Carteira de trabalho digital como fazer: veja como funciona

A carteira de trabalho e previdência social é um documento obrigatório que garante todos os direitos e deveres do trabalhador. Atualmente é possível gerar uma versão app que substitui a tradicional. Veremos como fazer a carteira de trabalho digital.

Ela contém todas as informações do trabalhador, desde sua entrada na empresa, a saída, salário, férias, etc. Antes era preciso consultar a versão física da carteira. Hoje em dia as coisas mudaram e é possível obter estas informações de diversas maneiras, para isso, basta uma conferida na internet.

A carteira de trabalho digital foi transformada em um documento oficial em 2019. Desde então ela pôde substituir a versão física da mesma. Sua versão digital está disponível para Android e IOS e também pode ser acessada pelo site do governo.

Os dados do trabalhador como os do contrato trabalhista, anotações de férias, décimo terceiro, entre outros, são enviados via sistema eSocial cruzando-as com a base de informações do governo.

Neste sentido, é importante frisar que as informações do profissional estarão disponíveis na web, tornando mais fácil a sua consulta, desatrelando as informações do meio físico.

Assim sendo, para fazer uma carteira digital é necessário ir ao site gov.br realizar o seu cadastro. A partir daí o profissional deve preencher os formulários contidos no site.

Como fazer uma carteira de trabalho digital

  • Dentro do site gov.br clique em criar conta.
  • Preencha os campos informando suas informações pessoais.
  • Defina se vai ativar a conta por sms ou e-mail.
  • Acesse seu e-mail ou seu celular para definir uma senha.

Depois de criar a sua conta você pode baixar o aplicativo para Android ou iPhone. Entre e coloque seu CPF e senha cadastrada. Confirme as informações pessoais solicitadas. Pronto, já pode consultar seus dados básicos e vínculos empregatícios.

Para saber mais detalhes sobre seus vínculos empregatícios, será necessária uma segunda confirmação da identidade com informações sobre contratos anteriores. Confirmando estes dados corretamente não há como ter o cadastro bloqueado.

A carteira de trabalho pelo smartphone possui ainda a vantagem de ter seu CPF como o número do documento. Caso ainda tenha a carteira física, é recomendado que se guarde o documento.

Benefícios da carteira de trabalho digital

Entre os benefícios de se ter uma carteira digital, destacam-se a redução do tempo de atendimento, agilidade no acesso aos dados trabalhistas e a integração das bases de informações do Ministério da Economia.

Ademais, pode-se ainda conferir o FGTS, histórico trabalhista, abono salarial PIS-PASEP, solicitar o seguro-desemprego, além é claro, das informações pertinentes a quem está contratando, como histórico profissional.

O objetivo da implantação da carteira digital é facilitar a vida do trabalhador, favorecendo o atendimento da CLT de forma rápida, prática e segura. O profissional poderá acessá-la sempre que quiser, buscando as informações contidas nela.

Do mesmo modo, o contratante também terá maior facilidade em encontrar os dados do trabalhador, visto que pode coletar as informações direto da internet. Com uma pesquisa rápida ele saberá todos os detalhes que procura acerca de seu funcionário.

A carteira digital também facilita a identificação de informações falsas e de inconsistências no documento. É uma forma da empresa se precaver e ter mais segurança na hora de contratar um funcionário.

O governo e os cidadãos ficam protegidos de fraudes que podem prejudicar a economia e os direitos trabalhistas. Com a carteira digitalizada as informações são acessadas de forma rápida e segura.

Posteriormente, o trabalhador pode acessar de forma rápida suas informações pessoais e trabalhistas, tendo em mãos seu celular ou então um computador. Como os dados são cruzados, pode-se garantir a sua veracidade.

Como funciona a carteira de trabalho digital

A primeira aba do aplicativo, conta com os dados da qualificação do trabalhador, como número da carteira, do PIS, CPF, filiação e nacionalidade. A segunda aba possui informações sobre os vínculos empregatícios.

Em suma, é um sistema intuitivo e fácil de usar. Não deve haver problemas para se utilizar o aplicativo. Após se acostumar é possível acessar as informações necessárias em um piscar de olhos.

Neste sentido, a carteira digital é uma forma de agilizar a consulta a dados empregatícios de funcionários contratados ou não. É uma forma mais atual de se fazer valer os direitos trabalhistas.

Os dados do profissional estarão disponíveis para consulta rapidamente quando requisitados. É uma nova forma de se acessar informações que antes eram dadas apenas pela carteira física do documento. Dessa maneira, o meio digital é uma evolução e tanto para os trabalhadores e empresas.

Há várias vantagens de se tirar uma carteira digital, uma delas é que se agiliza o processo, acabando com as filas nas repartições públicas. O serviço pode ser feito todo via web, fazendo com que se desburocratize o processo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.