Como tirar carteira de trabalho digital: veja como funciona

A carteira de trabalho é um documento importantíssimo para o profissional. Nela estão contidos os dados relacionados aos seus vínculos empregatícios. Ela evoluiu com o tempo tornando-se virtual. Hoje para ter um documento tão importante é necessário saber como tirar carteira de trabalho digital.

Desde 2019 a carteira online é utilizada, substituindo muitas vezes a sua versão física. Ela é feita para o uso em celulares, mas também apresenta as informações do trabalhador através da internet.

É preciso saber como tirar carteira de trabalho digital. O documento foi feito para agilizar o processo de contratação do funcionário, acabando com a burocracia. Ela facilita o trabalho tanto dos profissionais, quanto dos empregadores.

Fazer o documento digital é grátis, rápido e fácil. O aplicativo está disponível para Android e iOS. O representante da empresa deve utilizar o eSocial e o CPF do trabalhador para acessar as informações do futuro colaborador.

O registro do trabalhador será feito totalmente online, utilizando apenas o CPF dele para preencher os formulários na página do eSocial. A carteira facilita a admissão do empregado sendo vantajosa para os dois lados.

Como tirar a carteira de trabalho digital

Para habilitar o documento, é necessário ir ao site www.gov.br/trabalho e se cadastrar em uma conta. O CPF do trabalhador será o novo número da carteira digital.

Necessita-se preencher diversos campos para se fazer o cadastro, como por exemplo, suas informações pessoais, como nome, nascimento, etc. É preciso ativar a conta através de SMS, ou e-mail. Depois, para continuar o processo sobre como tirar carteira de trabalho digital é só acessar o aplicativo e ativar a sua conta.

Para acessar as informações do documento no celular, é necessário a instalação do aplicativo que está disponível tanto para Android quanto para iOS gratuitamente.

Siga esses passos para baixar o aplicativo da carteira digital:

  • Entre na loja de aplicativos do seu celular e busque por CTPS digital.
  • Abra o aplicativo e leia as informações.
  • Clique em entrar.
  • Se estiver cadastrado na página do governo utilize seu login e senha.
  • Insira seu CPF e clique em prosseguir.
  • Acesse as suas informações como se fosse uma carreira física.
  • Pode-se ainda acrescentar uma foto do trabalhador no documento digital.

Fazer a carteira digital é simples e rápido. Todo cidadão que possui um CPF tem direito a uma. Para isso é necessário apenas fazer o cadastro no sistema.

Sem burocracia

A carteira digital é uma forma de desburocratizar tanto a emissão do documento, quanto a utilização dele. O empregador poderá acessar as informações do profissional tendo em mãos apenas o CPF.

A simplificação do processo de admissão do funcionário traz uma facilidade a mais para o empregador e ajuda a economia do país a crescer, tornando tudo mais fácil e ágil. Todas as informações estarão disponíveis nos meios virtuais.

Ademais, os contratos de trabalho, as anotações sobre o salário, a data da admissão e demissão do funcionário, assim como as suas férias estarão disponíveis para todos. O profissional poderá acessá-las de qualquer lugar.

No entanto, é importante frisar que existem empregadores que não possuem o eSocial, por isso é necessário guardar o documento físico para alguma eventualidade.

A formalização dos profissionais é importante para que o país avance economicamente. A desburocratização do processo de emissão da carteira diminui filas nas repartições públicas e otimiza a admissão do trabalhador.

O importante documento do trabalhador evoluiu trazendo mais comodidade e menos burocracia no dia a dia. A digitalização do documento tem o mesmo valor da carteira impressa, podendo ser utilizada um no lugar do outro.

O número do documento digital é o mesmo do CPF, facilitando o acesso às informações do profissional pelo empregador. Férias, FGTS, salário, as anotações da antiga carteira estarão no seu novo documento virtual.

A carteira é um documento obrigatório para todo trabalhador que deseja realizar algum serviço, seja na indústria, na agricultura, no comércio, e que seja assim, remunerado. Por isso, saber como tirar carteira de trabalho digital é de suma importância.

Um pouco de história da carteira de trabalho

O documento foi criado em 1904 sob o nome de carteira de trabalhador agrícola. Em 1932 foi chamada de carteira profissional e desde então vem sendo utilizada na formalização de profissionais por todo o país.

No ano de 1997 a carteira começou a ser informatizada, visando a evitar fraudes. Ela possuía vários itens de segurança que dificultavam a sua falsificação. É um documento famoso por ter uma capa azul.

A carteira digital é a próxima evolução desse documento tão importante para os brasileiros. O documento virtual está aí para que todos possam se formalizar e buscar seus direitos e deveres trabalhistas.

Com o documento instalado na web o trabalhador terá a segurança de que seus dados não serão utilizados por terceiros, além de ter a facilidade de acessá-los de qualquer lugar do mundo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.