Carteira de Trabalho Digital Bryan Rezende

Carteira de trabalho digital como funciona: veja como funciona

A carteira de trabalho digital funciona como um prolongamento de carteira física. Através dela você pode ter as informações contidas no documento sempre que precisar. Ela visa a facilitar a vida do trabalhador.

A carteira é um dos documentos mais importantes do trabalhador. É onde são colocadas informações sobre a experiência dos profissionais, além dos últimos salários e outras informações pertinentes.

Desde 2019, a carteira de trabalho digital está disponível para os profissionais que desejam ter na mão as informações mais pertinentes de seus documentos. Ela não retira a importância da carteira impressa, mas serve muito bem como objeto de consulta.

A carteira pode ser acessada tanto por celulares quanto por computadores. É um avanço e tanto que garante mais transparência na relação empregado e gerência. Ela garante o acesso às informações mesmo sem ter em mãos a carteira física.

De acordo com o governo federal, a carteira digital conquistou cerca de 570 milhões de acessos desde que foi criada. É uma marca e tanta, é como se o dobro de toda a população do Brasil tivesse acessado o documento.

A carteira de trabalho

É um documento que comprova uma relação de patrão e empregado. Na carteira estão inseridas informações como o cargo, a data de admissão, as férias, o salário, entre outras informações pertinentes.

O empregado que trabalha assinando a sua carteira obtém diversos direitos e deveres, sendo resguardado pelas normas da CLT. Do mesmo modo, o empregador também tem seus direitos garantidos, sendo por eles resguardado.

A carteira de trabalho também é utilizada para fins previdenciários, além dos trabalhistas. É com ela que se comprovam o tempo de serviço, sendo utilizada para cálculos para a aposentadoria, entre outros.

O documento é obrigatório, e deve ser preenchido a cada vez que se faça uma nova relação empregatícia. Ademais, o documento pode também ajudar o empregador que pode utilizá-lo, por exemplo, para entrar em contato com a antiga firma em que o profissional trabalhava, para ver como ele se sairá por lá.

É uma carteira que foi introduzida na sociedade na época do governo de Getúlio Vargas. Desde lá ela teve algumas atualizações e agora temos a carteira de trabalho digital como um novo acesso aos dados e informações trabalhistas.

Carteira de trabalho digital : Digitalização

A carteira foi feita visando desburocratizar processos e facilitar o empreendimento. É uma forma mais prática de acesso às informações. A tecnologia está aí para o bem tanto do trabalhador quanto do patrão.

A digitalização da carteira de trabalho digital foi um passo importante para que todo profissional e as empresas que o contrataram possam acessar rapidamente as informações trabalhistas.

Segundo a portaria que instituiu a digitalização da carteira, toda pessoa que possui um CPF possui o documento digitalizado. No entanto, é necessário que o cidadão faça a habilitação do documento.

Depois de habilitada, o empregado pode acessar as informações do seu celular ou até pelo site do governo. Ou seja, ele pode buscar informações no ambiente online, digital, facilitando a obtenção de dados importantes para o trabalhador.

Mudanças na contratação

A digitalização de documentos trabalhistas é uma tentativa do governo de facilitar e unificar as obrigações relativas ao trabalho. Chamado de eSocial, o projeto visa a desburocratização juntando todas as informações relativas ao trabalhador em um só lugar.

Criado em 2014, o eSocial foi opcional no começo, mas depois de um tempo se tornou obrigatório. Essa mudança significa que as empresas que se utilizam do eSocial não precisam mais preencher as informações na carteira.

Ao preencher seus dados no sistema, as informações serão lançadas diretamente na carteira digital. Essa mudança facilitou a admissão dos trabalhadores das empresas.

Os dados do trabalhador estarão disponíveis no meio digital. Tanto ele quanto o empregador podem acessar essas informações, facilitando e otimizando o processo não só da contratação, mas da garantia dos direitos trabalhistas.

Os empregados, no momento da contratação, devem apenas informar seu CPF para dessa forma a empresa se conectar ao site do governo poder ver os dados de seu futuro colaborador.

Vantagens da mudança

A empresa que trabalha com a carteira digitalizada ganha na agilização do processo de admissão do funcionário. O colaborador não precisa mais levar o documento para que seja admitido.

O empregado pode acessar as informações sempre que julgar necessário. Como o processo digital é mais prático, o trabalhador evita filas, fazendo com que ele obtenha os dados e informações sem burocracia.

A carteira de trabalho digital é mais uma ferramenta útil tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Através dela, as informações dos trabalhadores poderão ser acessadas de qualquer lugar do mundo.

O trabalhador que busca se recolocar deve buscar as informações necessárias para digitalizar a carteira de trabalho. Ademais, é um processo rápido e instintivo. Logo, a admissão será feita com maior rapidez e praticidade.

Avatar

Sobre o autor | Website

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Para falar comigo basta enviar um e-mail para: contato@ac61827-17112.agiuscloud.net

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.