Segunda via carteira de trabalho: Veja como funciona

Bem, talvez você tenha perdido a sua carteira de trabalho ou esteja querendo conseguir um emprego novo e precisa tirar a segunda via carteira de trabalho. Depois de estabelecer sua estratégia de busca de emprego, você pode querer identificar algumas pessoas no setor, ou empresas, que lhe interessam e tente entrar em contato com elas.

Por exemplo, você pode pedir mais alguns detalhes sobre um determinado trabalho, mostrando também o que você pode fazer indiretamente. Nesse sentido, o Linkedin é muito útil. Na verdade, muitas pessoas se concentram em construir seu perfil, mas menos nos relacionamentos que podem surgir a partir dele.

Não tenha medo de pedir a ligação mesmo de quem você não conhece, apenas tente achar a desculpa certa e do jeito certo, primeiro lendo algo sobre a pessoa que deseja consultar, essa rede social nasceu para isso. Portanto, use para gastar o dinheiro ao máximo com a versão Premium.

Resumindo, atue quase incógnito, não demonstrando imediatamente um real interesse por uma determinada função, deixe-se ser conhecido e apreciado, chegará o momento certo de enviar a sua candidatura e desta vez não será para um estranho ou através de filtros. A seguir, algumas dicas na hora de conseguir um emprego e tirar a segunda via da sua carteira de trabalho.

Não espere um milagre

Encontrar o emprego dos sonhos é certamente uma meta importante a definir na vida, mas para determinados cargos existem certas etapas obrigatórias e mesmo que realizadas com excelente desempenho nem sempre podem ser realizadas: mas não é hora de desistir.

O que pode não parecer o melhor trabalho do mundo pode acabar sendo assim e vice-versa. Portanto, não se canalize apenas em uma rota, mas sempre mantenha pelo menos 2 botes salva-vidas abertos para nunca ficar sem soluções.

Seja esperto, não espere que os outros o façam por você e não perca nenhuma ocasião, mesmo que pequena, de dar a conhecer as suas qualidades.

Preste atenção aos documentos

Já escrevi muitos posts sobre o assunto, mas não me cansarei de fazê-lo, então você lerá outros, mas quero sublinhar os pontos fundamentais para escrever principalmente o currículo.

Por um lado, o CV não é uma lista de tarefas que você realizou em empregos anteriores, mas deve ser uma demonstração e prova de que você tem as habilidades certas para lidar com o novo trabalho. Em vez de listar todas as tarefas, concentre-se nos sucessos que você alcançou, quantifique os resultados ou as tarefas que concluiu.

Em resumo, cuidado:

  • Não escreva seus objetivos no início, em vez disso, insira um resumo introdutório profissional escrito especificamente para esse local de trabalho ou empresa;
  • Não entre de imediato nos estudos realizados, mesmo que nos últimos tempos se tenha dedicado à formação para preencher alguma lacuna de tempo ou se sinta mais qualificado, a menos que sejam essenciais para esse tipo de trabalho ou mesmo indispensáveis;
  • Use o currículo para enviar sua mensagem principal, explicar suas competências essenciais adequadas para esse trabalho;
  • Experimente um formato funcional se você quiser mudar de setor para destacar as habilidades transferíveis.

Sites de procura de trabalho

A difusão da Internet tem favorecido a criação e o desenvolvimento de canais onde é possível encontrar trabalho ou, alternativamente, onde é possível divulgar a própria formação e perfil profissional.

O mais famoso deles, provavelmente, é o LinkedIn, uma espécie de rede social que permite que você construa sua reputação social no local de trabalho. Nem é preciso dizer que usar este canal para encontrar trabalho pode ser uma ótima estratégia.

Muito, porém, depende do ambiente de trabalho em que queremos atuar: se estamos procurando emprego no mundo da web, por exemplo, certamente é aconselhável ter um perfil no LinkedIn.

O curriculum vitae

Para encontrar um emprego com um curriculum vitae, você deve primeiro escrever um curriculum vitae perfeito. Dado que você já fez isso, a verdadeira busca começa agora. Se você seguiu nossas dicas para preparar seu currículo, sabe que enviar centenas de inscrições para centenas de empregadores em potencial nem sempre é a melhor abordagem.

Claro que, desta forma, as possibilidades de chamada são expandidas, mas a abordagem mental está completamente errada. O que você precisa fazer, no entanto, é se concentrar em um setor e tentar, se possível, melhorar suas habilidades nesse setor.

A entrevista de emprego

Sentado na frente da pessoa que vai entrevistá-lo para um emprego, vamos encarar os fatos, você não está muito confortável. Ainda assim, se você chegou até aqui, os examinadores viram algo em seu currículo.

É hora, portanto, de exibi-lo. Não pense que você é mais esperto do que o recrutador, ou seja, a pessoa que está examinando você. Melhor se mostrar pelo que você realmente é pelos dois: ou você é imediatamente identificado por um candidato que se gaba ou, caso consiga enganar o examinador, logo vai descobrir quem você realmente é.

Segunda via carteira de trabalho

Bem, agora que você já está com o seu emprego, precisa levar a carteira de trabalho para ser assinada. Que incrível né? Caso tenha perdido a sua, vai ser precisar fazer a segunda via. Entretanto, não se preocupe, é simples. Agende pelo site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Outra opção é ligar na Central Alô Trabalho, número 158 e obtenha mais informações.

Entre no site do Poupatempo e confira os horários.

Simples né?

Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital e tenha a sua sempre em mãos!

LEIA OUTROS ARTIGOS DE EMPREGO NO NOSSO SITE

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.