Quais as profissões mais simples para começar a trabalhar home office?

O home office chegou para ficar e com isso, as profissões em home office estão em alta. 

Mas, quais são essas profissões e no que elas diferem de profissões mais tradicionais, que necessitam de trabalho presencial? 

Vamos descrever as profissões em alta em home office e quais são os seus diferenciais, para quem deseja adentrar neste mercado. Confira! 

  1. Profissões em alta para home office 

Para quem deseja incorporar o estilo de teletrabalho, ou seja, home office, que nada mais é do que trabalhar de casa, essas são algumas profissões que permitem isso. 

Note que vamos começar com profissões tradicionais e depois, falaremos de outras profissões, as quais são bastante atuais e que também tem no home office, sua característica principal. 

  1. 1 – Contador 

O contador é aquele profissional responsável pela contabilidade de uma empresa, por exemplo, além de realizar outras demandas para pessoas físicas, como a declaração anual de imposto de renda. 

Como todas as empresas necessitam de administração financeira, bem como a realização de demandas de pessoas físicas, como é o caso do imposto de renda, nem sempre é feita com sucesso pelas próprias pessoas, o contador sempre terá demanda de trabalho. 

  1. 2 – Profissional da área de tecnologia da informação 

Aqui podemos citar os engenheiros de computação e programadores, profissionais que trabalham em áreas diferentes, visto que o engenheiro geralmente trabalha com a parte física, hardware, como instalação e manutenção de servidores, por exemplo. 

Já o programador trabalha exclusivamente com o software. São profissionais essenciais atualmente, visto que não há nenhuma empresa que não necessite de computadores. 

Esses profissionais são cada vez mais requisitados no mercado. Inclusive, a demanda de trabalho costuma ser bem alta. 

Mas são profissões que podem ser exercidas remotamente. No caso do engenheiro de computação, há a exceção quando o profissional tem que ir até a empresa para instalar novos computadores, por exemplo. 

Mas depois, a manutenção é feita geralmente com acesso remoto. 

  1. 3 – Profissionais de marketing digital 

Essa é uma profissão que até anos atrás não existia. Afinal, toda a propaganda era feita com profissionais formados em publicidade e os anúncios eram feitos em revistas, jornais, rádio e na televisão. 

Mas, com o surgimento e avanço da internet, o marketing digital surgiu e ganhou força. 

De fato, atualmente, o marketing digital perdeu muita força e foi substituído pela sua versão digital. 

No marketing digital, profissionais trabalham com a linguagem dos algoritmos do Google para otimização de sites (Search Engine Optimization, ou SEO). 

Com isso, os sites ganham maior número de visitas e engajamento, o que pode resultar em maior número de leads, ou seja, contatos de clientes com as empresas, gerando maior lucro no final. 

Esses profissionais também podem trabalhar na produção de conteúdo, com a postagem de textos em sites e também nas redes sociais de clientes, sobretudo Facebook e Instagram. 

São profissionais autônomos que podem trabalhar com vários clientes, ou seja, várias empresas, buscando melhorar a divulgação das informações e vendas e assim, aumentar os lucros dos clientes. 

  1. 4 – Designers gráficos 

Os designers gráficos podem atuar em diversos setores. O web designer trabalha na melhora da arquitetura visual de sites. 

Já os designers gráficos de produtos ou mesmo de campanhas publicitárias online trabalham na edição de imagem e esse trabalho pode ser realizado em home office. 

De fato, esses são profissionais sempre bastante antenados com as tendências de cores e aspectos estéticos e visuais, porém agora voltados também ao mercado digital. 

  1. 5 – Professores 

Se você sabe uma língua estrangeira, como inglês e francês, dar aula online pode ser uma ótima opção de trabalho. 

Existem várias plataformas especializadas em cursos de inglês e francês online, nas quais inclusive o aluno pode escolher o professor que deseja. 

Mas, você também pode divulgar o seu trabalho e dar aulas por Skype, quando seu aluno desejar, porém sem precisar sair de casa. 

  1. E quais são as profissões mais simples para quem deseja trabalhar em home office? 

Isso depende muito do perfil de cada um. O ideal é começar a divulgar o seu trabalho, através das redes sociais, para conseguir seus primeiros clientes. 

Dessa forma, todas as profissões listadas nesse artigo podem ser ideais. 

Se você ainda não tem formação específica, como um curso superior por exemplo, mas já gosta bastante de mexer com computadores e com redes sociais, por que não divulgar seu trabalho como freelancer? 

Inclusive, existem plataformas nas quais os freelancers podem fazer seu perfil e então buscar os clientes que gostariam, conforme as demandas postadas. 

É uma boa forma de você iniciar no mercado digital, até conquistar um grande número de clientes.

  1. Dicas para trabalhar em home office 

E para finalizar, aqui vão algumas dicas para você que deseja trabalhar em home office, mas ainda não tem experiência nisso. 

  • Tenha um local adequado, sem interrupções ou barulhos, quando for fazer chamadas de vídeo com clientes; 
  • Veja se seu computador é bom e se a rede de internet estável, visto que você precisará atender os clientes usando essas ferramentas; 
  • Faça seu horário, mas lembre-se de também se dedicar a alimentação, prática de atividades físicas e cuidados com a família; 
  • Não desista. Mesmo se no início não aparecerem muitos clientes, se você fizer um bom trabalho, com o tempo, a tendência é o número de clientes aumentar. 
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.