Fazer carteira de trabalho online: veja como funciona

A internet veio como um facilitador da vida de muitas pessoas. Hoje em dia tudo está na web e um documento tão importante como a carteira de trabalho não poderia ficar de fora. A carteira de trabalho online está aí para ajudar muitos profissionais.

O registro é um dos mais importantes na vida dos profissionais por ter informações relacionadas ao processo trabalhista. No documento há as datas de contratação e desligamento do funcionário, além de outras informações e dados relacionados a sua vida profissional.

A carteira de trabalho online pode ser feita via celulares ou pelo computador de forma gratuita. É preciso baixar o app do documento e utilizá-lo tanto nas versões Android quanto IOS.

Caso o profissional não possua celular, ele pode ainda fazer a carteira através da página do Ministério do Trabalho, onde ele preencherá os campos necessários com suas informações pessoais. Para isso ele precisará fazer um cadastro na página.

A identificação de sua carteira é o CPF, facilitando o trabalho do profissional. Mesmo que ele ainda possua a carteira física, o número do documento digital ainda é o CPF.

A carteira online pode substituir a carteira física, visto que desde 2019 ela foi a substituta do documento virtual. No entanto, é indicado que ainda se guarde o documento tradicional, caso aja alguma eventualidade.

Entretanto, deve-se ressaltar que a carteira não pode ser empregada como documento de identificação. Ela é utilizada apenas como acompanhamento do contrato de trabalho.

Como fazer a carteira de trabalho online

O empregador pode acessar os dados do funcionário através do site eSocial, que é um sistema do governo onde se pode acessar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. No documento digital ele não precisa fazer nenhuma anotação na carteira física.

O trabalhador também tem a vida facilitada. Informando seu CPF na contratação ele disponibiliza seus dados trabalhistas. Dados como os dos contratos, informações como férias e trabalho estarão lá.

O profissional pode acompanhar estas informações de qualquer lugar, utilizando seu celular ou um computador. Dessa forma ele tem em mãos os dados profissionais e poderá utilizá-los sempre que necessitar.

Atualmente, todos os cidadãos brasileiros que possuem CPF têm também a carteira digital. Não é preciso emiti-la. Mesmo a pessoa que nunca trabalhou formalmente possui o documento, para isso basta acessá-lo.

Para conectar seu documento digital, basta entrar no site acesso.gov.br, informar dados pessoais como CPF, nome, data de nascimento, nome materno e do estado onde reside.

Posteriormente você irá para um questionário onde responderá cinco perguntas sobre a sua vida profissional. Depois disso, receberá uma senha temporária que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Depois de se cadastrar, sua carteira online estará disponível através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, tanto para IPhone quanto para Android. Você pode também acessar seus dados através da página do Ministério do Trabalho.

Entretanto, se você for contratado por um empregador que não possua o eSocial, você deve utilizar seu documento físico no modo tradicional. Caso não o tenha, você pode solicitar a emissão através do telefone 158.

Importância da carteira de trabalho

A carteira online é uma maneira de facilitar a vida tanto do profissional quanto a do empregador, por otimizar o acesso aos dados relacionados ao histórico profissional do empregado. Sua utilização tem como intuito desburocratizar a admissão do funcionário.

É preciso ainda conservar o seu documento físico visto que a carteira digital pode conter erros. Dessa forma você fica livre de quaisquer percalços envolvendo a sua digitalização.

Quem não possui a carteira física, mas possui CPF tem o documento digital, precisando apenas preencher os formulários do cadastro para entrar com seus dados trabalhistas.

A carteira de trabalho é muito importante para a vida do profissional. Com ela o trabalhador garante seus direitos trabalhistas e comprova com seu documento a sua experiência profissional.

O processo para a emissão desse documento era muito demorado, o que levou o governo a colocá-la no meio digital fazendo com que desburocratizar o procedimento trazendo facilidades tanto para o profissional quanto para o contratante.

A emissão da carteira tornou-se mais acessível a todos, fazendo com que a emissão fique mais prática e simples, contribuindo para uma maior formalidade no mercado de trabalho.

Fazer uma carteira online é fácil. O site e o aplicativo são muito instintivos, o preenchimento das informações pessoais não demora muito tempo. Rapidamente você já terá o seu documento em mãos.

A carteira de trabalho permite que você formalize sua profissão, dessa forma você se insere no mercado de trabalho de acordo com a lei, garantindo seus direitos e deveres. É um ótimo instrumento ao dispor de todos os cidadãos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.