Ministério do Trabalho, onde obterá informações sobre como proceder.

Fazendo a 2 via de sua carteira de trabalho você estará pronto para seguir normalmente a sua vida profissional sem se preocupar que pessoas de má índole possam estar com seu documento em mãos.

A importância da carteira de trabalho

A carteira de trabalho é um documento essencial para os profissionais que desejam trabalhar formalmente nas empresas. Ela garante seus direitos trabalhistas, visto que informa os dados de sua vida profissional.

Com base nos documentos necessários, agende uma visita ao núcleo do Ministério do Trabalho em sua cidade e emita a 2 via da carteira de trabalho. Em pouco tempo você terá o novo documento em suas mãos.

Em suma, emitindo a 2 via do documento você garante que está em dia com o Ministério do Trabalho e tanto você quanto a empresa onde está empregado estarão comprometidos com a formalidade dos vínculos empregatícios.

A carteira de trabalho é um documento essencial para o profissional formal. Ela garante seus direitos e deveres e deve ser bem cuidada, visto a importância que a carteira possui.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.