Como emitir nota fiscal MEI: Saiba tudo sobre como emitir nota fiscal e profissionalizar o seu negócio

Aqui você confere tudo sobre como emitir sua nota fiscal MEI! Primeiramente, uma das melhores coisas na quando você abre o seu tão estimado e querido MEI é, em certa medida, ter a possibilidade total de entregar Notas Fiscais aos seus clientes.

Ou seja, desde que você tenha CNPJ e tenha se tornado pessoa jurídica. Sendo assim, saiba de uma coisa: não é obrigatório para o MEI emitir a nota fiscal para os clientes não corporativos. Dessa forma, a emissão da NF é obrigatória apenas para os clientes da PJ.

No entanto, a emissão de uma fatura não é algo a que você tenha acesso automático assim que criar sua conta como MEI.

É necessário seguir alguns passos antes de emitir suas primeiras notas fiscais.

O problema da burocracia

Primordialmente, um complexo arcabouço de normas e regulamentações, muitas vezes mal organizadas. Tudo isso tornava o entendimento consolidado desses procedimentos, especialmente aqueles subjacentes ao regime de licenciamento de empresas, uma tarefa extremamente difícil, mesmo para operadores especializados em comércio exterior.

A falta de padronização de procedimentos, a incerteza sobre os requisitos e o aumento dos custos devido à papelada exigida, de alguma forma, criou uma barreira o empreendedor pequeno.

Dessa forma, isso mudou com a criação do MEI. Saiba que emitir nota fiscal MEI é um grande passo para o seu negócio.

Como emitir nota fiscal MEI

Em primeiro lugar, saiba que emitir uma nota fiscal MEI é tarefa extremamente fácil. Ou seja, qualquer um pode fazer. Encontre a Secretaria da Fazenda da sua cidade.

Dessa forma, a sua empresa necessita de uma Autorização de Impressão de Documento Fiscal. Em análise, com esse documento você está autorizado tanto de fazer suas notas fiscais quanto pedir à para seu município que emita a NF-e.

Sendo assim, você depende do seu munícipio, para que esse processo seja feito online ou não.

Além disso, uma coisa curiosa, ao reservar um quarto em um hotel, você verá uma placa atrás do caixa dizendo “Solicite um recibo / fatura”. Isso está sendo feito para evitar que negócios vendam sem emitir e registrar as vendas nas contas.

É por isso que a maioria dos 26 estados brasileiros decidiu implementar um sistema para atrair os clientes a solicitarem uma nota fiscal (Nota Fiscal) o máximo possível. Hoje, ao exigir um recibo, o cliente pode ganhar dinheiro!

Como? O cliente informa o seu CPF ao vendedor que então insere o número no sistema do fisco municipal. Incrível né? Emitir nota fiscal MEI pode ajudar o seu cliente.

Portanto, não esqueça que não são todos os estados e municípios que permitem a emissão de nota fiscal eletrônica para o MEI. Nestes casos, será necessária a impressão da Nota Fiscal da Nota Fiscal após a obtenção do AIDF ou solicitação da emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica.

Os pequenos negócios

Os termos “negócios informais” e “empreendedorismo de necessidade” frequentemente aparecem na retórica em torno das MEIs brasileiras. Bem, os termos são relativamente imprecisos, visto que esses 14 milhões possuem registros formais de empresas (CNPJ), ou de outra forma, ofusca as verdadeiras motivações, talentos e potenciais de tantas empresas.

Onde os MEIs brasileiros enfrentam desafios mais singulares é em sua formação, ou melhor, na falta dela. Apenas 23% dos proprietários de negócios participaram de qualquer treinamento formal, o que significa que a maioria não abre seus negócios preparados para rastrear suas finanças e operações sistematicamente desde o primeiro dia. 42% dos empresários MEI concluíram apenas o ensino médio, enquanto 38% concluíram menos.

Confira outros artigos no nosso site sobe como emitir nota fiscal MEI.

Emitir certificado MEI

O Certificado MEI é um registo pessoal e intransferível que corresponde à constituição da empresa. É emitida pelo portal do empresário após a formalização do MEI, registro no CNPJ e na Junta Comercial. Possui vários componentes:

  • Identificação de MEI;
  • Situação atual da situação do Microempreendedor Individual e respectiva data;
  • Números de registro, licença de operação e licenças, se houver;
  • Endereço da empresa;
  • Informação adicional;
  • Dados que comprovem a validade da Licença de Autorização e Funcionamento Provisório, incluindo o Termo de Ciência e Responsabilidade com efeito de Autorização de Licença e Funcionamento Provisório;
  • Informações sobre sua finalidade e aceitação.

Emitir nota fiscal MEI é o seu negócio profissionalizado.

Existem impostos no MEI?

Mensalmente o Microempreendedor Pessoa Física deve recolher um tributo denominado DAS-MEI (Documento de Arrecadação Simplificada), que funciona como um tributo único que o MEI recolheu em substituição a diversos outros tributos, como IRPJ, PIS, COFINS, entre outros.

Ou seja, este é o único pagamento que o MEI deve fazer de impostos.

Para não se esquecer de pagar o DAS-MEI e acumular débitos pendentes, você pode colocar o pagamento do cartão em débito automático.

Além disso, emitir nota fiscal MEI pode criar uma imagem de responsabilidade para o seu empreendimento.

Conheça o Portal do Empreendedor

O portal do empreendedor, portal do MEI ou portal do microempreendedor individual foi criado para que os MEIs possam resolver tudo no mesmo local.

Além de o microempreendedor ter acesso às últimas notícias relevantes e à legislação detalhada, ele também pode contratar serviços sem muita burocracia e resolver uma série de questões. Ele pode auxiliar você com qualquer problema sobre MEI.

Emitir nota fiscal MEI é cuidar do seu cliente!

E agora?

Antes de qualquer coisa, se você vende apenas no seu estado, não precisa emitir este tipo de Nota Fiscal. Entretanto, agora que você já sabe emitir nota fiscal MEI, é uma boa forma de profissionalizar o seu negócio. Embora muitas MEIs no Brasil possam parecer empreendimentos de necessidade, apenas 30% dos proprietários de empresas MPE citam o desemprego como a razão pela qual abriram seus negócios. 17% começaram seus negócios porque perceberam uma oportunidade de negócio, 13% queriam ser seus próprios patrões e outros 12% começaram porque o trabalho era realmente sua paixão. Em outras palavras, o empreendedorismo MEI segue o mesmo padrão que qualquer outra forma de empreendedorismo. É a busca do lucro com paixão.

Dessa forma, não perca tempo, abra seu MEI e confira outros artigos no nosso site.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.