Carteira Digital De Trabalho: Veja Como Funciona

Parabéns, você conseguiu o emprego e precisa fazer a sua carteira digital de trabalho! Entretanto, se você nunca trabalhou antes, pode ser um choque saber o que você deve fazer e como deve agir. Todos sabem que as primeiras impressões contam, e quando você começa a trabalhar, você tem uma excelente – mas também vital – janela de oportunidade. É uma chance de começar com o pé direito e construir a partir daí.

A maioria de seus colegas de trabalho também se lembrará muito bem dos primeiros dias. Dada essa boa vontade já pronta, o truque é não tomá-la como certa ou abusar dela. Continue com a atitude errada e você criará um ressentimento quase inabalável. Trabalhe com empenho e seja vitorioso!

Aqui estão algumas dicas para acertar! Venha conosco.

Seja pontual e apresentável

Depois de se acomodar, você pode seguir o fluxo da pontualidade, do bom senso de vestuário e da linguagem. No primeiro dia, você precisa se comportar quase como na entrevista. Crie uma boa impressão e fique animado por estar lá.

Pergunte

Se você receber um emprego, faça-o o melhor que puder e não tenha medo de fazer perguntas. Melhor fazer uma pergunta do que ficar sentado em silêncio, esperando que o que você precisa saber apareça.

Lembre-se dos conselhos

Assim como na escola, fazer anotações pode ajudá-lo a se lembrar de detalhes importantes. Você pode anotar quaisquer regras e maneiras de fazer as coisas, de modo que esteja preparado para fazer uma tarefa de forma independente. Além disso, anote o nome das pessoas – isso o ajudará a romper a barreira da comunicação. Também evita que você tenha que perguntar a outra pessoa: “qual é o nome dessa pessoa com quem eu estava falando?”.

Seja esforçado

Todos os seus novos colegas estarão ocupados fazendo seus próprios trabalhos. Às vezes você pode se sentir negligenciado ou pouco usado. Não há mal nenhum em pedir um emprego ou se voluntariar para fazer algo por alguém. Você pode ser novo, mas sua oferta demonstrará que você está ansioso e proativo.

Faça parte do time

Deixe o seu entusiasmo por fazer parte da equipe e da organização mostrar a todos com quem você interage. Fazer parte da configuração significa que você deseja estar presente e gostar das pessoas com quem está trabalhando. Agora você faz parte de uma equipe de trabalho e as equipes trabalham juntas para resolver problemas e realizar o trabalho.

Dito isso, no primeiro dia, não tente adivinhar a dinâmica do grupo ou a cultura da equipe. Você aprenderá isso lentamente à medida que se familiarizar com sua equipe e conhecer seus colegas. Esteja disposto a participar.

Use roupas adequadas

No primeiro dia, vale a pena parecer inteligente. Os códigos de vestimenta casual costumam ser a norma, mas no primeiro dia, se você entrar parecendo muito casual, isso sugere que você não está levando a situação a sério. Você pode se vestir bem – ou para se adequar ao estilo de trabalho – mais tarde. Enquanto parecer inteligente significa eficiente e confiável, muito casual significa desorganizado e indiferente.

A maioria dos trabalhadores sabe que isso não é necessariamente verdade – mas, lembre-se, ainda é tudo sobre as primeiras impressões – e você não terá a chance de fazer com que todos saibam como você é eficiente apenas por suas ações. É por isso que você precisa parecer inteligente e profissional no primeiro dia.

Faça a sua carteira de trabalho digital

Antes de qualquer coisa, e mais importante, criar a carteira de trabalho é o passo fundamental na entrada no mundo do trabalho. Dessa forma, nunca foi tão fácil fazer a sua carteira de trabalho digital.

Em outras palavras, a Carteira de Trabalho Digital é basicamente um prolongamento da carteira de trabalho original, a física (impressa), que será utilizada e continua sendo fabricada e pedida. Entretanto, a carteira de trabalho digital veio para facilitar a vida do trabalhador brasileiro, tendo em mãos sempre o documento quando precisar. Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital e tenha a sua sempre em mãos!

O fim do primeiro dia

Você deixou uma boa impressão. Você foi positivo e útil. Você começou o dia com um sorriso e vontade de fazer um bom trabalho, manter esse nível de entusiasmo pelo resto do dia. No seu primeiro dia, seu gerente provavelmente indicará quando é hora de terminar, mas isso cria uma boa impressão se você estiver disponível para ajudar até a hora de sair, e sem pressa para sair.

Como regra geral, no primeiro dia, não fique tenso e com medo. Você pode descobrir que está carrancudo ou não sorrindo porque está nervoso ou se sente intimidado. Não se preocupe, você encontrará muitos rostos novos e acolhedores, e a maioria das pessoas irá reconhecê-lo pelo que você é e ser útil.

A política do escritório também não precisa preocupar você; você é um recém-chegado. É improvável que você receba comentários adversos sobre a empresa ou seu pessoal e, se ouvir, não precisa comentar.

Quando você começa um novo emprego, a maioria das pessoas entende que erros acontecem e que mal-entendidos honestos são aceitáveis. Se você cometer um erro, ser franco e assumir a responsabilidade, sua honestidade será vista como um traço valioso.

No primeiro dia, você é um convidado. Aceite todos os conselhos que puder e não dê muitas opiniões. Também é uma boa ideia não fazer ligações pessoais ou desaparecer durante uma longa pausa para o almoço. Você está sendo sutilmente olhado e avaliado, embora não perceba.

Dar um telefonema para um amigo por meia hora será lembrado, mesmo que você pense que ninguém está prestando atenção em você. As pessoas no trabalho nem sempre dizem o que você está fazendo de errado

Tendo dito tudo acima, você deve aproveitar seu primeiro dia. Seja positivo e você estará na frente, mesmo sem ter que fazer muito.

LEIA OUTROS ARTIGOS SEMPRE EMPREGO NO NOSSO SITE

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.