Como fazer a carteira de trabalho: Veja como funciona

Veja como fazer carteira de trabalho rápido e fácil! Você está enviando currículos todos os dias? Você está respondendo a todas as vagas? Você está pedindo a cada um de seus contatos conselhos sobre um trabalho, mas não está recebendo nenhum feedback?

Bem, a boa notícia é que você não está sozinho. A má notícia é que essa condição é o resultado de sua responsabilidade individual. É verdade que existe uma crise. É verdade que há muita competição por empregos no terceiro setor. É verdade que os recrutadores podem ser muito exigentes e você não tem um perfil tão qualificado.

Entretanto, esses podem ser apenas problemas falsos. Pode haver algo muito mais profundo nessa dificuldade em encontrar o seu lugar certo no mundo, e hoje vamos tentar ver alguns aspectos que você pode nunca ter considerado.

Comece pelo básico

A primeira coisa a fazer e talvez a mais importante é parar por um momento e observar sua mente. Nossos pensamentos afetam nossa vida em todos os aspectos e se não estivermos cientes do que estamos pensando, podemos não estar cientes de todas as atitudes “hostis” inconscientes em relação à nossa procura de emprego.

Por exemplo, podemos ter experimentado certas experiências negativas que geraram em nós uma aversão ao trabalho. Algo muito profundo do qual provavelmente nem estamos cientes. Portanto, tente fazer perguntas a si mesmo e ver o que surge em sua mente.

Sem filtros, sem julgar o que sai. Apenas tome nota:

  • O que você acha do trabalho, de se dedicar ao trabalho?
  • O que sua família pensa sobre o trabalho?
  • O que você acha dos recrutadores?
  • O que você acha das organizações sem fins lucrativos?

Perguntas aparentemente triviais, mas se algum pensamento negativo surgir para uma dessas questões, é melhor você deixá-lo vir porque pode ser muito útil conhecê-lo. Você não precisa mudar nada, mas saiba que está aí.

Peça por ajuda

Se não precisássemos dos outros, provavelmente teríamos nascido em uma ilha deserta ou em um planeta desabitado. Quando você não consegue encontrar trabalho, pode surgir uma série de atitudes fechadas que podem piorar ainda mais a situação.

Talvez sintamos fortes pressões externas, vindas de todos os lados (família, amigos, parceiros, ex-colegas de classe, etc.), e não sabemos o que fazer. É justamente nesses momentos que em vez de encerrar pode ser decisivo buscar ajuda externa. Onde você pode encontrar essa ajuda?

Pessoas como você que fizeram isso. Tente descobrir se alguém que estava na sua situação encontrou a solução certa para você e analise o caminho para o sucesso. Livros sobre o assunto. Alguém escreveu algo que possa ajudar? Cursos específicos. Além disso, existe algum curso que poderia te ajudar? Talvez possa ser usado para reforçar algumas de suas fraquezas ou para lhe dar um novo impulso

Concentre-se apenas no que você deseja

Aqui está o cerne de tudo e é uma parte muito importante. Como sempre dizemos, bem, você não consegue pensar em encontrar trabalho enviando aplicativos aleatórios se não souber realmente o que deseja. Não faz sentido procurar trabalho genericamente, porque além de ser uma grande perda de tempo e energia, você pode encontrar um emprego, mas é muito provável que ele se mostre inadequado para você.

E a partir daí pode desencadear uma série de frustrações e decepções que só vão piorar o seu humor. Se, por outro lado, graças a esse famoso trabalho sobre si mesmo de que falamos você puder se concentrar no trabalho que deseja tudo será mais fácil.

Você tem que começar pelo que você gosta de fazer, pelas suas paixões, pelo que você acha simples. De suas atitudes. Coloque-os primeiro. Só então ele revisa as habilidades que você adquiriu ao longo do tempo, sem esquecer que as habilidades são sempre atualizáveis, portanto, se você estiver faltando alguma, sempre poderá aprendê-las.

Tente não se deixar dominar por medos: medo de ficar sem dinheiro, medo de perder tempo, medo de não ser valorizado pela família e amigos ou medo de ser excluído da sociedade. São também essas projeções mentais. Em vez disso, priorize encontrar o foco correto, e então você verá as coisas se acalmarem por conta própria.

Especialização

Conforme mencionado no ponto anterior, para aumentar suas chances de encontrar trabalho, você precisará se especializar em algo que o torne mais interessante e “útil” aos olhos de um recrutador. Sei que a palavra útil soa mal, mas você não acha que os gestores de RH abrem vagas com o propósito expresso de resolver um problema que eles têm no quadro de funcionários da organização (substituição ou nova função)? Portanto, eles tentarão colocar a pessoa certa no lugar certo: alguém que faça aquele trabalho específico da melhor maneira. É isso.

Trabalhar no terceiro setor é realmente uma escolha extraordinária: eu acho a decisão de dedicar o tempo a atividades que tenham como objetivo final o sustento dos mais fracos, dos doentes, das crianças, dos idosos, mas também do meio ambiente, dos animais e da cultura.

Como fazer carteira de trabalho

• Foto 3×4 recente com fundo branco

• Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);

• Documento de identificação original (pode ser RG, certidão de nascimento ou casamento, ou certificado de reservista).

Realize o agendamento online pelo site do Poupatempo! Super simples! Sua carteira de trabalho ficará pronta. Fácil né?

Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital e tenha a sua sempre em mãos!

LEIA OUTROS ARTIGOS DE EMPREGO NO NOSSO SITE

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.