Carteira de trabalho agendar: veja como funciona

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes do profissional Hoje é mais fácil fazer o documento é só buscar na internet “carteira de trabalho agendar”.

Antigamente era comum o trabalhador enfrentar filas quilométricas para emitir o documento. O processo era burocrático e levava muito tempo. As repartições públicas ficavam lotadas. Fazer a carteira demorava um bom tempo.

Atualmente é possível fazer carteira de trabalho agendar através da internet ou pelo telefone. Dessa forma, fazer uma carteira passou a ser rápido e sem burocracia. Em pouco tempo o documento está nas mãos do trabalhador.

A carteira é necessária para maiores de 14 anos que desejam trabalhar que sejam brasileiros ou estrangeiros, estes, fazem um tipo diferente de documento.

O documento registra todo o histórico profissional do empregado, como a data da admissão e demissão do trabalhador, assegurando direitos como salário, seguro-desemprego, PIS e férias.

A empresa que contrata o empregado em regime CLT precisa registrar a sua atividade na carteira de trabalho. Elas têm até 48 horas depois da contratação para realizar o registro do documento.

Na carteira a empresa registrará e especificar o contrato de trabalho, a data de entrada, demissão, entre outras informações importantes para a vida do trabalhador.

Confira a seguir o que fazer para agendar a emissão do documento

Para fazer o agendamento da emissão do documento por telefone é necessário entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pelo telefone 158, o “Alô Trabalho”.

Em seguida, escolha o Agendamento da Carteira de Trabalho. Siga as instruções fornecendo as suas informações pessoais ao agente telefônico. O operador confirmará os dados e informará a data marcada.

Para fazer o agendamento através da internet é preciso que o usuário entre no site do MTE, na seção de agendamento.

Nesta seção você fornecerá seus dados pessoais como nome completo, município, escolher o atendimento e clicar em “emissão da carteira de trabalho”.

Depois é preciso escolher a localização das instituições mais próximas de você. Selecione em seguida o dia e o horário do atendimento. Após estes procedimentos, forneça seu CPF, nascimento, telefone e clique em agendar.

Pronto, o agendamento de sua carteira está feito.

Documentos necessários para emitir a carteira de trabalho

Para fazer a primeira via da carteira é necessário levar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Foto 3×4.

Caso precise fazer a segunda via é preciso levar o boletim de ocorrência da polícia em caso de roubo, perda ou extravio, documento comprovando o número da carteira anterior e o comprovante do estado civil.

Onde fazer a carteira de trabalho

Você pode retirar a sua carteira nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, e também em postos de atendimento das regiões municipais.

É possível retirar a carteira também em postos conveniados ao MTE como o Poupatempo em SP, Ganha Tempo em GO, Casa do Cidadão no CE e na Unidade de Atendimento Integrado em MG.

Fazer o agendamento antes de ir a estes postos facilita muito a vida do trabalhador que poderá escolher um dia e horário mais adequado a sua agenda, diminuindo filas e facilitando a emissão do documento.

Para saber aonde ir no seu estado, confira no site do MTE a localidade mais perto de você. Através do site é possível saber se é possível agendar ou não o atendimento no seu município.

Carteira de trabalho digital

É possível fazer uma carteira digital. As informações contidas no documento tradicional estarão disponíveis no formato virtual, através do celular ou do site eSocial.

Para se fazer a carteira online, vá para o site do MTE e cadastre-se. Todo brasileiro maior de 14 anos que possua CPF tem carteira digital. É preciso, no entanto, fazer o cadastro junto ao Ministério.

A carteira digital está disponível para dispositivos Android e IOS. É uma ferramenta criada para facilitar mais ainda a vida do trabalhador possibilitando a consulta do documento através da internet e pelo celular.

Conclusão

Fazer o agendamento da carteira é fácil e intuitivo. Através do site do MTE você seleciona e preenche as suas informações pessoais podendo agendar a emissão do documento com as melhores datas e horários.

Consulte no site se seu município possui essa facilidade. Caso não, vá ao posto de atendimento de sua cidade que ofereça o serviço. A carteira é um importante documento que possibilita ao trabalhador ter um emprego formal e ainda garante os seus direitos e deveres.

O MTE predispõe em seu site o passo a passo da carteira online. Apesar de estar em atividade desde 2017, ainda hoje há pessoas e empresas que não utilizam o meio digital para acessar as informações trabalhistas dos empregados. Portanto, mesmo que você tenha a carteira digital, cuide bem da sua versão impressa.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.