Carteira de Trabalho Digital CTPS Bryan Rezende
Aplicativo carteira de trabalho: veja como funciona
Antigamente para se fazer uma carteira de trabalho em alguma repartição pública, era necessário pegar uma fila imensa, ficar horas esperando até ser atendido. Atualmente há a opção de se utilizar um aplicativo carteira de trabalho.
A carteira de trabalho digital possui todas as informações do documento impresso. Utilizada nos celulares, ela facilita o acesso do profissional às informações trabalhistas. Os empregadores podem buscar as informações através do eSocial.
O Governo Federal instituiu o aplicativo carteira de trabalho em 2017, com o intuito de facilitar a vida do profissional e do empregador, desburocratizando o processo da emissão da carteira e otimizando o acesso do profissional às informações relacionadas ao seu trabalho.
A carteira de trabalho possui o histórico profissional do profissional, a data de admissão e demissão, e dados importantes como o PIS, FGTS, salário, entre outros. Com a digitalização do documento, o empregado pode ter acesso a estas informações de qualquer lugar.
Todos os cidadãos brasileiros, maiores de 14 anos e com CPF, possuem a carteira digital de trabalho. Para acessá-la, basta a pessoa ir ao site do Ministério do Trabalho (MTE) e se cadastrar. O número do CPF se tornará o número da carteira digital.
Para fazer a carteira digital de trabalho, a pessoa deve fazer o download do aplicativo em algum site que disponibiliza o arquivo. O app está disponível para o sistema IOS e Android.
No site do Governowww.gov.br você tem acesso às informações necessárias para fazer a sua carteira. Há um cadastro que deve ser feito, sendo necessário informar os seus dados pessoais. Há também um passo a passo de como emitir o documento.
Como fazer a sua carteira de trabalho digital
Primeiramente, vá até o sitewww.gov.br/trabalho e faça seu cadastro. É preciso preencher vários campos para se cadastrar, com informações pessoais como nome, data de nascimento, etc. Depois é só ativar a conta, seja pelo SMS ou por e-mail.
Para acessar as informações da carteira de trabalho virtual é preciso instalar o aplicativo que está disponível tanto para Android quanto para IOS. Este serviço é gratuito e fácil de processar.
1. Entre na loja de aplicativos do seu celular e procure por CTPS digital.
2. Abra o app e leia as informações.
3. Clique em entrar.
4. Utilize as informações do cadastro como o login e a senha.
5. Insira seu CPF para prosseguir.
6. Acesse seus dados como se fosse uma carteira física.
7. Caso queira, acrescente uma foto 3×4 no documento digital.
Desburocratizando a emissão da carteira de trabalho
A carteira de trabalho digital é uma forma do governo de facilitar o dia a dia dos trabalhadores e das empresas contratantes. O empregador poderá ter acesso às informações do trabalhador utilizando apenas seu número de CPF.
O processo de admissão do funcionário fica simplificado, fácil e ágil. As informações relacionadas ao trabalhador estarão disponíveis na internet. Dados como admissão, demissão, férias, PIS, FGTS, entre outros, do trabalhador poderão ser acessados de qualquer lugar.
No entanto, é necessário dizer que há empregadores que utilizam apenas os meios físicos na hora de contratar o funcionário, portanto, é preciso que se guarde a carteira física para ser utilizada em alguma eventualidade.
O empregado busca se formalizar através do aplicativo carteira de trabalho. Com ela o profissional tem assegurado seus direitos e deveres. Assim sendo, ele terá todas as vantagens que o documento dá ao trabalhador.
A carteira é obrigatória a todo empregado que deseja trabalhar na indústria, comércio, agricultura e que seja remunerado. Com ele nas mãos, é disponibilizado seu histórico profissional e informações essenciais para o empregador.
Processo de modernização da carteira de trabalho
A carteira de trabalho foi criada em 1904. Seu nome era carteira de trabalho agrícola. Em 1932 ela foi modernizada e passou a se chamar carteira profissional e desde essa época ela foi utilizada na formalização de profissionais.
Em 1997 houve uma informatização da carteira. Era preciso evitar fraudes. Ela possuía diversos itens de segurança que tornavam difícil a sua falsificação O documento ficou famoso por ter uma capa azul.
Em 2017 houve uma nova evolução da carteira de trabalho. Ela se tornou digital, disponível para os trabalhadores por meio do celular e aos empregadores através do site eSocial. O documento ficou mais difícil de ser falsificado evitando-se assim fraudes e roubos.
O trabalhador terá mais segurança, seus dados não poderão ser utilizados por terceiros e terá a facilidade de acessá-los de qualquer parte do mundo.
O empregador poderá saber o histórico profissional do trabalhador utilizando apenas o seu CPF. Isso agilizará a contratação do empregado fazendo com que o processo flua com mais facilidade e segurança.
A carteira de trabalho digital através do aplicativo carteira de trabalho é uma forma de desburocratizar o processo de emissão e utilização do documento que é, sem dúvida, um dos mais importantes na vida do profissional.